Já referi por estas paragens, diversas vezes, o meu desejo de abrir o meu próprio negócio e, com isso, criar o meu posto de trabalho. A última vez que o referi, penso que foi aqui e, desde essa altura até agora, a minha vontade de o fazer só tem crescido.
Como passei 90% da minha vida profissional ligada à vertente comercial, é por aí que sinto que posso fazer a diferença. Só que não quero fazer a diferença apenas na minha vida. Gostava de poder contribuir, com este meu projecto, para a divulgação e para o aumento das vendas de muitas pessoas que, com a crise, se dedicaram à criação de objectos e/ou produtos únicos e especiais. Foi assim que surgiu na minha mente a ideia de uma Loja Colaborativa.
Então, mas o que é uma Loja Colaborativa? Como funciona, afinal?
Trata-se de uma loja composta por espaços diversificados (como cubos, prateleiras, expositores, etc.) que funcionam como mini-lojas no seu interior. Os espaços podem ser alugados por artesãos, designers, estilistas e toda e qualquer pessoa que queira mostrar, promover e vender os seus produtos de uma forma mais acessível.
Fotos de uma Loja Colaborativa Brasileira |
Este conceito proporciona ganhos, tanto para o dono da loja que arrenda os espaços, como aos autores que passam a dispor de um ponto de venda, em espaço físico, por uma renda mensal, sem ter os custos inerentes a uma loja aberta ao público.
Além disso, os clientes da loja também ficam beneficiados pelos preços competitivos que podem encontrar e pela diversidade de produtos que a loja oferece. Podem ainda ficar a conhecer marcas que só têm presença online e, assim, comprar os seus produtos de forma presencial.
Cada autor tem a possibilidade de decorar e arrumar o espaço alugado ao seu gosto. À loja compete toda a burocracia, gestão, divulgação, comercialização e manutenção do espaço.
Caso um autor não consiga vendas, em determinado período de tempo, que permitam cobrir o valor do aluguer mensal do seu espaço, deverá dar lugar a outro autor. Assim se garante uma renovação do espaço e uma selecção natural dos produtos mais vendáveis. No entanto, é possível a um autor voltar a vender na loja, se existirem espaços disponíveis, para testar outro produto ou criação.
Em seguida, irão encontrar um formulário que gostaria que fosse preenchido pelos criadores e autores para que eu possa perceber a vossa opinião acerca das Lojas Colaborativas e do seu modo de funcionamento.
Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade em o fazer e só peço que respondam com sinceridade. Caso conheçam alguém que poderia ter interesse em responder, partilhem por favor. Partilhem muito, porque quanto mais respostas, melhor!
Agradeço, desde já, a vossa disponibilidade em o fazer e só peço que respondam com sinceridade. Caso conheçam alguém que poderia ter interesse em responder, partilhem por favor. Partilhem muito, porque quanto mais respostas, melhor!
Se o formulário não aparecer, podem preencher aqui.
O que acharam da ideia da Loja Colaborativa? Se não te enquadras entre os criativos, podes deixar também a tua opinião nos comentários a este post! :)
Só li este post agora, mais de 1 ano depois mas adorei a ideia! Sempre foste para a frente com isso? :)
ResponderEliminarAinda não avancei com a ideia, mas também não desisti dela. Continuo a procurar torná-la realidade, com calma, mas com persistência :)
EliminarVocê tem algum modelo de "Termo de Serviços" ou "Contrato" que possa compartilhar para quem está querendo abrir uma loja colaborativa?
ResponderEliminarÉ muito difícil obter esse tipo de partilha porque as pessoas guardam para si com medo da concorrência. Aliás, em qualquer tipo de negócio o secretismo continua a ser moeda corrente, infelizmente. Mas se um dia conseguir terei todo o gosto de partilhar :)
Eliminar