expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

#Livros - Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro, de Cândida Pinto

 

A imagem icônica que marcou uma trajetória intensa e polêmica. Neste livro cativante, Cândida Pinto desvenda os bastidores da relação entre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro, revelando uma fascinante história de amor e poder. Com detalhes surpreendentes, a autora mergulha na vida privada desse casal emblemático, expondo os desafios e os dilemas vividos por ambos. Uma narrativa envolvente e comovente que examina os laços complexos entre ambição política e intimidade pessoal, mergulhando os leitores em uma era turbulenta da história de Portugal.

Sinopse

Quis o destino que as vidas de Snu Abecassis e Sá Carneiro se cruzassem um dia, para nunca mais voltarem a ser iguais. A «Princesa que veio do frio», como se referiam a ela, era uma mulher obstinada, forte e cheia de vida. Fundadora das Publicações Dom Quixote, Snu criou uma linha editorial que não se cansava de enfrentar o regime. Ela era uma mulher que não tinha medo de nada. Assim foi Snu na vida profissional, mas também na pessoal, cuja grande paixão com Sá Carneiro desafiou todas as leis do Estado Novo. Por Sá Carneiro, Snu pediu o divórcio, o que era um escândalo na época. Por Snu, Sá Carneiro abandonou um casamento ultra conservador (não conseguindo, porém, de imediato o divórcio). Contra tudo e contra todos, assumiram uma união de facto, muito mal vista na época, e comportavam-se como marido e mulher. Mesmo sabendo que a sua carreira política poderia ficar ameaçada por esta união, Sá Carneiro não desarmou nunca, chegando a dizer inclusive em 1977 que «Se a situação for considerada incompatível com as minhas funções, escolherei a mulher que amo». 

Este livro vai fazê-lo reviver uma das mais emocionantes histórias de amor já vividas em Portugal, uma história inspiradora interrompida apenas pelo trágico acidente/atentado de Camarate, onde ambos perderam a vida. Revivendo a história de Snu e Sá Carneiro o leitor terá ainda a oportunidade de viajar por alguns dos capítulos mais importantes da história da democracia em Portugal, nos quais Sá Carneiro era um dos protagonistas principais. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro é uma obra da autoria de Cândida Pinto, que nos transporta para o universo íntimo e polémico da vida amorosa de Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis. Num mergulho meticuloso pela intimidade do casal, a autora revela detalhes fascinantes e por vezes desconcertantes sobre o relacionamento dos dois, trazendo à tona questões que envolvem política, poder, amor e traição. Com uma narrativa envolvente e baseada numa extensa pesquisa, Cândida Pinto leva-nos a refletir sobre a complexidade dos bastidores do poder e os dilemas pessoais de ambos os protagonistas. O grande destaque vai para o intenso sentimento que une estes protagonistas, cuja paixão se sobrepõe a todas as adversidades e controvérsias políticas da época. 


Neste retrato íntimo, somos levados a explorar a complexidade dos relacionamentos humanos, as manobras políticas e as lutas sociais que permearam esta ardente história de amor e trajetória política, revelando a força e a influência que ambos exerceram um sobre o outro. Francisco Sá Carneiro foi um dos mais influentes políticos portugueses do século XX. Snu Abecassis foi uma empresária e editora dinamarquesa que fundou a marca icónica Dom Quixote. A importância histórica deste relacionamento vai além dos aspectos pessoais, uma vez que Sá Carneiro foi o fundador do Partido Social Democrata (PSD) e desempenhou um papel fundamental na transição democrática de Portugal. Snu, por sua vez, foi uma figura controversa e carismática que questionou e desafiou a sociedade conservadora portuguesa da época. Este relacionamento amoroso escandalizou a opinião pública e teve um impacto significativo na política portuguesa, contribuindo para a renovação dos valores políticos e sociais do país. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Paris é uma festa


No livro somos apresentados aos dois protagonistas e ao ambiente histórico em que se desenrola a narrativa. A obra começa por apresentar a vida individual de Francisco e de Snu, o caminho que percorreram até ao encontro que mudaria as suas vidas para sempre. Ambos vivem num Portugal conturbado politicamente, marcado pelo final da ditadura e pela transição para a democracia. Nesse contexto, somos introduzidos às personalidades fortes e carismáticas dos dois, bem como ao cenário político e social da época, repleto de conspirações, disputas de poder e transformações políticas. Através duma pesquisa minuciosa e entrevistas com pessoas próximas do casal, a autora desvenda os sentimentos intensos e conflitos pessoais que envolveram esta união tão emblemática. Ao longo destas páginas, somos transportados para a intimidade destes dois indivíduos, as suas paixões e desafios, revelando um romance marcado pela intensidade e pela complexidade. 


"Snu faz o percurso inverso, vem para ficar, e com a determinação que a caracteriza insiste em querer mudar, em dar um contributo cá dentro, apesar de ser mulher, o que em Portugal, na altura, a coloca numa condição secundária." 


Ao longo desta narrativa, somos apresentados não apenas aos momentos de felicidade e cumplicidade vividos pelo casal, mas também aos desafios enfrentados, tanto nas suas vidas pessoais quanto políticas. A relação entre a discreta e forte Snu e o carismático e ambicioso Sá Carneiro exigiu coragem, determinação e sacrifícios constantes, pois além de enfrentarem o preconceito e a desconfiança da sociedade portuguesa, ambos tiveram que lidar com os inúmeros obstáculos que se colocaram no seu caminho. No entanto, mesmo diante das adversidades, Snu e Sá Carneiro mantiveram-se unidos, construindo uma parceria única baseada na confiança e no amor, e deixando um legado de coragem e devoção ao ideal político. Esta união intensa não apenas marcou as suas vidas pessoais, mas também moldou as suas carreiras profissionais, impulsionando-os a desbravar caminhos e a assumir posições de destaque na sociedade portuguesa, mostrando ao mundo que o amor verdadeiro pode ser uma força inabalável. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Pedaços de Vida


A discussão sobre a ascensão política de Sá Carneiro e o seu impacto na vida de Snu é um dos pontos centrais abordados no livro de Cândida Pinto. A autora examina com sensibilidade e detalhe as tensões e desafios enfrentados pelo casal, destacando a difícil conciliação entre o mundo público, com os ataques a que estavam sujeitos pelas suas escolhas pessoais, e a vida privada, onde Sá Carneiro vivia longe da maioria dos filhos e sem conseguir o divórcio que lhe iria permitir legalizar a relação e o seu amor, enquanto Snu se via dedicada a apoiar a carreira política do homem que escolheu para estar ao seu lado até ao fim. As vozes mais presentes neste livro são as do filho mais velho de Sá Carneiro, da filha mais nova de Snu e do próprio Vasco Abecassis, primeiro marido e melhor amigo desta mulher ímpar. Um dos mais aspectos mais chocantes foi descobrir que o filho de Sá Carneiro, ao decidir viver com o pai e Snu em Lisboa, ficou afastado da sua família no Porto, até aos dias de hoje. A sua mãe e os seus irmãos não tiveram com ele mais nenhum contacto, mesmo depois deste ter perdido as suas referências, tendo sido o Vasco o seu apoio e suporte depois da tragédia. 


"Sá Carneiro tem a sua decisão tomada. O lugar de Snu é a seu lado, em qualquer circunstância e em qualquer lugar, sem cedências ou contemplações para com quem quer que seja." 


O legado de Snu Abecassis é marcado pela sua coragem e determinação ao desafiar as convenções sociais da época, antes e depois da ditadura. A sua influência continua a ser sentida até aos dias de hoje, especialmente no que diz respeito à liberdade individual e à quebra de tabus. Snu foi uma figura pioneira ao fundar a editora Dom Quixote e ao trazer para Portugal escritores e obras estrangeiras de grande relevância cultural. Além disso, a sua relação amorosa com Francisco Sá Carneiro e a forma como enfrentaram o conservadorismo da sociedade portuguesa é um exemplo inspirador de coragem e resistência. No fundo, o seu legado serve para nos lembrar que devemos continuar a questionar as normas e a procurar a liberdade individual, inspirando gerações futuras a seguir os seus passos na luta por uma sociedade mais justa e livre de preconceitos. 


Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro é, sem dúvida, uma obra fundamental para a compreensão destas duas figuras incontornáveis da História portuguesa do século XX. Através da meticulosa pesquisa e da narrativa detalhada de Cândida Pinto, somos conduzidos a desvendar os bastidores dum relacionamento que ultrapassou as fronteiras do romance e se imiscuiu nas esferas políticas e sociais do país. A verdade é que este livro contribui para a compreensão histórica, mas também para a construção duma visão mais ampla e humanizada destes dois protagonistas deste episódio marcante da história portuguesa, cujo impacto foi potenciado pelo final trágico e precoce que sofreram e que nos impediu de conhecer o Portugal que ambos sonhavam. O meu fascínio pelos dois só cresce, quanto mais descubro ou encontro, sendo para mim impossível ignorar o que perdemos, o que poderia ter sido do nosso país se Sá Carneiro e Snu tivessem vivido e contribuído com os seus ideais e convicções. Fica a inquietação e o fascínio. 


Conheces estas duas personalidades nacionais? Já leste o livro da Cândida Pinto? Que aspectos te parecem mais interessantes das vidas de Snu e Sá Carneiro? Deixa o teu comentário para podermos conversar sobre estas figuras ímpares! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand

2 comentários:

  1. Conheço muito pouco da vida de ambos, mas é um relacionamento que sempre me cativou o interesse desde que soube dele. Acho que não é uma leitura em que pegasse tão cedo, ando a precisar de coisas mais leves. Mas obrigado pela recomendação, é uma biografia que eu não sabia que existia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fascinante mesmo, e torna-se ainda mais à medida que sabemos mais da história pessoal e do encontro improvável destas duas figuras. Quando o momento chegar, tenho a certeza que vais pegar nele e adorar descobrir mais sobre esta linda história de amor. ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter