Agora que 2024 chegou ao fim, é chegado o momento de refletir sobre as leituras que me marcaram ao longo do ano. A Literatura tem o poder de nos transportar para novos mundos, desafiar as nossas perspectivas e enriquecer as nossas vidas de maneiras inesperadas. Hoje, pretendo reunir uma seleção das dez melhores obras que se destacaram em 2024, tendo em conta, acima de tudo, a minha experiência pessoal com cada um.
Podes ver também as Melhores Leituras de 2024
Quer sejas uma leitora ávido ou alguém que procura novas recomendações, este Top 10 promete trazer uma diversidade de géneros e estilos que certamente despertarão o teu interesse e poderão relembrar-te ou apresentar-te as resenhas que perdeste ao longo do ano. Dos romances envolventes aos livros de não ficção instigantes, cada título escolhido representa uma experiência literária imperdível, disso podes estar certa. Portanto, prepara-te para mergulhar em histórias cativantes que definiram o meu ano literário e que, sem dúvida, continuarão a ecoar na minha mente nos próximos tempos. Vens comigo?
1. Chega de Saudade, de Ruy Castro
Foi o meu primeiro contacto com as biografias famosas de Ruy Castro e a temática desta não podia ser mais interessante. É quase um tratado de tudo o que envolveu a Bossa-Nova, desde as origens, as primeiras sementes, os músicos e artistas que a criaram e promoveram, com todo o impacto que teve tanto no Brasil como no estrangeiro. Só peca porque termina.
2. Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro, de Cândida Pinto
Sou fascinada pelas figuras de Snu e Sá Carneiro e pela sua extraordinária história de amor. Como tal, tinha grandes expectativas para esta leitura que foram largamente ultrapassadas. Foi delicioso conhecer melhor as duas figuras centrais, os anos que passaram juntos, poucos mas intensos, e todos os que tiveram o prazer de conviver com este casal tão icónico e que partilharam muitas duas suas memórias desse tempo. Daqueles livros que terminamos e temos vontade de começar de novo.
3. Ficções, Jorge Luis Borges
Finalmente, comecei a ler Jorge Luis Borges com o seu célebre livro de contos e foi uma experiência inesquecível. É daqueles livros que acabas de ler e sabes que o vais voltar a ler ao longo da vida e sempre tirar coisas novas de cada releitura. Agora, compreendo tudo o que tinha ouvido e lido a respeito do autor e só posso recomendar a todos os que ainda não se aventuraram nas suas obras.
4. a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe
Mais uma estreia, agora com um autor português, que é muito aclamado, mas que ainda não morava na minha estante. Mais mal é começar, não é o que dizem? Nada me podia ter preparado para esta leitura marcante e perturbadora e agora só sei que vou querer ler tudo o que este homem escreveu. Os próximos serão assim impactantes também?
5. O Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsin
Esta é uma leitura dura e até revoltante. Passado na Rússia comunista, coloca a nu todas as atrocidades que lá foram cometidas contra o povo, contra os pobres, conta todos os opositores do regime. Para quem pensa que só a Direita o fez, aqui está um abre-olhos para finalmente percebermos que todos os regimes extremistas são repressores e assassinos.
6. Uma Coluna de Fogo, de Ken Follett
Continuo a deliciar-me com os romances históricos de Ken Follett passados na icónica Kingsbridge. São tão espectaculares que, invariavelmente, acabam na lista de melhores do ano, como é o caso do último que li em 2024. Se ainda não leste, não sei por que esperas! O próximo, que será lido em 2025, já cá mora e mal posso esperar para lhe pegar.
7. 21 Lições para o Século XXI, de Yuval Noah Harari
Mais uma obra de Harari que nos faz pensar no futuro que está aí ao virar da esquina e que partilha lições que podem muito bem ser úteis nos tempos que correm. É a prova de que a Filosofia pode ser acessível, interessante e até um best-seller. Cá entre nós, já tenho o próximo deste autor na estante!
8. Apneia, de Tânia Ganho
Confesso que, mais uma vez por causa do hype generalizado, não dei muita atenção a este livro na época em que foi lançado. No entanto, acabei por não lhe resistir e decidi dar-lhe uma oportunidade. E que bem que fiz! É grande, por vezes cansativo, mas é visceral e toca temas que mexem com as nossas emoções como poucas vezes acontece. Foi uma muito agradável surpresa e só posso recomendar que pegues nele, se o tens perdido na estante a ganhar pó.
9. Wolf Hall, de Hilary Mantel
Fica aqui o primeiro volume em representação da trilogia sobre Thomas Cromwell, que me fez regressar à era Tudor e que entregou uma nova visão sobre uma época tão controversa e marcante. Foi uma viagem extraordinária e que me fez viajar para a minha época favorita da Inglaterra. São muitas páginas, que parecem poucas de tão interessante que se torna, apesar das dificuldades, sobretudo, com os nomes iguais de vários personagens.
10. As Vinhas da Ira, de John Steinbeck
Que livro extraordinário, meus amigos! Trata duma época sobre a qual sabia muito pouco, numa região dos Estados Unidos que sofreu um impacto tremendo com a Crise de 1929, e que se viu envolto num êxodo numa antes visto, mas que não trazia nunca a prosperidade que procuravam. É triste, mais ainda por ser real. Vemos uma família, mas fica claro que foram milhares de famílias que viveram este cenário dantesco. E o final? Inacreditável!
Agora que parei para refletir sobre as leituras de 2024, é impossível não sentir uma profunda gratidão pela riqueza de histórias e ideias que me foram apresentadas ao longo do ano. Cada livro, não só os desta lista, proporcionou entretenimento e desafiou-me a pensar de maneira crítica e a expandir os meus horizontes. O que é certo é que estas narrativas irão acompanhar-me muito além de 2024, moldando percepções e contribuindo para o meu crescimento pessoal e intelectual.
Assim, encerro este post com a esperança de que as minhas melhores leituras de 2024 te possa inspirar a explorar novos géneros e autores. Porque a Literatura tem o poder de conectar pessoas, provocar reflexões e, muitas vezes, oferecer um escape bem-vindo da realidade. Só desejo que, em 2025, possamos continuar a partilhar as nossas descobertas literárias e a celebrar a magia dos livros juntos. Afinal cada leitura é uma nova jornada e mal posso esperar para descobrir quais aventuras me aguardam nos próximos capítulos. Agora, é a tua vez de partilhares as tuas leituras. Qual o melhor livro que leste em 2024? Leste algum destes? Qual vais querer ler em 2025? Conta-me tudo nos comentários abaixo!
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!