Sinopse
Tremembé conta a história do presídio paulista de Tremembé II a partir do ponto de vista de infames personalidades do crime brasileiro enquanto cumprem as suas penas. A série de ficção é focada na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecido popularmente como Tremembé e situado próximo à cidade paulista de Taubaté. Em Tremembé já estiveram e estão os condenados por crimes de grande repercussão mediática no país.
A produção de true crime é baseada nos livros Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido e Suzane: assassina e manipuladora, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, e acompanhará os dias de pena de famosos internos da prisão, como Suzane von Richtofen, Cristian Cravinhos, Elize Matsunaga e Roger Abdelmassih.
Opinião
A série brasileira Tremembé, uma produção da Prime Video, anda nas bocas do mundo e, felizmente, também está disponível em Portugal. Com uma abordagem inovadora ao colocar numa ficção o dia-a-dia da prisão dos famosos, a produção procura revelar os aspectos mais obscuros e intrigantes dos criminosos mais icónicos do Brasil enquanto se encontram neste estabelecimento prisional. A sua temática central gira em torno do fenómeno social e mediático que envolve estes nomes conhecidos, propondo uma reflexão sobre poder, notoriedade e as consequências das suas acções. Localizada na zona norte de São Paulo, a cadeia de Tremembé é conhecida pela sua longa história de detenções de figuras públicas, muitas vezes envolvidas em escândalos ou episódios de grande repercussão.
Esta associação entre o nome do estabelecimento e a notoriedade dos seus presos reforça a ideia de que a prisão de celebridades acaba por se tornar um fenómeno cultural, alimentado pelo interesse público e pela cobertura mediática. A série explora este fenómeno ao questionar a exposição destas figuras e as implicações da sua condição de presos, além de trazer à tona questões sobre a fama, julgamento social e a própria estrutura deste sistema prisional em particular. A série foca-se na história dum grupo de celebridades, presos por diferentes motivos, enquanto se relacionam com outros menos conhecidos mas com crimes até piores do que os deles. Ao abordar estes pontos, a produção oferece uma visão crítica e ao mesmo tempo íntima destas figuras, criando uma narrativa que mistura humor, drama e muita reflexão.
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O grande destaque da série vai para os actores que representam figuras emblemáticas do universo das celebridades presas, cada um trazendo uma história única que enriquece a narrativa. Os meus favoritos são a Marina Ruy Barbosa, como Suzane, uma surpresa por conseguir descolar-se completamente da imagem que temos dela das novelas e encarnar a controversa menina que matou os pais; os irmãos Cravinhos, com especial destaque para o sexy Christian, interpretado pelo Kelner Macêdo; o Lucas Oradovschi, que dá vida ao Alexandre Nardoni com uma verossimilhança inacreditável; e, por fim, o extraordinário Anselmo Vasconcellos, que só agora reconheci o actor de tão igual que ficou ao Roger Abdelmassih. Estas interpretações foram as que mais me marcaram, mas a verdade é que todo o elenco é inacreditável e entrega actuações de excelência, inclusivamente na linguagem corporal que fala muito mais das suas culpas do que as suas palavras.
Tremembé é inspirada nos livros do incrível Ullisses Campbell, que não sei o que falta para serem publicados em Portugal, sobre a Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen que protagonizaram crimes que chocaram a sociedade brasileira. Ao retratar estas figuras que foram parar a Tremembé, acabou por incluir muitas histórias de outros presos que com eles conviveram e que permitiam compreender melhor as dinâmicas da cadeia e dos próprios biografados. O gatilho inicial é a chegada de Suzane à prisão, mas depois tudo gira em torno das relações que se criam entre os presidiários e com o que deixaram cá fora. Apesar de assentar sobre a vida na cadeia e acompanhar as saídas autorizadas, no início de cada episódio é apresentada a representação do crime pelo qual foram presos, o que entrega momentos dramáticos e que permitem compreender, mesmo para quem não conhece estes crimes, o que fizeram para ser condenados.
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São abordados, de forma contundente, temas complexos como a justiça, a mídia, a fama e o preconceito. Através da história destes presos, a produção acaba por questionar a forma como a mídia sensacionalista pode influenciar a percepção pública e o julgamento social, além de transformar em famosos pessoas apenas por terem cometido crimes hediondos, como é o caso da Suzane e da Elize. Importa também referir a notável qualidade técnica da série, onde se destaca o roteiro bem elaborado, a actuação dos actores, convincente e carismática, e a banda sonora que complementa perfeitamente o clima da série e que reforça a imagem destas figuras e complementa o clima da série. Todos os elementos conjugados, aliados à direcção da Vera Egito, tornam esta série um caso sério de qualidade, perfeitamente a par com o que se faz nos Estados Unidos.
A minha opinião sobre esta série brasileira é bastante positiva, pois entrega uma experiência marcante, que prende o espectador do princípio ao fim, e que dá vontade de devorar todos os episódios duma só vez. Com uma narrativa envolvente e uma abordagem que mistura humor com crítica social, torna-se uma obra que merece toda a nossa atenção. As expectativas sobre uma segunda temporada estavam altas e foram agora confirmadas, o que muito entusiasma todos os amantes do género True Crime, pois teremos a oportunidade de ver outros famosos que por lá passaram, bem como muitos outros criminosos menos conhecidos cujos crimes são ainda mais chocantes. É uma excelente recomendação para um público adulto interessado em crimes reais e temas relacionados com o sistema prisional e a fama, bem como a espectadores que apreciam narrativas intensas com foco na complexidade das personagens e nos dilemas morais envolvidos.
Para terminar, a série Tremembé convida-nos a refletir sobre a importância de olhar para além das manchetes e compreender as histórias que estão por trás dos acontecimentos e, sobretudo, compreender que, nem sempre, os crimes mais mediáticos são os mais repugnantes. No que diz respeito às críticas de romantizar os criminosos ou de que é uma agressão para as famílias das vítimas, compreendo mas não concordo. No entanto, convido-te a assistir à série e descobrires por ti mesma para que possas formar a tua própria opinião e questionar as narrativas, porque vale muito a pena dares uma chance a esta produção que conta com uma abordagem única. Mas agora quero muito saber a tua opinião! Já conheces esta série brasileira? Viste todos os episódios de Tremembé? O que achaste da abordagem da história? Qual o crime que mais te impactou? Conta-me tudo nos comentários abaixo!



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