Ao longo de 2025, o mundo do Cinema e das séries continuo a surpreender-nos com histórias inovadoras, actuações marcantes e produções visualmente impressionantes. Foi um ano repleto de novidades, retornos aguardados e projectos que desafiaram os limites da criatividade. Como apaixonada por entretenimento que sou, e ainda que não tenha assistido a tantos filmes e séries quanto gostaria, selecionei aqueles que mais me conquistaram e marcaram a minha experiência ao longo do ano que passou.
Vê também o meu Top 3 de Filmes de 2024
Hoje, quero partilhar o meu Top 2 de melhores filmes e séries que vi em 2025, tendo em consideração tanto aspectos técnicos quanto a ligação emocional que cada produção proporcionou. Quer sejas fã de filmes ou adores séries, espero que as minhas escolhas te inspirem a descobrir novas obras ou revisitar alguns dos destaques que fizeram do meu 2025 um ano inesquecível no grande ecrã e na televisão. Vens comigo?
1. Ainda Estou Aqui
A acção tem início no Rio de Janeiro, durante a década de 1970, quando Brasil vivia o auge da repressão através das políticas do general Emilio Garrastazu Médici (1905-1985), 28.º Presidente do Brasil e terceiro do período da ditadura militar. Neste contexto, seguimos Eunice Paiva na sua busca pelo marido, Rubens Paiva, um deputado progressista levado pelos militares, em Janeiro de 1971, e dado como desaparecido pelas autoridades. Forçada a criar sozinha os cinco filhos de ambos, Eunice inicia uma longa luta para provar o assassinato de Rubens e o de tantos outros brasileiros que tiveram a coragem de se insurgir contra as injustiças de um regime implacável com todos os dissidentes.
Com realização de Walter Salles, este drama biográfico foi escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega. O argumento parte da biografia homónima escrita por Marcelo Rubens Beyrodt Paiva, filho de Rubens Paiva (1929-1971), uma das vítimas dos 21 anos de ditadura militar instaurada no Brasil desde Abril de 1964 até Março de 1985.
Com a interpretação de Eunice, Fernanda Torres tornou-se a primeira actriz brasileira a ganhar um Globo de Ouro - depois de, 25 anos antes, a sua mãe, Fernanda Montenegro (que ainda interpreta a mesma personagem na velhice, já com sinais da doença de Alzheimer), ter sido nomeada com o filme Central do Brasil, também realizado por Salles e vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro.
2. The Office
No mesmo formato de pseudodocumentário da série britânica, The Office retrata o quotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia. Filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, os funcionários tem como função vender o suprimento de papel fornecido pela companhia. Michael Scott, gerente da filial, é um chefe incoerente e imaturo mas que se preocupa com o bem estar dos seus empregados. Assim, The Office traça um olhar cómico e honesto sobre os seus personagens, destacando as suas diferenças e particularidades e como isso afeta a convivência diária durante o trabalho.
Embora, a princípio, não exista um laço emocional muito forte entre eles, aos poucos, amizades são formadas e os funcionários da Dunder Mifflin tornam-se uma espécie de segunda família. Entre as relações mais memoráveis do The Office está o casal Jim, um vendedor, e Pam, a recepcionista. Ao longo das temporadas, a adorável amizade entre os dois transforma-se num intenso amor romântico.
3. Tremembé
Tremembé conta a história do presídio paulista de Tremembé II a partir do ponto de vista de infames personalidade do crime brasileiro enquanto cumprem as suas penas. A série de ficção é focada na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecido popularmente como Tremembé e situado próximo à cidade paulista de Taubaté. Em Tremembé já estiveram e estão os condenados por crimes de grande repercussão mediática no país.
A produção de true crime é baseada nos livros Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido e Suzane: assassina e manipuladora, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, e acompanhará os dias de pena de famosos internos da prisão, como Suzane von Richtofen, Cristian Cravinhos, Elize Matsunaga e Roger Abdelmassih.
Ao revisitar estes filmes e séries que marcaram a minha experiência em 2025, percebo como cada um deles trouxe algo único para a minha jornada de entretenimento. Quer seja pelas suas histórias envolventes, pelas actuações memoráveis ou pela abordagem inovadora, estes títulos conquistaram o meu coração e deixaram uma marca duradoura no meu modo de perceber o que o Cinema e a televisão podem oferecer. Num mundo em constante transformação, o audiovisual continua a ser uma poderosa ferramenta de reflexão, entretenimento e conexão. Só espero que o teu 2025 também tenha sido um ano repleto de boas histórias e que tenhas encontrado momentos especiais.
Agora, quero saber sobre as tuas experiências cinematográficas de 2025! Já viste algum destes filmes e séries? Qual o que mais te interessa? Qual o melhor filme ou série que viste no ano passado? Recomendas algum que me tenha escapado? Conta-me tudo nos comentários abaixo!





Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!