expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

#Livros - Chega de Saudade, de Ruy Castro

 

A foto da capa deste livro retrata uma cena nostálgica e envolvente em preto e branco. Um jovem talentoso toca o violão enquanto é cercado por outros jovens, que o escutam com atenção e admiração. A atmosfera da imagem transmite um sentimento de intimidade e imersão profunda na música. O fundo branco destaca as expressões faciais e as interações entre os personagens, criando um contraste vívido e cativante. Essa imagem representa perfeitamente o espírito do livro "Chega de Saudade", escrito por Ruy Castro e lançado pela editora portuguesa Tinta da China, que explora a história e o significado do gênero musical da bossa nova, trazendo à tona a intensidade e a relevância política e cultural dessa época.

Sinopse

Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova reconstitui a vida boémia e cultural carioca dos tempos da Bossa Nova - discoteca a discoteca, história a história. Para compor esse fascinante mosaico envolvendo música e sociedade, Ruy Castro ouviu dezenas de protagonistas: compositores, cantores, instrumentistas, bem como os seus amigos e inimigos. Uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, episódios cómicos e trágicos - protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, Sylvinha Telles, Elis Regina e toda uma legião de jovens que eles seduziram com o seu charme e as suas canções. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Chega de Saudade, livro escrito por Ruy Castro, é uma importante obra da literatura brasileira que retrata a história e o impacto do movimento da Bossa Nova no país e no mundo. Publicado pela primeira vez em 1990, o autor mergulha na origem deste género musical que revolucionou a música brasileira e o modo de se fazer arte. Com uma narrativa envolvente e rica em detalhes, o autor apresenta aos leitores a efervescência cultural da época e revela como a Bossa Nova rompeu barreiras e influenciou gerações de artistas. O livro destaca-se pela pesquisa cuidadosa e pelo olhar apurado do autor, consolidando-se como uma referência indispensável para compreender a evolução da música popular brasileira e a sua relevância na cultura do país. 


A Bossa Nova surgiu no final da década de 1950 e marcou um importante momento na história da música brasileira. Com raízes no samba e influencias do jazz, este género musical trouxe uma nova sonoridade, com arranjos mais suaves e uma harmonia refinada. Além disso, a Bossa Nova também se destacou pelas suas letras poéticas e pela interpretação intimista dos músicos. Este movimento musical teve um impacto significativo na cultura brasileira, pois representou uma renovação estética e uma valorização da música brasileira no cenário internacional. Através da Bossa Nova, artistas talentosos como António Carlos Jobim e João Gilberto conquistaram reconhecimento e influenciaram várias gerações de músicos, que também se tornaram referências da música brasileira. 


Podes ler também a minha opinião sobre Steve Jobs


Ruy Castro é um famoso escritor e jornalista brasileiro, nascido em 1948, no Rio de Janeiro. A sua trajetória literária teve início na década de 1980, quando publicou os seus primeiros livros de crónicas. Desde então, tornou-se referência no género, conquistando uma legião de leitores e vários prémios. Entretanto, aventurou-se a escrever biografias de personalidades célebres, como a de Carmen Miranda e Nelson Rodrigues, esta última que já mora na minha estante. Em Chega de Saudade, o autor demonstra de forma impecável a sua habilidade narrativa, prendendo o leitor desde as primeiras páginas. O seu estilo envolvente e detalhado transporta-nos para a boemia carioca dos anos 1950, fazendo com que nos sintamos como personagens presenciando o nascimento da Bossa Nova e toda a sua efervescência cultural. A capacidade do autor de retratar os ambientes, os músicos e as canções, sem perder o ritmo nem deixar fugir o interesse do leitor, é digna de admiração. 


"João Gilberto acabara de mostrar que, se quisesse, poderia ser Lucio Alves. Em seu disco, iria provar que podia ser também Orlando Silva. O que aconteceria quando resolvesse tornar-se ele mesmo - João Gilberto?"


Neste livro somos conduzidos por um guia apaixonado pela música e pela História, e só desejamos descobrir cada segredo e cada melodia que nasce nesta época brilhante. Chega de Saudade é uma obra que se destaca não apenas pela sua escrita envolvente, mas também pela sua organização em capítulos temáticos. O autor utiliza esta estrutura para explorar de forma minuciosa e abrangente, respeitando uma ordem cronológica dos acontecimentos. São abordados diferentes aspectos desta rica história, desde os bastidores dos estúdios de gravação até as personalidades icónicas que moldaram o movimento. Esta organização permite uma imersão mais profunda no contexto histórico e artístico da época, além de tornar a leitura mais cativante e dinâmica. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Amália a Biografia


Ao longo do enredo, Ruy Castro retrata diversos personagens históricos e artistas fundamentais para o desenvolvimento e reconhecimento da Bossa Nova. Figuras icónicas como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Nara Leão e Carlos Lyra são minuciosamente exploradas, revelando as suas trajetórias pessoais e artísticas, as suas colaborações musicais e os seus legados duradouros na cultura brasileira. São tão vívidas as descrições dos artistas e das músicas que é possível ouvi-las ao longo da leitura, como se escorressem por entre as páginas que vamos devorando. Perfeito seria que o livro fosse acompanhado por uma playlist para ouvir em cada capítulo, até porque o autor vai bem atrás, às origens e influências antes da primeira canção Bossa Nova de facto ser criada e refere canções e artistas menos conhecidos das décadas anteriores, sobre os quais tive a curiosidade de pesquisar o rosto e as suas músicas. 


"Então os dois se trancaram no apartamento de Vinicius, beberam metade da produção da Escócia e só saíram à rua três meses depois, com 25 canções prontas."


Um dos aspectos mais impressionantes do livro Chega de Saudade é a pesquisa minuciosa e rigorosa realizada pelo autor Ruy Castro. Através duma extensa investigação, o autor mergulha nas origens, com os fãs clubes onde se reuniram inicialmente algumas das figuras mais importantes deste movimento, e nas influências nacionais e estrangeiras que culminaram numa revolução cultural e musical. Ao analisar cada personagem, cada acontecimento e cada composição, o autor transporta-nos para a época de ouro da Bossa Nova de forma vívida e detalhada. Seja ao descrever as boates cariocas onde os artistas se reuniam, seja ao explicar as nuances das melodias e letras das canções, Ruy Castro demonstra um domínio completo do assunto. A sua pesquisa minuciosa e rigorosa é evidente em cada página, e o resultado é uma obra que resgata e preserva o legado desse movimento ímpar na história da música brasileira. 


Em suma, Chega de Saudade firma-se como uma referência indispensável para compreendermos a trajetória e a essência da Bossa Nova. O autor transporta-nos para um universo recheado de histórias reais e personagens emblemáticos que contribuíram para o surgimento deste género musical que se tornou um símbolo mundial da cultura brasileira. Ao explorar minuciosamente os contextos social, político, cultural e artístico da época, Ruy Castro entrega um retrato fiel e apaixonante da Bossa Nova, permitindo que o leitor mergulhe com prazer na sua atmosfera e compreenda as suas raízes e influências. Portanto, este livro será certamente uma leitura imperdível para os amantes da música brasileira e da cultura desse país extraordinário, oferecendo uma experiência enriquecedora e fascinante, que me permitiu saber mais sobre alguns dos êxitos que todos conhecemos desde sempre. 


Já conhecias este livro incrível e o trabalho de biógrafo de Ruy Castro? Deixa nos comentários as tuas impressões ou as tuas questões sobre esta obra tão especial! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter