10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Hoje, comemora-se este feriado, não só em Portugal, mas no mundo. Afinal, é possível (e altamente provável) encontrar um português no local mais remoto deste planeta, tal é a força com que nos espalhamos por tudo o que é canto.
Para mal dos meus pecados, irei passar este feriado nacional a trabalhar. No entanto, como orgulhosa portuguesa que sou não poderia ignorar a data. Afinal, nunca tivemos tantos motivos para celebrar a nossa portugalidade. Portugal está na moda e nas bocas do mundo, desta vez, por assuntos que nos deixam muito felizes.
Somos Campeões da Europa de Futebol. As nossas cidades nunca foram tão desejadas e o reconhecimento do tanto que temos para oferecer aos turistas atingiu níveis nunca antes vistos. Vencemos o Festival da Eurovisão. Gente famosa no panorama internacional quer ter uma casa no nosso país. Como não sentir o orgulho português?
Finalmente, temos feitos contemporâneos. Para mencionar situações de destaque, já não precisamos viajar no tempo e falar das importantes viagens de navegação que deram novos mundos ao mundo. Dos homens corajosos que foram desbravar terras inóspitas e levaram a nossa cultura aos cinco continentes.
O que não invalida que sejam ensinados esses feitos aos mais novos. Mais um vez volto a defender que só poderemos construir um futuro melhor quando conhecemos o nosso passado. E o nosso passado, com quase 900 anos - que faz de nós o país mais antigo da Europa -, seja remoto ou mais recente, só nos pode encher de orgulho e vontade de fazer mais e melhor.
Celebrar as Comunidades Portuguesas também me parece de valor, pois são os que mais preservam a nossa cultura e os que mais sofrem por estar longe da sua pátria. Pela primeira vez, acredito que se sintam olhados com respeito e admiração por muitos, ao invés dos olhares de desprezo lançados pelos habitantes dos países que os acolheram.
Essencialmente, acho que deves aproveitar e desfrutar do feriado, sem nunca esquecer o que se comemora neste dia. Este é o nosso dia, o de todos os portugueses. E como temos sorte por ser portugueses! Já não é desdita, não é fado ou destino. É mesmo uma grande sorte. Certo?
Temos tanta coisa para ter orgulho. :3
ResponderEliminarBeijinhos
www.pirilamposemarte.com
Sem dúvida! :D
Eliminarbeijinhos*