expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A Banda Sonora da Semana #35


A Banda Sonora da Semana #35 centrado na polémica em torno do Artigo 13

É incrível dizer isto mas é mesmo verdade. Pois que 2018 começou muito bem com muita vontade de cumprir metas e objectivos e com uma organização muito funcional, mas está a terminar pessimamente. Chegamos a Dezembro e torna-se muito difícil ser capaz de fazer tudo sem acusar o cansaço. É o que tem acontecido por aqui, eu sei. Não vou fazer promessas, especialmente porque não poderia garantir o seu cumprimento. No entanto, quero deixar o compromisso de que irei procurar manter-me por cá com a regularidade máxima de que for capaz. Ficas comigo?

Efemérides de 3 de Dezembro


Dia Internacional do Deficiente
1976 - Fidel Castro assume a presidência de Cuba. 
1994 - A Sony lança a Playstation. 
1552 - Morreu São Francisco Xavier, missionário português. 
1919 - Morreu Pierre-Auguste Renoir, pintor francês. 

Entretanto, rebentou a polémica da Internet e do peculiar Artigo 13 que se encontra em discussão na Comissão Europeia. Não vou aqui deixar outra sugestão para esta semana que não seja este assunto. É demasiado sério para ignorar ou para partilhar o protagonismo com outros assuntos mais ligeiros e divertidos. Daqui pode advir mais uma mudança efectiva na forma como utilizamos a Internet. 

Não acredito nos fatalistas que acham que os produtores de conteúdos irão terminar, mas percebo que, se isto avançar, terão de ser criadas novas plataformas que irão contornar estas novas condicionantes que querem impor. Se existem interesses por trás desta proposta legislativa, não irão sair vitoriosos porque não vão eliminar a concorrência do digital. Essa concorrência apenas irá mudar de plataforma, mas continuará a existir. Disto não tenho dúvidas. 

Só que não posso deixar de me preocupar com o significado que se encontra por trás de uma proposta como esta chegar à discussão na União Europeia. Se tivesse sucesso em eliminar esta nova forma de ver e produzir conteúdos, iria colocar-nos a todos, cidadãos desta Europa, isolados do mundo exterior. Numa Europa assim eu não quero viver nem dela fazer parte. Dito isto, deixo o vídeo da Bumba na Fofinha que traduz muito bem as perguntas às quais gostaria de obter respostas.


O que pensas sobre esta polémica que promete alterar a forma como utilizamos a Internet? Preocupa-te ou nem por isso? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter