O Natal está a aproximar-se em passo de corrida, e com ele vem a busca pelo presente perfeito para amigos e familiares. Num mundo cada vez mais digital e conectado, os livros continuam a ser um dos presentes mais significativos e atemporais. Neste final de 2024, diversas novidades literárias chegam ao mercado e podem muito bem ser opções encantadoras para agradar leitores de todas as idades e gostos. Seja para quem aprecia ficção contemporânea, autores nacionais ou não-ficção instigante, este guia tem como objectivo simplificar a tua escolha reunindo obras que prometem cativar e inspirar.
Podes ver também o Guia de Presentes de Natal 2023
Neste Guia de Presentes de Natal, vais encontrar uma seleção cuidadosa das mais recentes publicações, com diferentes temas e propostas. Tens propostas para jovens e crianças, adultos curiosos, amantes da culinária, para os que valorizam as premiações, autores portugueses, livros cómicos e obras muito populares, sobre as quais muito se tem falado nas redes sociais. Portanto, prepara-te para deixar o espírito natalício brilhar através da magia das palavras e transformar este Natal numa ocasião ainda mais memorável com livros que aquecem o coração e alimentam a mente. Vens comigo?
1. O Arcanjo, de James Rollins
James Rollins, mestre do thriller histórico e científico, conduz-nos através de uma perseguição pelo globo que vai opor as principais nações, à medida que as lendas sobre um continente perdido se revelam ser reais.
A morte de um arquivista do Vaticano, com o dedo do Kremlin, expõe uma conspiração que remonta há três séculos: a era sangrenta dos czares russos. Antes de ser assassinado, este homem conseguiu enviar uma mensagem codificada, o aviso de uma ameaça aterradora ligada a um segredo escondido na «Biblioteca Dourada dos Czares», um vasto e precioso arquivo que se julgava desaparecido nos confins da História.
Enquanto vários agentes procuram a verdade por detrás desta morte e desta descoberta inquietante, a equipa da Força Sigma é convocada para auxiliar na busca: não só devido a este tesouro desaparecido de livros e conhecimento de outrora, mas também para seguir um rasto até ao Ártico e desvendar a verdade sobre um continente perdido, numa revelação que poderá desencadear uma guerra à escala mundial. Mas a Força Sigma debate-se com os seus próprios problemas. Após um ataque explosivo que visou o coração da agência secreta, a equipa está exposta e vulnerável.
O conflito crescente, tanto em solo russo como nas profundezas do Ártico, reacenderá a guerra antiga entre a Igreja Ortodoxa e o Vaticano, enquanto as fúrias se agitam entre as grandes nações, ameaçando transformar os mares gelados do Norte numa combustão incontrolável. Rodeado de inimigos, caberá ao comandante Gray Pierce e à Força Sigma desvendar um mistério que nos fará recuar milénios, e descobrir a verdade sobre uma civilização perdida e um misterioso tesouro que poderá salvar o planeta... ou pôr fim à Humanidade.
Wook | Bertrand
2. A Vegetariana, de Han Kang
Uma combinação fascinante de beleza e horror.
Ela era absolutamente normal. Não era bonita, mas também não era feia. Fazia as coisas sem entusiasmo de maior, mas também nunca reclamava. Deixava o marido viver a sua vida sem sobressaltos, como ele sempre gostara. Até ao dia em que teve um sonho terrível e decidiu tornar-se vegetariana. E esse seu ato de renúncia à carne - que, a princípio, ninguém aceitou ou compreendeu - acabou por desencadear reações extremadas da parte da sua família. Tão extremadas que mudaram radicalmente a vida a vários dos seus membros - o marido, o cunhado, a irmã e, claro, ela própria, que acabou internada numa instituição para doentes mentais. A violência do sonho aliada à violência do real só tornou as coisas piores; e então, além de querer ser vegetariana, ela quis ser puramente vegetal e transformar-se numa árvore. Talvez uma árvore sofra menos do que um ser humano.
Este é um livro admirável sobre sexo e violência - erótico, comovente, incrivelmente corajoso e provocador, original e poético. Segundo Ian McEwan, «um livro sobre loucura e sexo, que merece todo o sucesso que alcançou». Na Coreia do Sul, depois do anúncio do Man Booker Internacional Prize, A Vegetariana vendeu mais de 600 000 exemplares. Aplaudido em todos os países onde está traduzido, é um best-seller internacional.
Wook | Bertrand
3. Começa Já, de Pedro Andersson
Tens entre 16 e 30 anos e queres aprender a ganhar dinheiro?
Ninguém ensina os jovens a gerir as suas finanças pessoais. A disciplina de Literacia Financeira está prestes a entrar nas escolas, mas ainda vai demorar até chegar a todos.
Tu podes começar já a aprender. Aqui encontrarás tudo o que precisas de saber para gerir o teu dinheiro de forma inteligente e fazê-lo crescer:
- encarar o dinheiro de forma profissional;
- aprender a fazer um orçamento mensal;
- a importância de subscrever um PPR o mais cedo possível e como escolher o melhor;
- em que ferramentas financeiras investir (ETF, fundos investimento, ações, imobiliário, criptomoedas, etc.);
- o que são juros compostos e como tirares o melhor partido possível deles;
- como ler as letras pequenas dos créditos quando comprares carro e casa;
- quais as obrigações que vais ter com o Estado e como lidar com elas.
O que vais ler é o que estou a ensinar aos meus filhos. Se queres começar a criar riqueza e a mudar o teu futuro, começa já!
Wook | Bertrand
4. Como Fazer Quase Tudo na Air Fryer, de Rui Marques
São receitas...
- Rápidas (a maioria demora menos de 30 minutos a fazer);
- Fáceis e sujam pouquíssima loiça;
- Que rendem muitos pratos (o que ajuda a poupar dinheiro na conta do supermercado);
- E... absolutamente deliciosas!
A air fryer entrou de rompante nas nossas vidas, e quem já tem uma em casa sabe que é mesmo amor à primeira vista: práticas e fáceis de usar, sujam muito menos loiça e precisam de pouca ou nenhuma gordura para cozinhar. Mais: como confeccionam os alimentos de forma mais rápida, poupam-nos imenso tempo na cozinha!
Com tantas coisas boas que a air fryer nos trouxe, faltava apenas uma: receitas! É que elas fazem muito mais além de cozinha batatas fritas sem óleo. Carré de borrego crocante, folhado de salmão, cheesecake americano... até sushi dá para fazer na air fryer.
Não acredita? Pergunte ao Pitada do Pai! Depois do sucesso de Poupe com a Pitada do Pai, o livro de gastronomia mais vendido em Portugal em 2023, Rui Marques está de vota com 110 receitas para fazer na sua máquina revolucionária. Está preparado para fazer (quase) tudo na sua air fryer, até mesmo comida para bebé? Então vamos a isso, família Pitada!
Wook | Bertrand
5. Dores Crónicas, de Bruno Nogueira
O regresso de Bruno Nogueira aos livros de crónicas, depois do sucesso de Aqui Dentro Faz Muito Barulho, finalista dos prémios Bertrand 2023.
«O ódio pela diferença é a vitória da ignorância; é a desistência da curiosidade, do fascínio, do espanto, da riqueza enorme que a diferença nos pode acrescentar.»
«Não precisamos de mais pessoas que nos atirem frases feitas para sermos fortes (...). Falhar e não conseguir pode ainda ser a melhor maneira de entender o que é isto de ser humano.»
«Estamos na época da frontalidade violenta (...). Haja paciência para os arautos da frontalidade que impõem aos outros o que ninguém lhes encomendou.»
«Sonhemos, então, mas não nos esqueçamos de transformar esses sonhos em objectivos para que possamos viver não só na promessa do que poderia ser mas também no compromisso daquilo que será.»
BRUNO NOGUEIRA
Wook | Bertrand
6. Não Abras Este Livro Nem No Natal, de Andy Lee
Após o sucesso dos outros livros, Andy Lee pede aos seus leitores de todo o mundo para não abrirem este livro... nem no Natal!
Fica a dúvida do que irá acontecer desta vez. Contraria o pedido do autor, abre o livro e vem descobrir o que nos traz este novo título. Mais um livro com um final surpreendente, que não vai deixar ninguém desiludido.
Wook | Bertrand
7. Não Incomodar, de Freida McFadden
Quinn Alexander cometeu um crime impensável. Para evitar passar a vida na prisão, foge. Deixa para trás a sua casa, o seu trabalho e a sua família. Pega no passaporte e ruma à fronteira antes que a polícia descubra o que ela fez.
Mas, quando uma inesperada tempestade de neve a leva a sair da estrada e a parar no meio do nada, Quinn é obrigada a refugiar-se no tranquilo e isolado Motel Baxter. O edifício está deteriorado e a precisar de uma remodelação, mas Nick, o bonito e atencioso proprietário, disponibiliza-lhe um dos quartos por um preço simpático para ela pernoitar ali, ao abrigo da tempestade.
Infelizmente, para Quinn, o Motel Baxter não se revela o abrigo seguro e sossegado que aparentava ser. O motel tem um passado sombrio e perturbador. E, na casa em ruínas do lado oposto da rua, a silhueta da mulher doente de Nick está sempre à janela, a observar tudo.
Quinn decide que tem de sair dali na manhã seguinte. Agarrar nas suas coisas e seguir novamente viagem. Só que, primeiro, vai ter de sobreviver àquela noite.
Wook | Bertrand
8. Nexus, de Yuval Noah Harari
Ao longo dos últimos cem mil anos, os seres humanos acumularam um enorme poder. Contudo, apesar de todas as nossas descobertas, invenções e conquistas, vivemos uma crise existencial. O mundo está à beira de um colapso ecológico. A desinformação abunda. Avançamos rápida e apressadamente para a era da inteligência artificial - uma nova rede de informação diferente de todas as anteriores, que pode inclusivamente representar uma séria ameaça para a própria humanidade. Se somos assim tão sábios, porque somos tão autodestrutivos?
Ao contrário das respostas tradicionais - científicas, ideológicas ou culturais -, que se concentram em encontrar a raiz do problema na nossa psicologia, Nexus analisa antes o modo como o fluxo de informação moldou o ser humano e o mundo. Começando na Idade da Pedra, passando pela Bíblia, a caça às bruxas do início da Idade Moderna, o estalinismo e o nazismo, até ao ressurgimento hodierno do populismo, Yuval Noah Harari convida-nos neste seu novo livro, original e de grande fôlego, a refletir sobre a relação complexa entre informação e verdade, burocracia e mitologia, sabedoria e poder.
Ao mesmo tempo, escrutina as formas em que as diferentes sociedades e os diferentes sistemas políticos usaram a informação em seu favor, tanto para o bem como para o mal, e aborda as escolhas urgentes que temos pela frente dada a ameaça da inteligência não-humana contra a nossa existência.
A informação não é a matéria-prima da verdade, nem tão pouco uma simples arma. Nexus aborda o terreno intermédio entre estes dois extremos, redescobrindo assim a nossa humanidade comum.
Wook | Bertrand
9. O Ouvidor do Brasil, de Ruy Castro
Do grande biógrafo de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues: Ruy Castro revela o lado humano, crítico e mordaz de Tom Jobin, o homem que mudou a história da música brasileira. 99 crónicas cheias de música, informação e histórias de bastidores.
Tom Jobin, o homem que compôs tratados musicais como «Garota de Ipanema» ou «Águas de Março», mudou a história da música brasileira com a bossa nova e as suas canções imortais. Mas isso os leitores provavelmente já sabem.
O que Ruy Castro mostra agora no livro O Ouvidor do Brasil é um Tom mais inesperado e desconhecido, ecologista, «piador», discreto, que olhava sempre para o Brasil, até da janela do seu apartamento em Nova Iorque.
Estas crónicas de Ruy Castro, que o conheceu e entrevistou muitas vezes, escritas ao longo do tempo, formam um perfil biográfico fragmentado de um dos maiores artistas do Brasil e do mundo, oferecendo diferentes e surpreendentes ângulos em cada texto.
Com o seu estilo inconfundível, o grande biógrafo partilha ainda a sua quota parte de factos inéditos, histórias de bastidores e um panorama aberto para a cultura de um país e para as grandes figuras da cena musical nos anos 1950 e 1960.
Wook | Bertrand
10. O Protocolo Caos, de José Rodrigues dos Santos
Um homem encapuzado sai do carro e abre fogo contra a multidão. Morrem dezenas de pessoas, incluindo bebés. Depois do massacre, tira a máscara e revela a sua identidade: Tomás Noronha.
Um polícia na Rússia é alertado para atividades suspeitas na cave de um prédio. O que descobre irá mudar a história do país.
Uma família americana desfaz-se sem que perceba porquê. A tragédia arrasta-a para uma conspiração que vai dilacerar os Estados Unidos.
Uma médica brasileira é perseguida por tentar salvar vidas. Para a ajudar, Maria Flor tem de enfrentar a turba.
Um birmanês tem na sua posse um documento comprometedor. Se quiser chegar a ele, Tomás Noronha precisa de mergulhar no inferno.
A ligar todos estes episódios está uma mensagem enigmática.
Inspirado em factos reais, O Protocolo Caos transporta-nos ao coração da atualidade mais escaldante e mostra-nos como a Rússia e os seus cavalos de Troia no Ocidente usam as redes sociais para destruir o nosso mundo.
Wook | Bertrand
11. Os Dias Contados, de João Tordo
Fevereiro de 2013: um acidente na neve precipita uma cadeia de acontecimentos que culminam no primeiro caso de investigação que cai nas mãos de Pilar Benamor. É também o princípio do seu confronto com o mal absoluto.
Quando o compositor Flores Baltazar regressa, com o filho e a mulher, de umas malogradas férias de esqui durante as quais se feriu com gravidade, apodera-se da família um mal-estar existencial. Tudo se agrava certa tarde, quando, à porta da escola do filho, Baltazar se envolve num confronto com o pai de outro aluno. Os polícias chamados ao local são os agentes Costa e Benamor.
Serão também eles a atender, dias depois, a chamada relacionada com o cadáver de uma prostituta num clube nocturno. Os contornos macabros do crime remetem Pilar Benamor para o célebre caso do Embalsamador, um psicopata que aterrorizou Lisboa anos antes e conduziu o seu pai ao desespero.
Ao longo da investigação, Pilar levanta o véu de uma rede de tráfico humano e enreda-se num perigoso feudo familiar. Quando um segundo cadáver embalsamado aparece à porta da esquadra, com um recado sinistro para a agente, instala-se a certeza de que o caso do Embalsamador não ficou resolvido.
Obsessiva, volátil, atormentada pela morte do pai e já a sucumbir à dependência que mais tarde a dominará, Pilar Benamor corre contra o tempo e contra a própria força policial para resolver este caso, ao mesmo tempo que procura proteger Flores Baltazar e o seu filho do violento clã Boki.
As revelações sucedem-se neste thriller imparável, até ao electrizante clímax no mesmo lugar onde tudo começou: a brancura a perder de vista da Serra Nevada.
Os Dias Contados retrata o embate de Pilar Benamor com as várias faces do horror, mas é também uma bonita história de amor entre um pai e um filho, que põe a descoberto as pesadas consequências dos erros mais humanos.
Wook | Bertrand
12. O Sonâmbulo, de Lars Kepler
A meio da noite é emitido um alerta sobre um assalto em curso no parque de campismo de Bredäng, nos arredores de Estocolmo. O veículo da polícia mais próximo responde à chamada e dirige-se para o local. Apesar de o parque estar encerrado durante o inverno, há luz numa das autocaravanas e ao abrirem a porta os agentes encontram um cenário aterrador. Das paredes aos móveis, tudo está coberto de sangue. Uma pessoa foi brutalmente assassinada e esquartejada com um machado.
No chão de um dos quartos, um jovem dorme, usando um braço decepado como almofada. É imediatamente detido, levado para a prisão de Kronoberg e identificado como Hugo Sand, de dezassete anos, filho de um conhecido escritor. Mas Hugo sofre de uma forma rara de sonambulismo e, por isso, tanto pode ser um criminoso como uma testemunha. Contudo, alega não ter qualquer recordação daquela noite. Joona Linna, a quem cabe investigar o caso, contacta o seu velho amigo Erik Maria Bark para, com recurso à hipnose, tentar descobrir o que aconteceu no interior da autocaravana. Este torna-se o tiro de partida para uma complicada perseguição a um temível assassino em série, que acaba de entrar numa fase particularmente cruel.
Wook | Bertrand
Ao chegar ao fim deste Guia de Presentes de Natal repleto de novidades literárias, espero que tenhas encontrado inspirações úteis para surpreender os teus amigos e familiares que amam ler. Cada um dos livros selecionados, além de trazerem novas narrativas e experiências, ainda oferecem o mote para discussões enriquecedoras em torno de temas actuais e significativos. Oferecer um livro é um acto de amor e, neste Natal, mais do que nunca, é o momento perfeito para que o faças.
Agora, quero saber a tua opinião! Já leste algum dos livros recomendados? Que presentes literários estão na tua lista este ano? Qual gostarias mesmo de receber? Vais oferecer algum? Conta-me tudo nos comentários!