Vila Viçosa, situada no coração do Alentejo, é uma vila de grande significado histórico e religioso em Portugal. Conhecida pelo seu vasto património arquitectónico e cultural, destaca-se principalmente pelo seu papel na história da monarquia portuguesa, tendo sido uma das residências preferidas da Casa de Bragança. A sua importância religiosa é evidenciada pela presença de emblemáticas igrejas, entre elas a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que reflete a riqueza espiritual e a tradição católica da região. Foi o desejo de conhecer este lugar histórico que originou a minha viagem neste Verão e onde esta Igreja foi a última atração que visitei antes de partir para Elvas.
Apesar da sua existência já ser assinalada na época medieval, não é possível precisar a data exacta da sua fundação, embora se considere que terá acontecido durante o reinado de D. Fernando. O edifício encontra-se dentro das muralhas do Castelo de Vila Viçosa, tendo sofrido várias intervenções ao longo dos séculos. Esta Igreja possui uma história rica e marcada por diversos eventos e figuras de destaque. Palco de importantes cerimónias religiosas e eventos sociais ao longo dos séculos, destaca-se o momento em que o rei restaurado, D. João IV, decidiu elevar Nossa Senhora da Conceição a Rainha e Padroeira de Portugal, nas cortes de Lisboa de 1646. Desde então, os reis e rainhas não voltaram a usar a coroa, que passou a ser posse exclusiva de Nossa Senhora, em Vila Viçosa, Trono da Rainha e Altar de Portugal. Mais recentemente, recebeu a visita do Papa João Paulo II na sua primeira visita apostólica a Portugal, em 1982.
Podes ver também o Roteiro de Viagem entre Vila Viçosa e Elvas
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição apresenta um estilo arquitectónico Maneirista, com três naves e cinco tramos, que tomou forma na reabilitação feita no período anterior à Restauração da Independência, e onde predomina o uso do mármore regional. Disso resulta uma fachada imponente, altares elaborados, ricamente trabalhados com muita talha dourada e azulejos que se encontram no interior de todo o edifício, revelando estilos posteriores, como o Barroco e o Rococó. O altar-mor entroniza ao centro as esculturas de Cristo crucificado, ao alto, e da Imaculada Conceição. Esta imagem terá sido trazida de Inglaterra, entre 1402 e 1404, por encomenda do Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira. A notável imagem, em pedra de ançã, está tradicionalmente coberta por ricas vestimentas, muitas delas oferecidas pelas Rainhas e outras damas da Casa Real. Foi também aqui deixado, pelos vencedores da Batalha de Montes Claros, um estandarte em agradecimento pela vitória sobre os espanhóis, que ainda se encontra exposto no altar-mor.
Durante a visita à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, depois de ter passeado pelo Castelo e pelos núcleos museológicos, foi possível apreciar um ambiente de grande tranquilidade. A iluminação suave ressalta os detalhes arquitectónicos e artísticos do interior, criando uma sensação de paz e contemplação. Ao redor, as paredes adornadas com pinturas e azulejos seiscentistas, bem como as seis capelas laterais que se encontram no templo, contribuem para uma atmosfera rica em História e religiosidade. Fiz a visita por minha conta, mas também existem visitas guiadas, que poderão, consoante a dimensão dos grupos, incluir uma visita aos mantos da imagem de Nossa Senhora. Neste recinto, também acontecem Procissões, Exposições, Peregrinações e até Concertos, o que revela bem o quanto é importante na região e no seio da Igreja Católica.
Podes ler ainda sobre o Castelo de Vila Viçosa & Museus da Caça e Arqueologia
No entanto, a principal festa ocorre no dia 8 de dezembro, data marcada por procissões, missas solenes e procissões religiosas que percorrem as ruas do centro histórico. Acredito que essa altura seja especial para visitar esta Igreja, mas também a Primavera ou o início do Outono, quando o clima é mais ameno e as temperaturas agradáveis, proporcionem uma experiência mais confortável para explorar a Igreja e os seus arredores, como o cemitério onde podes visitar a sepultura de Florbela Espanca. Fala-te alguém que decidiu empreender esta visita no pico do mês de Julho, que não impediu que a fizesse, mas o calor, de facto, pode se tornar desagradável a determinada altura.
A minha visita à Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi muito importante e interessante para mim pelo seu valor arquitectónico e histórico, tendo em conta o papel que desempenhou na construção e até na defesa da nossa nacionalidade ao longo dos séculos. Este momento permitiu apreciar a riqueza do património religioso e reconhecer a sua influência na importância da vila, que cresceu quando os duques se tornaram reis. Este tipo de visita também permite recordar a importância de valorizar e preservar o nosso património religioso e cultural, mantendo as ligações com as nossas raízes e identidade. Só posso deixar o convite para que embarques nesta viagem de descoberta e vás conhecer de perto a beleza e a História da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
Mas agora quero muito saber a tua opinião! Já conheces esta Igreja? Já visitaste Vila Viçosa? Costumas visitar monumentos religiosos? Que aspecto mais te agrada ou mais te impressiona? Conta-me tudo nos comentários abaixo!




Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!