expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

#Livros - O Mundo da Escrita, de Martin Puchner


#Livros - O Mundo da Escrita, de Martin Puchner

Sinopse

Martin Puchner conduz-nos numa viagem maravilhosa através dos tempos e à volta do globo, para nos revelar como a invenção da escrita, as histórias e a literatura moldaram o mundo actual. Analisando dezasseis textos fundamentais, seleccionados a partir de um universo de mais de 4000 anos de literatura, da Ilíada a Harry Potter, demonstra-nos como a escrita conduziu à ascensão e queda de impérios e nações, ao surgimento de ideias filosóficas e políticas, e ao nascimento de crenças religiosas.

Descobrimos Murasaki, uma japonesa do século XI que escreveu o primeiro grande romance da literatura mundial, O Romance do Genji, seguimos as aventuras de Miguel de Cervantes quando combate os piratas do mar e da literatura, acompanhamos Goethe na sua descoberta da literatura universal, na Sicília, e assistimos à influência crescente de O Manifesto Comunista. Puchner leva-nos a Tróia, Pérgamo e à China, fala com o Prémio Nobel Derek Walcott nas Caraíbas e com Orhan Pamuk, em Istambul, e apresenta-nos os artesãos da epopeia de tradição oral Sunjata, na África Ocidental. Esta deliciosa narrativa também descreve os inventos - as técnicas de escrita, a prensa, o objecto livro - que moldaram povos, comércio e história.
Martin Puchner mostra-nos como a escrita transformou o nosso planeta no mundo da literatura. 

Opinião
Começo por dizer que este livro me foi enviado pela Bertrand Editora, a meu pedido, após receber o press release que tanto despertou a minha curiosidade. Não se trata de uma obra de ficção mas que nos apresenta a história da Literatura e de como chegamos aos dias de hoje através da palavra falada e da palavra escrita.

Não será um livro para quem não tem real interesse na parte histórica, mas está acessível para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco melhor o caminho trilhado até chegarmos ao mercado editorial conforme hoje o conhecemos. Não é necessário ter conhecimento das obras referidas, nem dos grandes clássicos da Literatura, além de ser muito difícil porque corremos os quatro cantos do planeta e as referências são verdadeiramente diversas.

Para além disso, o autor conta-nos tudo o que precisamos saber para entender o papel dessas obras na evolução que quer contar. Viajamos por vários países e diferentes culturas para perceber a forma como a escrita moldou as mentalidades e impulsionou o desenvolvimento do mundo. É fascinante perceber que os grandes textos que subsistem até aos dias de hoje não foram escritos pelos nomes aos quais ficaram associados.

Basta pensar na Bíblia que não tem uma linha escrita por Jesus Cristo e ainda está composta por textos escritos muitos e longos anos após a sua morte por pessoas que não terão conhecido o seu Messias. Buda, Confúcio e o Sócrates grego são outros exemplos que nunca escreveram nada do que ensinavam aos seus alunos e seguidores.

No entanto, foi através da escrita que os seus ensinamentos foram difundidos e sobreviveram até aos dias de hoje. Assim se mantiveram actuais e influenciaram o panorama cultural de todo o mundo. Para essa influência subsistir até hoje muito contribuiu a invenção da prensa que tornou os livros mais acessíveis às massas e permitiu que o conhecimento chegasse mais longe e se entranhasse de forma profunda na sociedade.

Estes são apenas alguns exemplos do que Martin Puchner nos conta ao longo do seu livro. A obra está repleta de referências literárias a grandes obras universais que alimentaram a minha vontade de procurar todas e começar um desafio de leitura com as mesmas. Gostavas de um desafio deste género? Estou a pensar seriamente em iniciar algo assim em 2019.

Esta foi uma experiência altamente enriquecedora e que muito prazer me deu. Fiquei a conhecer a história da evolução da escrita nas várias civilizações do mundo, livros novos e interessantes e ganhei ainda mais fôlego para o meu desejo de ler livros universais e incontornáveis da Literatura. Conhecias este livro? Já alguém se rendeu a este livro este ano?

"Mas a lição mais importante da história da literatura é que a única garantia de sobrevivência é o uso continuado: um texto tem de se manter suficientemente relevante para ser traduzido, transcrito, transcodificado e lido por cada geração, para que possa persistir ao longo do tempo. É a educação, e não a tecnologia, que assegurará o futuro da literatura."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 20% de desconto imediato e portes grátis. 

4 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu gosto, mas vou mostrar esse post para uma amiga minha que gosta desse tipo de livro.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei curiosa quando saiu, mas é puramente narrativo, certo? Não o escolhi por isso, já tenho imensos livros narrativos para ler, e assim deixo os romances, históricos, policiais etc para trás, que também fazem falta para desanuviar, mas como a temática me interessa, um dia debruço-me sobre este :)

    ResponderEliminar
  3. Sim, é muito narrativo. Mas não se torna demasiado técnico porque também está impregnado das vivências pessoais e as memórias do autor. Tem muitas curiosidades interessantes e sugestões de leitura importantes e algumas menos óbvias para nós.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter