expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

#Viagens - Igreja de S. João Evangelista, Vila Viçosa

 

Foto de capa: mulher de costas com o tronco fora do carro, segurando um chapéu na cabeça

A Igreja de S. João Evangelista fica em Vila Viçosa, no coração do Alentejo, junto ao património histórico da vila, no topo da Praça da República. Relevante pela sua arquitectura marcante e pela riqueza de obras de arte sacra, é um testemunho importante da história religiosa e do estilo barroco da região e foi um dos monumentos que tive oportunidade de visitar durante a minha viagem por Vila Viçosa e Elvas. Nessa visita ficou claro o peso histórico que esta construção carrega e como se integra perfeitamente no centro histórico, que é dos mais bonitos que já conheci. 


Buy Me A Coffee

O período dominante é o Barroco, com a igreja começando a ser construída em 1636, com o patrocínio de D. João IV, o rei restaurador, figura central de toda a localidade, tal como a sua família, antes e depois dele. O edifício desempenha um papel central na memória e na vida quotidiana de Vila Viçosa. Testemunha da religiosidade popular, acolhe rituais, festas e procissões, ao mesmo tempo que se revela como monumento de referência para a memória dos habitantes. Ao longo dos séculos, a igreja esteve ligada à nobreza local e à importância estratégica de Vila Viçosa. Entre 1806 e 1862 serviu de Capela Ducal, ao serviço da família Bragança, e a partir de 1865 torna-se sede da paróquia de S. Bartolomeu, motivo pelo qual também é conhecida por este nome. 


Podes ler também sobre o Paço Ducal de Vila Viçosa 


A vista exterior da Igreja de S. João Evangelista impressiona pela clareza duma planta simples que abriga, no entanto, uma fachada cuidadosamente trabalhada, revestida de mármore local, com três ordens de janelas, sendo flanqueada por duas pesadas torres quadradas sem coruchéus, com campanário de 6 sinos. A planta em cruz latina, com uma nave única com capelas laterais, transepto e ampla capela mor, é organizada para valorizar a entrada principal e a, sobretudo, a visão de quem entra. Na capela mor, destacam-se a abóboda de berço e alçados revestidos de azulejos azuis e brancos, o grande retábulo de talha dourada e o trono e sacrário também de talha dourada. 


Montagem da Igreja de S. João Evangelista em Vila Viçosa: Capela-mor com retábulo dourado e altar, ao lado o Batistério com fonte de mármore.

O coro alto, na entrada da igreja, assenta em três arcos de volta inteira com balaustrada. Nas paredes elevadas do seu interior estão dois quadros que representam a coroação e a Assunção da Virgem. A iluminação natural entra com delicadeza através das janelas altas, criando uma penumbra suave sobre as áreas de altar e sobre as talhas douradas, que refletem a luz e elevam o aspecto solene do espaço. Durante a tua visita à Igreja de S. João Evangelista fica atenta aos elementos artísticos, que revelam bem a riqueza ornamental do espaço. Para quebrar a nudez das paredes laterais do cruzeiro encontras dois grandes quadros pintados a óleo, datados do século XVIII, com cenas bíblicas. As imagens dos santos que encontras nas capelas são de várias épocas, desde o século XVII até ao século XX. O mais antigo retábulo de talha da igreja, ao estilo maneirista, encontra-se na Capela do Santíssimo Sacramento, de fustes revestidos de folhagem miúda, polícroma, friso lobulado e com um medalhão na fronte. 


Podes ler ainda sobre o Café Restauração 


A conservação do espaço interior é fruto de restauros que houve ao longo do tempo, quer mais antigo, quer mais recente, onde o respeito pelo estilo tem sido tido em consideração, o que faz com que mantenha o seu apelo litúrgico e estético, bem como turístico. Ao entrar nesta igreja, logo sentimos o silêncio que parece suspender o tempo, como que numa viagem ao passado, se ela nos fosse possível. O espaço, ao mesmo tempo grandioso e íntimo, convida à contemplação e transmite paz e tranquilidade, algo que estamos habituados a sentir num lugar de culto, que permanece vivo na sua comunidade. É muito fácil chegar e encontrar este monumento imponente, pois encontra-se no topo da Praça da República, lugar central, de frente e de onde se pode ver o Castelo de Vila Viçosa ao fundo. O ideal é estacionar no primeiro lugar que encontrares na Praça e seguir a pé e desfrutar da envolvência, das ruas e casas típicas, das esplanadas bem localizadas, e tirar partido das vistas que são lindas para onde quer que olhes. 


Montagem fotográfica das capelas laterais da Igreja de São João Evangelista, em Vila Viçosa: à esquerda a capela do Santíssimo Sacramento e à direita a capela de São José.

Recapitulando, a visita à Igreja de S. João Evangelista revelou uma construção que se destaca pela harmonia entre o charme barroco e uma elegância contida, situada no coração de Vila Viçosa. É um espaço de preservação da memória, que é visível na organização dos ambientes, nas capelas laterais e nos elementos que as compõem e até à vista da fachada imponente. Mas agora quero muito saber a tua opinião! Gostaste da minha passagem pela Igreja de São João Evangelista? Costumas visitar igrejas? Ficaste curiosa sobre Vila Viçosa ou já conheces? Se conheces, que outros lugares recomendas que visite? Conta-me tudo nos comentários abaixo! 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter