expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Presentes de Natal e de Aniversário

 

Uma pessoa sorridente segurando uma pilha de presentes coloridos, simbolizando as celebrações do Natal e do aniversário em janeiro, rodeada de um ambiente festivo e alegre.

As festas já passaram, as de Dezembro e as minhas de Janeiro, mês em que comemoro o meu aniversário, e é chegado o momento de partilhar os presentes que recebi nessas duas ocasiões. Cada presente carrega consigo um significado e, muitas vezes, histórias que vão para além do objecto em si. A generosidade e o carinho das pessoas que me cercam são sempre motivo de gratidão, e é com alegria que divido um pouco contigo esta experiência. 


Buy Me A Coffee

Aqui estão representados o afecto e a consideração que amigos e familiares, generosamente, me dedicam. Desde os mais simples até aos que jamais imaginei receber, cada um deles trouxe um sorriso ao meu rosto e aqueceram o meu coração. Venham de lá esses presentes! 


Podes ver também as Ofertas & Descontos de Aniversário


Montagem com fotos de dois presentes especiais: um elegante casaco comprido preto da Zara, perfeito para o inverno, e uma agenda estilosa para 2025, ideal para organizar o novo ano.

1. Agenda Girly Things

Apesar de ser muito amiga do digital, não dispenso a minha agenda analógica todos os anos. Nos últimos, descobrir a Girly Things e agora não a dispenso, sendo sempre um dos presentes de Natal invariavelmente. E dos que mais satisfação me dão! 


2. Casaco Comprido

Agora que a pessoa mudou de emprego, noutro local, e com outra formalidade, achou que existiam algumas peças clássicas que faltavam no armário. Portanto, recebi dinheiro no Natal que me permitiu aproveitar os saldos logo de seguida e comprar um belo sobretudo em tons de preto, comprido e quente como convém, da Zara, e que promete acompanhar-me durante muitos Invernos. 


Montagem com fotos dos presentes recebidos no Natal e no aniversário: uma coleção de livros variados, incluindo clássicos e lançamentos, acompanhados por um bonito ramo de flores coloridas, simbolizando carinho e celebração.

3. O Protocolo Caos, de José Rodrigues dos Santos

Um homem encapuzado sai do carro e abre fogo contra a multidão. Morrem dezenas de pessoas, incluindo bebés. Depois do massacre, tira a máscara e revela a sua identidade: Tomás Noronha. 

Um polícia na Rússia é alertado para atividades suspeitas na cave de um prédio. O que descobre irá mudar a história do país. 

Uma família americana desfaz-se sem que perceba porquê. A tragédia arrasta-a para uma conspiração que vai dilacerar os Estados Unidos. 

Uma médica brasileira é perseguida por tentar salvar vidas. Para a ajudar, Maria Flor tem de enfrentar a turba. 

Um birmanês tem na sua posse um documento comprometedor. Se quiser chegar a ele, Tomás Noronha precisa de mergulhar no inferno. 

A ligar todos estes episódios está uma mensagem enigmática. 

Inspirado em factos reais, O Protocolo Caos transporta-nos ao coração da atualidade mais escaldante e mostra-nos como a Rússia e os seus cavalos de Tróia no Ocidente usam as redes sociais para destruir o nosso mundo. 


Wook | Bertrand 


4. Nexus, de Yuval Noah Harari

Ao longo dos últimos cem mil anos, os seres humanos acumularam um enorme poder. Contudo, apesar de todas as nossas descobertas, invenções e conquistas, vivemos uma crise existencial. O mundo está à beira de um colapso ecológico. A desinformação abunda. Avançamos rápida e apressadamente para a era da inteligência artificial - uma nova rede de informação diferente de todas as anteriores, que pode inclusivamente representar uma séria ameaça para a própria humanidade. Se somos assim tão sábios, porque somos tão autodestrutivos? 

Ao contrário das respostas tradicionais - científicas, ideológicas ou culturais -, que se concentram em encontrar a raiz do problema na nossa psicologia, Nexus analisa antes o modo como o fluxo de informação moldou o ser humano e o mundo. Começando na Idade da Pedra, passando pela Bíblia, a caça às bruxas do início da Idade Moderna, o estalinismo e o nazismo, até ao ressurgimento hodierno do populismo, Yuval Noah Harari convida-nos neste seu novo livro, original e de grande fôlego, a refletir sobre a relação complexa entre informação e verdade, burocracia e mitologia, sabedoria e poder. 

Ao mesmo tempo, escrutina as formas em que as diferentes sociedades e os diferentes sistemas políticos usaram a informação em seu favor, tanto para o bem como para o mal, e aborda as escolhas urgentes que temos pela frente dada a ameaça da inteligência não-humana contra a nossa existência. 

A informação não é a matéria-prima da verdade, nem tão pouco uma simples arma. Nexus aborda o terreno intermédio entre estes dois extremos, redescobrindo assim a nossa humanidade comum. 


Wook | Bertrand 


5. C, de Tom McCarthy

C conta-nos a história de Serge Carrefax. Nascido em 1898 filho de um homem fascinado pelas experiências com as comunicações sem fios que ao mesmo tempo dirige uma escola para crianças surdas, Serge passa a infância entre o silêncio e o ruído de estática, e toda a sua vida ficará marcada pelos mistérios da comunicação: pelos códigos usados durante a Primeira Guerra Mundial, pelas sessões espíritas em Londres após a guerra e pelos enigmas do Egipto. C é um romance ambicioso e original no seu alcance histórico e psicológico - e na sua tentativa de decifrar um pouco os códigos e ritmos obscuros que regem a vida e nos mantêm todos interligados. 


Wook | Bertrand 


6. Verão no Aquário, de Lygia Fagundes Telles 

Galardoada com a mais recente edição do prémio Camões, Lygia Fagundes Telles deixa-nos antever na sua prosa a força arrebatadora do seu espírito. Brasileira de origem, encontra em Portugal o país irmão para dar a conhecer o seu trabalho literário, fruto de uma longa carreira cada vez mais consolidada. Autora de contos é porém no romance que o seu estilo mais se evidencia através do desenvolvimento psicológico das personagens, da descrição dos ambientes e de uma realidade povoada pelas relações humanas, profundas e contraditórias na sua essência. A solidão, o desejo, a rejeição, a dor, a saudade, são sentimentos revisitados por Lygia Fagundes Telles, através de um tom irónico e satírico que põe em confronto a existência e a ausência. 

Publicado em 1963, Verão no Aquário é uma história de desencontros, personificada na relação atribulada entre uma mãe e uma filha, Patrícia e Raíza. Ambas se confrontam pela atenção do exterior, dos outros, sobretudo daqueles que lhes podem dar amor, paixão e conforto. A segurança no próprio ser é encontrada na aprovação de conhecidos e amigos que com elas privam como um jovem que se prepara para seguir a vida eclesiástica. Cansada de lutar pela vida é no calor e no tédio de um Verão prolongado que Raíza se sente aprisionada como um peixe num aquário. Quando chegará a libertação? Mais um romance da grande senhora das letras brasileiras. 


Wook | Bertrand 


7. A Bíblia da Carreira, de Cassiana Tavares

Como é que alguém consegue ser feliz quando as coisas não correm bem no trabalho? 

Para a psicóloga Cassiana Tavares, a resposta é simples: não consegue. Um emprego é mais do que um salário no fim do mês, é uma atividade central que estrutura e dirige o que fazemos todos os dias. A única solução é detetar o problema e resolvê-lo. E sim, existe uma resposta para todas as adversidades. Pode é não ser aquela de que estava à espera. 

Sabia que a nossa mente não está preparada para o multitasking? 

E que já foram identificadas as competências do século XXI?

Infelizmente, também temos de nos preparar para as incompetências: chefes narcisistas e colegas tóxicos, abuso emocional, assédio e falta de equidade são apenas alguns exemplos. 

Como lidar com elas? 

Neste livro prático, com uma secção de exercícios a cada passo, a especialista em Psicologia do Trabalho convida-o a refletir sobre a sua atividade profissional, as mudanças que deseja incorporar e como combiná-las com o atual mercado de trabalho. 

Além de ajudá-lo a olhar em perspetiva para as várias fases da carreira e a antecipar medidas a tomar, encontrará conselhos práticos sobre o conteúdo a incluir no seu perfil e a valorizar a sua pegada no mercado. 


Wook | Bertrand 


8. O Assassinato de Margaret Thatcher, de Hilary Mantel 

O Assassinato de Margaret Thatcher é uma coletânea de contos brilhante e bastante transgressora de uma das escritoras mais aclamadas internacionalmente. 

Nestes onze contos subversivos a autora invoca os dramas tantas vezes escondidos atrás das fachadas do quotidiano. No conto Vírgula, a crueldade da infância vive-se por trás dos arbustos; em Harley Street enfermeiras confrontam-se sobre algo mais do que simples problemas profissionais; e no conto O Assassinato de Margaret Thatcher, ficar em casa a aguardar a chegada do canalizador transforma-se numa espera ambígua e potencialmente mortal. 

Quer situadas num apartamento claustrofóbico na Arábia Saudita ou numa perigosa estrada de montanha na Grécia, estas histórias lançam um olhar sobre os recantos mais sombrios do espírito humano. Hilary Mantel - já distinguida duas vezes com o Man Booker Prize com as obras Wolf Hall e o Livro Negro - revela-se uma grande escritora no auge do seu talento, com um estilo e perspicácia inconfundíveis. 


Wook | Bertrand 


9. Carrie Soto Está de Volta, de Taylor Jenkins Reid

Seis anos depois de se retirar dos courts de ténis devido a uma lesão no joelho, Carrie Soto vê o seu recorde de vitórias ameaçado por Nicki Chan, uma jogadora intensa e deslumbrante que ameaça tirar-lhe o título de melhor tenista de sempre, um patamar a que ascendera à custa de muitos sacrifícios pessoais e com a ajuda do pai, o seu treinador desde tenra idade. 

Aos 37 anos, Carrie não quer perder esse estatuto, por isso decide regressar ao ténis profissional durante um ano, numa tentativa de defender os seus títulos. No entanto, as marcas a nível físico e mental deixadas pelo hiato forçado fizeram com que Carrie já não tenha o vigor e a energia de outrora, resultando numa certa falta de confiança por parte da imprensa desportiva e dos seus patrocinadores. 

Mais uma vez, Carrie terá de contar com a ajuda do pai e com a enorme determinação e a fome de vencer que sempre a definiram. Mas terá também de enfrentar desafios inimagináveis, tanto no court como na sua vida pessoal, pois o peso da fama nem sempre a favoreceu e algumas das suas atitudes deixaram más memórias. E para conseguir voltar a singrar terá até de engolir o orgulho e fazer uma improvável aliança com um homem que, tal como ela, ainda tem muita coisa a provar. 


Wook | Bertrand 


10. Leonor Teles, de Isabel Stilwell

Três de rubi. 

Três de diamante. 

E, o maior de todos, de esmeralda. 

Sete anéis, símbolos de poder, que passariam, um a um, das mãos do rei D. Fernando para os dedos da sua adorada mulher, como prova do seu amor e do seu desejo de a proteger. Leonor Teles não esquecia que haviam pertencido ao assassino de Inês de Castro. Mas, não, apesar de partilharem o mesmo cabelo cor de fogo, a mesma paixão pela vida e a mesma ambição pelo poder não, Leonor não teria o mesmo destino da sua prima. Seria rainha em vida. Teria o poder nas suas mãos. 

Casada, mãe de um rapaz, Leonor não se deixa ficar presa nem à vida num paço perdido, nem ao senhor de Pombeiro, seu marido. Parte para Lisboa, onde a sua beleza, inteligência e artes de sedução conquistam o coração de D. Fernando e o ódio das gentes e da nobreza que a apelidam de adúltera. O tom das críticas sobe ainda mais quando corre o rumor de que se tornou amante do Conde Andeiro. Mas Leonor tem um plano e não olhará a meios para o concretizar, nem que para isso tenha de desafiar todo um reino. 

A autora best-seller Isabel Stilwell traz-nos a fascinante história de Leonor Teles, maltratada pela História, que a apelidou de Aleivosa. Entre as guerras com Castela, intrigas e conspirações familiares, Isabel Stilwell traça o retrato desta mulher, sem medo, que lutou por aquilo em que acreditava. 


Wook | Bertrand 


11. Branco Letal, de Robert Galbraith

Quando Billy, um jovem problemático, procura Cormoran Strike para o ajudar na investigação de um crime que ele pensa ter testemunhado ainda criança, o detetive Strike fica muito impressionado. Embora Billy tenha problemas mentais evidentes e não se consiga lembrar de grandes pormenores, há algo de sincero nele e na história que conta. Mas, mesmo quando Strike começa a querer interrogá-lo, Billy foge do seu escritório em pânico. 

Para tentar perceber realmente a história de Billy, Strike e Robin Ellacott - antiga assistente e agora sócia na agência - partem numa busca tortuosa pelas ruas do submundo de Londres, chegam a um refúgio secreto dentro do Parlamento e, depois, a uma bela e sinistra mansão no interior do país. 

Durante esta investigação labiríntica, a vida de Strike também não está nada fácil: graças à sua recente fama como detetive privado, já não consegue passar despercebido. Além disso, a relação com Robin está mais tensa do que nunca - sim, ela é essencial aos negócios de Strike, mas o relacionamento pessoal que mantêm é muito mais complicado. 

Épico e fascinante, este é o novo episódio da história de Cormoran Strike e Robin Ellacott, aclamada pelos leitores e pela crítica. 


Wook | Bertrand 


12. Flores

Por último, as fofas das minhas novas colegas de trabalho ofereceram-me um belo ramo de flores quando regressei do fim de semana. Além de inesperado, foi um gesto muito querido da parte de pessoas que acabei de conhecer. Que seja um bom sinal para os próximos meses. 


Portanto, agora que partilhei contigo os presentes que recebi tanto no Natal quanto no meu aniversário, percebo claramente que cada item carrega consigo muito mais do que um valor material, mas também uma carga emocional significativa. Os presentes foram escolhidos com carinho por amigos e familiares, refletindo as suas percepções sobre mim e o que acreditam que me traria alegria. Com estes gestos, relembro a importância de os valorizar, bem como as intenções por trás deles. Agora, estou ansiosa para aproveitar cada um destes presentes e, mais importante, para criar novas memórias com as pessoas que amo ao longo deste ano. Que venham mais aniversários e Natais repletos de carinho e gratidão! 


O que tens a dizer sobre os meus presentes? Qual o que mais gostaste? Gostarias de ter recebido algum? Que presentes recebeste no Natal? Qual o favorito de todos? Conta-me tudo nos comentários abaixo! 

2 comentários:

  1. Tantos livros, inveja boa! :)
    Também recebi "O Protocolo Caos" e "Leonor Teles", espero conseguir ler pelo menos um deles este ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero ler alguns ainda este ano ;) Foi uma boa colheita, é verdade xD

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter