Sinopse
O mestre do thriller está de volta com um novo e extraordinário romance - uma obra-prima intensa, repleta de reviravoltas e de enigmas por decifrar, que vai entreter os leitores como só Dan Brown sabe fazer.
Robert Langdon, prestigiado professor de simbologia, viaja até Praga para assistir a uma palestra inovadora de Katherine Solomon, uma cientista reconhecida no campo da noética, com quem começou recentemente um relacionamento amoroso. Katherine está prestes a publicar uma obra revolucionária, cujas explosivas revelações sobre a natureza da consciência humana ameaçam abalar séculos de crenças estabelecidas.
Quando um terrível assassino provoca o caos, Katherine desaparece sem deixar rasto e o seu manuscrito é destruído. Desesperado por encontrar a mulher que ama, Langdon embarca numa corrida contra o tempo pela mística Praga, enquanto é implacavelmente perseguido por uma poderosa organização e uma criatura assustadora saída das mais antigas lendas da cidade.
De Praga a Nova Iorque, passando por Londres, Langdon mergulha nos mundos da ciência mais avançada e da tradição histórica, navegando por um labirinto de códigos e símbolos, até finalmente desvendar uma verdade perturbadora sobre um projeto secreto que mudará para sempre a nossa visão da mente humana.
Opinião
E passados tantos anos, temos de volta Dan Brown com o seu Professor Langdon, com mais um romance de suspense e mistério, género que lhe conquistou leitores ao redor do mundo, graças ao seu estilo de escrita dinâmico e repleto de reviravoltas. Como já nos habitou, O Segredo dos Segredos é um thriller de suspense que combina elementos de ficção histórica, conspiração e mistério, com uma narrativa repleta de enigmas, códigos e pistas que desafiam o leitor a desvendar os seus mistérios, ao mesmo tempo que Langdon luta para sobreviver aos imensos perigos que se aproximam em cada esquina, conseguir salvar a mulher amada e o seu manuscrito e, ainda, proteger uma jovem que se encontra em risco, sem nem ter ideia disso.
Os principais personagens desempenham papéis cruciais na condução da narrativa e na revelação dos mistérios centrais, com especial destaque para o incontornável Robert Langdon. O professor de simbologia chega-nos instalado em Praga, acompanhado da nova namorada, que é o motivo para se encontrar nesta cidade europeia. A Doutora Katherine é uma cientista e a verdadeira razão que faz girar todo este mistério. A sua área de investigação é algo que nunca tinha ouvido falar, mas que me deixou fascinada e curiosa para saber mais sobre este assunto. Afinal, a noética estabelece que a mente, a consciência não se encontra alojada nos nossos cérebros. Prestes a publicar um livro sobre as suas teorias nesta área, percebe que existem muitos interesses que estão contra o lançamento do seu livro, embora não consiga perceber o real motivo.
Podes ler também a minha opinião sobre Origem
Outras figuras importantes nesta narrativa são a embaixadora dos Estados Unidos em Praga, uma mulher forte e determinada a fazer a coisa certa, quando se vê envolvida em conspirações perigosas e que colocaram em risco a sua própria equipa na Embaixada; ou a jovem assistente russa da cientista que convida Katherine para uma palestra em Praga, que revela um passado tenebroso e ser um objecto de estudo de valor incalculável. Os cenários do livro também desempenham um papel fundamental na construção do suspense. Logo para começar a cidade de Praga, onde tudo começa e termina, é o local perfeito para um enredo tão misterioso e perturbador. Mas também Nova Iorque e Londres são cidades importantes e onde acontecem conflitos essenciais para desvendar tudo o que se esconde por trás da figura dum homem poderoso e perigoso.
"Em termos históricos, as verdades importantes começam muitas vezes a vida como impossibilidades absolutas. E lá porque não conseguimos imaginar como uma coisa pode ser verdade, não quer dizer que não podemos constatar que é verdade."
O Segredo dos Segredos mergulha profundamente na exploração de temas relacionados com a mente e a consciência, com segredos históricos e científicos, conspirações e símbolos enigmáticos à mistura. A narrativa revela uma rede de segredos guardados pelas mais altas instâncias dos Estados Unidos, que parecem dispostos a tudo para que nada chegue ao grande público, mas não estão dispostos a desistir dos seus projectos de investigação. Os métodos usados são chocantes, mas os resultados obtidos e o que se espera descobrir é ainda mais assombroso. Afinal, o que se passa no nosso cérebro é ainda um grande mistério e as respostas são pouco satisfatórias, face ao que já sabemos sobre ele. Os conceitos explorados neste livro são fascinantes e, embora complexos, o autor consegue colocá-los de forma acessível para leigos.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Fortaleza Digital
Como sempre, o estilo de Dan Brown é marcado por uma narrativa ágil e envolvente, com frases curtas e directas que mantêm o ritmo acelerado da história. A sua habilidade para criar suspense e mistério é muito evidente neste novo livro, com uma estrutura de capítulos curtos e cheios de reviravoltas, o que prende o leitor do começo ao fim. O autor também faz uso duma linguagem acessível, combinada com elementos históricos, artísticos e científicos, que enriquecem a trama sem dificultar a leitura. Repleto de sequências de acções rápidas, pistas reveladas de maneira estratégica e reviravoltas sucessivas, tudo acontece em pouco mais de 24 horas. No que toca ao desenvolvimento dos personagens, ele acontece muito mais com os secundários do que com os protagonistas, onde se encontram as camadas de complexidade e profundidade, bem como os conflitos internos.
"Cientistas de topo do mundo inteiro estão cada vez mais convencidos de que a realidade não é nada como julgamos. Isso inclui a ideia provocadora de que a morte é, muito possivelmente, uma ilusão... e que a nossa consciência sobrevive à morte física e continua a viver."
Esta nova aventura destaca-se pela sua impressionante combinação de pesquisa minuciosa, criatividade narrativa e ritmo acelerado. Dan Brown volta a conseguir entrelaçar factos históricos, simbologia, ciência e teorias conspiratórias de forma inteligente, o que mantém o leitor constantemente interessado e envolvido na trama. O seu grande talento é estimular a nossa curiosidade, tornando a leitura uma experiência que entretém e, ao mesmo tempo, intelectualmente estimulante. É uma leitura que proporciona uma experiência emocionante e cativante, embora possa ser considerada repetitiva na sua fórmula, já muito batida na obra do autor. Além disso, exige que se suspenda a descrença para conseguir aceitar todos os acontecimentos, alguns bem rocambolescos que, a dada altura, se tornam quase absurdos.
Em suma, é uma experiência de leitura envolvente e intrigante, que nos desperta para temas e nos deixa o desejo de saber mais, além de ser fascinante o enquadramento histórico da cidade de Praga e dos lugares icónicos por onde se movimentam durante esta aventura. Apesar de se tornar cansativo em certos momentos, também pelo peso do tema e pela velocidade dos acontecimentos, não deixa de ser entretenimento puro e bem cinematográfico. Não vai defraudar os fãs de Dan Brown e deste género literário, e pode ser uma interessante porta de entrada para quem gosta de livros de suspense onde a ciência tem mais destaque. Mas agora quero muito saber a tua opinião! Já leste a nova aventura de Dan Brown? Valeu a pena a espera? O que achaste deste mistério? O que mais te surpreendeu? Conta-me tudo nos comentários!


Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!