expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 24 de agosto de 2021

#Livros - Carta ao pai, de Franz Kafka

 

#Livros - Carta ao pai, de Franz Kafka

Sinopse

Esta Carta ao Pai, escrita em 1919, é simultaneamente uma escrita nascida do carácter complexo do escritor com uma intenção epistolar, numa concretizada (a carta não foi enviada), e um documento literário extraordinário. 


É sobretudo um testemunho poderoso da ambivalência afectiva que caracterizava a relação entre o escritor e o progenitor, apenas cinco anos antes da morte de Kafka, e que lança uma luz dolorosa e trágica sobre o contexto existencial que, claramente, marcou a narrativa das suas obras com uma original e profunda angústia, mesclada de perplexidade e absurdo. 


Opinião 

Hoje vamos falar sobre um livro curto, que se lê de uma assentada e que não pode deixar ninguém indiferente. Trata-se de um autor complexo, único e com um obra incontornável. Falo de Franz Kafka, o autor que desejava que a sua obra fosse queimada após a sua morte. Felizmente para nós, não cumpriram o seu último desejo e podemos ler as coisas incríveis que escreveu na sua curta vida. 


Pessoalmente, li O Processo quando ainda era uma miúda e sei que preciso regressar à sua obra, agora com os olhos de adulta. Para começar essa viagem, deitei a mão a um livro incrivelmente pessoal, quase intromissivo. Como o nome indica, trata-se de uma carta privada escrita ao seu pai e onde procura uma trégua, reconhecendo os seus erros mas ressaltando também os erros do progenitor ao longo de toda a sua vida. 


Podes ver também a minha opinião sobre Rei Édipo 


A sua mãe recusou-se a entregar a carta e a mesma foi encontrada, após a morte de Franz Kafka, entre os seus escritos. Posteriormente e apenas após a morte dos pais do autor segundo sei, foi publicada esta carta tão pessoal e que nos revela, sem ser através da ficção, como seria a sua relação com o seu pai ao longo da infância e adolescência até à idade adulta. Aliás, através da interpretação da carta, tenho lido muitas leituras das suas obras ficcionais que podem esclarecer e nos ajudar a entender que mensagem estava a ser transmitida. 


"Mas para pai saíste-me demasiado forte, especialmente porque os meus irmãos morreram ainda pequenos, as irmãs só vieram muito mais tarde, e eu tive de aguentar o primeiro impacto sozinho, sendo, obviamente, demasiado fraco para isso."


Como disse anteriormente, é um livro curto mas profundo e que deixa um travo amargo. Fica a sensação de estarmos a espreitar pelo buraco da fechadura para a intimidade de uma família. Depois, temos alguns relatos amargos e que demonstram a falta de amor paterno que Franz sentiu em toda a sua vida. Isto para não falar em compreensão que apenas recebeu da sua mãe. Pelo seu relato, percebemos que a relação do pai com as irmãs também está longe de ser perfeita, embora a pressão maior estivesse sobre o único filho homem. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Coração Fraco


Por outro lado, temos de pensar que este é um relato na primeira pessoa e que apenas conhecemos um lado da história, neste caso, de Franz Kafka. Não nos é contado o que teria o seu pai a dizer sobre os acontecimentos. Seriam as suas memórias semelhantes às do filho? Ou teria uma história diferente para contar? Não deixa de nos fazer pensar mas, ainda assim, parte o coração de qualquer pessoa ler o que sentiu e a forma como o influenciou e deixou marcas de crescimento, traumas que o perseguiram por toda a vida. 


"Vejo em ti o enigma próprio de todos os tiranos, cuja razão se fundamenta na sua pessoa, e não no pensamento."


Só posso recomendar este livro e se ainda tens dúvidas, podes assistir ao vídeo da Tatiana Feltrin para mais alguns bons argumentos. Já leste Kafka? Que livros recomendas do autor? 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo e, sem custos adicionais para ti, contribuir para as próximas leituras do blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter