Sinopse
The brand new instalment in the highly acclaimed international bestselling series, featuring Cormoran Strike and Robin Ellacott, written by Robert Galbraith, a pseudonym of J. K. Rowling.
A dismembered corpse is discovered in the vault of a silver shop. The police initially believe it to be that of a convicted armed robber - but not everyone agrees with that theory. One of them is Decima Mullins, who calls on the help of private detective Cormoran Strike as she's certain the body in the silver vault was that of her boyfriend - the father of her newborn baby - who suddenly and mysteriously disappeared.
The more Strike and his business partner Robin Ellacott delve into the case, the more labyrinthine it gets. The silver shop is no ordinary one: it's located beside Freemasons' Hall and specialises in Masonic silverware. And in addition to the armed robber and Decima's boyfriend, it becomes clear that there are other missing men who could fit the profile of the body in the vault.
As the casa becomes ever more complicated and dangerous, Strike faces another quandary. Robin seems increasingly committed to her boyfriend, policeman Ryan Murphy, but the impulse to declare his own feelings for her is becoming stronger than ever.
A gripping, wonderfully complex novel which takes Strike and Robin's story to a new leve, The Hallmarked Man is an unmissable read for any fan of this unique series.
Opinião
Voltamos com a ansiada, pelo menos por mim, série Strike, criada pela fantástica J. K. Rowling sob o pseudónimo de Robert Galbraith. Sempre com enredos envolventes, protagonizada pelo detective Cormoran Strike e a sua parceira Robin Ellacott, a série conquistou leitores pelo seu estilo detalhado, atmosfera sombria e tramas intricadas que exploram temas como crime, justiça e relações humanas. Este é o oitavo volume da saga e desempenha um papel fundamental na continuidade da série policial. Vem consolidar o universo familiar de Strike e dos seus colaboradores, cria uma cada vez maior conexão emocional com os leitores, ao mesmo tempo que desenvolve e entrelaça elementos que serão explorados nos próximos livros e que nos deixam a contar os dias para o próximo lançamento.
Nesta recente aventura da série policial, os leitores são convidados a mergulhar num mistério intrigante passado, maioritariamente, na cidade de Londres. A trama acompanha os detectives Strike e Robin enquanto a sua agência é contratada para investigar um caso sobre a morte dum homem dentro dum cofre pertencente a uma loja que comercializa pratas maçónicas. Aparentemente, o caso está encerrado quando a polícia chega à conclusão de que a vítima era um criminoso procurado. Mas existe uma mulher que acredita que o homem que ama e com quem teve um filho é, na verdade, esse homem assassinado no cofre e que é esse o motivo para ter desaparecido sem deixar rasto. Com uma forte ligação ao passado de Strike, esta mulher decide contratar a sua agência e é, por causa dela, que se veem envolvidos num quebra cabeças que os obriga a tentar encontrar os diferentes homens que poderiam ser a vítima, por estarem desaparecidos desde então e por se encaixarem no perfil físico.
Podes ler também a minha opinião sobre The Running Grave
Assim, os principais acontecimentos de The Hallmarked Man giram em torno desta investigação, que os leva a algumas viagens na busca pelos homens desaparecidos e a passear pelos meandros da maçonaria e das suas teias de influência no poder. Como sempre tem acontecido, a investigação deste caso maior é o eixo sobre o qual gira toda a narrativa, mas neste volume existe uma maior profundidade nos aspectos pessoais dos protagonistas, onde as suas emoções e dilemas internos são explorados de forma mais intensa. Claro que o facto de Strike ter, finalmente, admitido para si mesmo os sentimentos que nutre pela sua sócia ajuda nesta evolução, que é cozinhada em lume brando e nos conduz a mais um desfecho daqueles que, quando terminamos este livro nos dá vontade de iniciar imediatamente o próximo, que nem sabemos quando será lançado.
"This was the first time Strike had ever met somebody who wanted an assurance their loved one was dead, rather than alive. This, he supposed, was the most extreme manifestation of a phenomenon with which he was only too familiar: a woman absolutely refusing to accept that her partner wasn't what she thought him."
A equipa formada por Strike e Robin revela um reforço da cumplicidade conquistada até aqui, tornando-os numa dupla complementar e muito resiliente, cuja dinâmica evolui novamente ao longo desta narrativa. Cormoran, com uma carreira militar no passado e que agora trabalha como detective particular na agência que fundou a pulso, é um personagem marcado por experiências difíceis, com uma personalidade intensa e perspicaz, e determinado a desvendar a verdade, mesmo diante de obstáculos pessoais e profissionais. Robin, a assistente que se tornou sócia graças ao seu trabalho e que tem contribuído para o crescimento do negócio que partilham, por seu lado, demonstra inteligência, sensibilidade e uma forte ética de trabalho, equilibrando a franqueza e a empatia.
Podes ler ainda a minha opinião sobre The Ink Black Heart
Ao longo de The Hallmarked Man, estes protagonistas demonstram um desenvolvimento notável, aprofundando-se emocionalmente e revelando camadas de complexidade até aqui nunca expostas. Enquanto Strike lida com os seus sentimentos por Robin e a melhor forma de se declarar, depois de anos a negar o que sentia e com medo de colocar em risco esta relação essencial da vida que construiu, por seu lado, Robin encontra-se numa relação que parece estar a evoluir, ainda que a própria tenha muitas dúvidas sobre o rumo que se lhe impõe. As experiências vividas durante esta investigação, onde voltam a receber uma série de ameaças, proporcionam-lhes uma maior compreensão um do outro e fortalece os seus vínculos profissionais e pessoais.
"It is the great misfortune of the coward that he sees danger everywhere, and of the snob that he perpetually underestimates those he considers his inferiors."
O estilo de Rowling revela-se, como nos habitou, envolvente e detalhado, com uma narrativa ágil e bem estruturada. A sua habilidade para criar diálogos naturais e cenas vividas contribui para uma leitura fluida e instigante, que nos mantém imersos na investigação policial e na relação dos sócios. Além disso, a prosa da autora apresenta uma combinação perfeita de descrições precisas e ritmo dinâmico, que reforçam a atmosfera de mistério e suspense típica da série. O suspense é construído de forma gradual, através da revelação de detalhes enigmáticos e pistas subtis, que estimulam a curiosidade e o desejo de desvendar o mistério. A trama é muito bem organizada, com pistas que se conectam cuidadosamente e revelações que surpreendem, o que demonstra o cuidado na construção do enredo. Além disso, os personagens complexos e bem desenvolvidos contribui para a profundidade da história e talvez seja o grande motor que nos prende e nos dá vontade de continuar a esperar por novos volumes.
Como sempre, a série Strike não desilude e destaca-se pela trama envolvente, repleta de reviravoltas e detalhes meticulosos, sem esquecer o gancho final que sempre marca presença e nos faz roer as unhas enquanto esperamos pelo próximo e que, na minha opinião, volta a consolidar esta série como uma das melhores dentro do género policial contemporâneo. Se ainda não conheces esta série policial, podes começar por aqui, e vais entender a narrativa, embora eu aconselhe a começar pelo princípio de forma a compreender todas as referências, bem como a evolução das relações e dos próprios protagonistas. É, sem dúvida alguma, uma leitura recomendada para os fãs de romances policiais que apreciam uma história bem elaborada e cheia de suspense.
Mas agora quero muito saber a tua opinião! Já leste The Hallmarked Man? Acompanhas a série Strike? O que achaste da narrativa e do desenvolvimento dos nossos detectives? Que aspecto deste crime mais chamou a tua atenção? Conta-me tudo nos comentários!


Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!