expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 25 de julho de 2023

#Livros - Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, de Bruno Vieira Amaral

 

A capa deste livro nos convida a adentrar um universo de personagens cativantes, complexos e inesquecíveis da ficção portuguesa. Com um olhar atento e expertise literária, Bruno Vieira Amaral nos presenteia com um guia fascinante que revela os segredos e nuances por trás de 50 figuras icônicas da literatura lusitana. Cada personagem retratado nesta capa representa um convite para embarcar em jornadas emocionantes, explorando as profundezas da alma humana e as idiossincrasias da sociedade portuguesa. Uma verdadeira celebração da riqueza e diversidade dos personagens da ficção portuguesa, esta capa nos convida a descobrir e redescobrir tesouros literários que enriquecem nossa compreensão da cultura e da história deste magnífico país.

Sinopse

Pela primeira vez, cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro. Ao longo de mais de um século e meio, os melhores autores portugueses contribuíram para a riqueza e diversidade desta galeria onde não raras vezes o leitor encontrará o reflexo dos seus vizinhos e familiares, dos seus amigos e colegas de trabalho e onde não se deverá espantar por encontrar o seu próprio reflexo. Porque estas figuras compostas de papel, tinta e palavras são, afinal, pessoas como nós. Os textos escritor por Bruno Vieira Amaral são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da história e evolução de um país, Portugal. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

Este foi um livro gentilmente cedido pela Guerra e Paz, que é certamente das minhas editoras favoritas. E não falo por me terem enviado o livro, mas porque tem uma assinatura muito própria e que permite ao leitor rapidamente identificar que se trata de um livro editado por eles. Começa pela singularidade dos títulos escolhidos e que se podem encontrar no seu catálogo de excelência, passa pelo tipo de papel utilizado nos seus livros que é o amor da vida de qualquer leitor, pelo toque, pela textura, pelo cheiro, terminando na qualidade de impressão que torna a experiência de leitura um momento inesquecível e coloca a marca gravada e associada com as melhores memórias dentro do género. 


Algumas das edições mais bonitas, de bom gosto, cuidadas e completas são desta editora e, por isso, gosto de acompanhar de perto o trabalho que fazem com tanta dedicação e respeito pelos leitores. Quando recebi o email de divulgação deste livro, Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, fiquei muito curiosa sobre o seu conteúdo e não resisti a pedir um para mim. Não podia ficar sem saber quais seriam as obras eleitas, de que autores, e quais as personagens que iriam ganhar destaque, sem esquecer o que iria o autor que fez este guia dizer, que particularidades teria decidido partilhar com os leitores, quer os que já leram e conheciam as obras mencionadas, como os que nunca tinham sequer ouvido falar. 


Podes ver também os 10 Lançamentos para ler nas férias


Pela minha parte, depois de o ter nas mãos, constatei que só conhecia uma meia dúzia de títulos e nem todos tinha lido. Encontrei autores consagrados como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett, José Saramago ou Agustina Bessa-Luís, bem como nomes mais contemporâneos como Miguel Sousa Tavares, Dulce Maria Cardoso, Mário de Carvalho ou Hélia Correia. Mas também encontrei autores que nunca tinha ouvido falar sequer, o que me parece uma grande falha da minha parte, porque se merecem estar neste guia é porque devem ser conhecidos. E depois de ter lido as palavras do Bruno Vieira Amaral ainda mais convencida fiquei de que preciso de partir à procura destas obras incontornáveis da Literatura Portuguesa. 


"Por cada homem que embarcou nas caravelas, por cada emigrante que partiu à procura de uma outra vida, por cada soldado para as colónias, houve sempre alguém que ficou, sedentário, cingido à terra como um excerto numa árvore, incrustrado na ferida do país, a sonhar o que os outros fizeram, observando-os a uma distância segura." 


Este é um Guia extraordinário para quem, como eu, quer conhecer mais e melhor autores e livros portugueses, mas nem sempre sabe bem por onde começar, quando quer ir para além dos autores que já conhece. Aliás, depois de ter lido este livro fantástico fiquei com muita vontade de fazer um Projecto de Leitura, tendo por base estes livros aqui aflorados através dos personagens que o autor considera mais importantes. A pensar nisso mesmo, já estou a criar uma Wishlist na Wook baseada nestas obras. Alguns, como referi anteriormente, já li mas não tenho todos comigo aqui. Outros tenho mas ainda não li. A maioria precisa de ser adquirida e constato que alguns até estão esgotados, o que me vai obrigar a procurar por leitores que já não os queiram manter. O que achas desta ideia de lermos e descobrirmos estes autores portugueses com a ajuda deste livro? 


Podes ver ainda os 10 Autores Brasileiros que precisas conhecer


Para quem é sensível a spoilers, deve evitar ler a entrada referente aos livros antes de os ler. Inicialmente, preocupei-me um pouco com isso, ainda que não seja muito preocupada com essas coisas. Ainda assim, optei por ler primeiro as entradas referentes aos livros que já conhecia e já tinha lido, e percebi que, apesar do autor escrever de forma descontraída, os spoilers pareceram-me só óbvios para quem já conhecia as histórias. Quando perdi estes receios e parti para a leitura seguida de todas as entradas, deixei de me preocupar com isso. Afinal, não irei ler esses livros agora, com a informação fresca na minha mente. No entanto, tenho a certeza de que vou querer reler a entrada escrita pelo Bruno, depois de ter lido (ou relido) cada uma das obras que aqui se encontram representadas. 


"No século XIX, quando não estavam ocupadas a morrer de tuberculose e a ler romances que lhes excitavam a imaginação, as personagens femininas ocupavam-se com o misericordioso exercício da bondade, enfermeiras das almas, anjos do lar." 


Esta foi uma leitura fascinante e que abriu o meu horizonte para livros e autores que nunca tinha visto ou considerado devidamente. Foi uma viagem por Portugal e pela Literatura que marcou e retratou o nosso país ao longo dos últimos séculos, que me encheu de vontade de empreender esta viagem na primeira pessoa, ver pelos meus olhos, fazer a minha análise e confirmar se concordo com os comentários do autor que reuniu estes livros aqui. A sua partilha das suas impressões destas leituras despertou o meu interesse, acicatou a minha curiosidade, expandiu as minhas opções literárias, e acredito, sinceramente, que pode fazer o mesmo por ti. Mesmo que não queiras alinhar no Projecto de Leitura comigo, podes sempre usar este livro como um guia aleatório que te vai permitir variar as tuas leituras, sair da tua zona de conforto e descobrir figuras importantes da Língua Portuguesa. 


Imagem cativante que mostra a capa do livro 'Guia para 50 personagens da ficção portuguesa' de Bruno Vieira Amaral, habilmente posicionada sobre uma empolgante pilha de livros. A composição captura instantaneamente a rica diversidade literária da ficção portuguesa, enquanto a pilha de livros sugere uma imersão profunda no mundo fascinante desses personagens icônicos. Uma representação visual significativa que convida o leitor a embarcar em uma jornada literária enriquecedora e a explorar as profundezas narrativas da literatura portuguesa.

Em suma, Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, de Bruno Vieira Amaral, revela-se uma obra fascinante que mergulha nas profundezas do universo literário português, explorando personagens icónicas e as suas histórias envolventes. Ao longo desta resenha, pude destacar a riqueza e o cuidado do autor ao abordar cada protagonista, demonstrando o seu profundo conhecimento e amor pela literatura nacional. Convido-te a compartilhar as tuas opiniões e opções favoritas entre estas 50 personagens inesquecíveis, enriquecendo ainda mais a discussão sobre o valor da ficção portuguesa. Deixa o teu comentário abaixo e vamos juntos explorar este rico património cultural que é a literatura! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter