expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 15 de outubro de 2024

#Livros - Design para Não-Designers, de Robin Williams

 

Capa do livro "Design para não-designers" de Robin Williams, publicado pela Alma dos livros. A arte apresenta uma explosão de cores vibrantes e uma variedade de símbolos gráficos, ilustrando a diversidade e o poder do design. As formas dinâmicas e os elementos visuais destacam a ideia de que o design pode ser acessível e essencial para todos, independentemente do nível de experiência.

Sinopse

Durante mais de vinte anos, tanto designers como não-designers foram apresentados aos princípios fundamentais de um ótimo design pela autora Robin Williams. Através do seu estilo direto e descontraído, Robin ensinou centenas de milhares de pessoas a dar aos seus designs um aspeto bonito e profissional. 

Design para Não-Designers foi escrito para todas as pessoas que precisam de criar coisas, mas não têm conhecimentos ou formação em design. Este livro é para aqueles cujos chefes agora lhes mandam criar newsletters; para estudantes que percebem que um trabalho mais bonito significa, muitas vezes, uma nota melhor; ou para donos de pequenos negócios que estão a criar os seus próprios anúncios; ou ainda para professores que aprenderam que os alunos reagem positivamente a informação bem estruturada, organizada de uma forma convidativa e não aborrecida, e assim por diante. 

Este livro presume que não tem tempo para estudar design e tipografia, mas gostaria de saber como fazer com que as suas criações tenham melhor aspeto. A maioria das pessoas olha para uma página com um mau design e afirma não gostar, mas não sabe o que fazer para o corrigir. Não vamos fingir que se tornará automaticamente num designer brilhante depois de ler este livro, mas irá aprender conceitos básicos, claros e concretos, usados em praticamente todos os projetos com um bom design. Se o seguir, os seus trabalhos irão parecer mais profissionais, organizados, coerentes e interessantes. E ganhará motivação e realização por isso. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Robin Williams é uma reconhecida designer gráfica, autora e educadora, amplamente conhecida pela sua habilidade para traduzir conceitos complexos de design em ideias acessíveis para o público em geral. A autora é famosa pela sua abordagem prática no ensino do design, que estimula a criatividade e a compreensão dos princípios visuais. Assim, o trabalho de Robin Williams é caracterizado pela clareza, pela simplicidade e pela paixão por partilhar o poder do design ao transformar comunicações visuais. Nos dias que correm, o design está presente em todos os aspectos da vida quotidiana, tendo-se tornado numa ferramenta essencial não só para os profissionais da área, mas também para qualquer pessoa que precise comunicar ideias de forma eficaz. Desde a forma como organizamos um documento no trabalho, até à criação de um convite para um evento, o design pode influenciar a percepção e a compreensão da informação. 


Este livro vem reforçar que o design não se limita a criar estéticas agradáveis; ele serve como um meio de facilitar a comunicação, captar a atenção do público e transmitir mensagens de forma clara e impactante. Portanto, a compreensão destes elementos básicos do design tornou-se numa habilidade valiosa para qualquer pessoa que deseje destacar-se e expressar-se de maneira mais eficaz num mundo visualmente saturado como o nosso. Deste modo, o objectivo deste livro é fornecer uma introdução acessível e prática a este tema para pessoas que não possuem formação específica na área. A autora procura aqui desmistificar o processo criativo, oferecendo ferramentas e conceitos que capacitam os leitores a aprimorar as suas habilidades visuais, independentemente do seu nível de experiência anterior. 


Podes ler também a minha opinião sobre Girlboss


Entre os tópicos destacados no livro, a tipografia é enfatizada como um elemento crucial para legibilidade e a comunicação visual eficaz, com dicas sobre a seleção e uso de fontes. O layout é outro aspecto explorado, onde Williams discute a importância da organização gráfica para criar hierarquia e guiar o olhar do leitor. O uso de cores é tratado com atenção especial, abordando teorias de cores e como elas afetam a percepção e a emoção do público. Além disso, a escolha e a manipulação de imagens são discutidas, ressaltando como elas podem complementar e enriquecer a mensagem visual. Ficamos também a conhecer um dos princípios fundamentais do design eficaz que é a importância do espaço em branco, ou espaço negativo. Ao criar uma sensação de equilíbrio e harmonia, o espaço em branco permite que as informações sejam absorvidas de maneira mais eficaz, evitando a sobrecarga visual, o que torna a comunicação mais directa e impactante. 


Outro pilar referido é o da repetição, que não se limita apenas à utilização de elementos visuais semelhantes, mas também abrange a consistência em fontes, cores e estilos que ajudam a criar uma identidade visual coesa. Este princípio é crucial para que o público reconheça e se lembre duma marca ou mensagem, proporcionando uma experiência visual harmoniosa e organizada. Por fim, quero destacar ainda o pilar que é o contraste, que se refere à diferença entre elementos, como cor, tamanho e forma. Por exemplo, um texto em negrito sobre um fundo claro destaca-se mais do que um texto do mesmo peso num fundo semelhante. Também a escolha de cores complementares pode intensificar este efeito, tornando as informações essenciais mais visíveis. Portanto, ao usar estes princípios básicos, todos podemos melhorar significativamente a comunicação visual dos nossos projectos. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Profissão: Influencer


Além do livro ser muito bonito esteticamente, está repleto de exemplos práticos para ilustrar os princípios fundamentais do design e inúmeros exercícios que permitem ao leitor treinar o seu olho para estes conceitos explorados ao longo dos capítulos. Assim, Design para Não-Designers é um livro fundamental para os que desejam entender os princípios básicos do design de forma acessível e prática. As suas explicações ao longo do livro não são apenas informativas, mas também inspiradoras, tornando o design muito mais próximo do leitor. Considero que este livro será útil para a grande maioria das pessoas, mas destaco o caso dos empreendedores, estudantes e profissionais de marketing. As dicas e os exemplos práticos ajudam a criar materiais atraentes e eficazes, desde cartões de visita ou panfletos, passando por newsletters ou anúncios, até currículos, algo que, em algum momento da vida, todos precisamos fazer. 


Temos aqui uma excelente porta de entrada para o fascinante mundo do design, que oferece a cada leitor a oportunidade de explorar e aplicar conceitos que podem transformar as suas criações. Ao longo da leitura, vais-te sentir desafiada a olhar para o mundo ao teu redor com novos olhos e a experimentar a tua própria criatividade. Portanto, não tenhas medo de testar as tuas ideias, misturar elementos e, acima de tudo, brincar com o design. Até porque este é um caminho sem volta e, depois de ter lido este pequeno livro, fiquei com muita vontade de explorar ainda mais o tema e descobrir de que outras formas posso melhorar as minhas noções de design. Agora, quero-te convidar a partilhar as tuas opiniões e reflexões sobre este livro. Já conhecias esta obra da designer Robin Williams? Qual a lição mais interessante e útil que encontraste no livro? De que forma vais aplicar as dicas que aprendeste? Conta-me tudo nos comentários abaixo! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter