Parece mentira, mas o Natal aproxima-se a passos largos e, com ele, a oportunidade perfeita de surpreender aqueles que amamos com presentes que realmente toquem o coração. Se és apaixonado por literatura o desejas presentear alguém que adora livros, este Guia de Presentes foi criado especialmente para ajudar nessa missão. Hoje, vamos explorar as principais novidades do mundo literário, tendências de leitura e sugestões de livros que prometem encantar leitores de todos os gostos nesta temporada festiva.
Podes ver também o Guia de Presentes de Natal 2024
Este ano, o cenário literário está repleto de novidades empolgantes, com lançamentos que abrangem diversos géneros, desde romances emocionantes até obras de não ficção inovadoras. Além disso, destaco opções de presentes que combinam qualidade, originalidade e o toque especial que o Natal merece. Prepara-te para descobrir sugestões que irão tornar os teus presentes de Natal inesquecíveis, inspirando os teus amigos e familiares a mergulhar em novas aventuras literárias em 2025. Vens comigo?
1. A Intrusa, de Freida McFadden
O passado encontra sempre forma de regressar.
Casey é uma ex-professora de Boston que vive agora numa cabana isolada no coração da floresta de New Hampshire. A meio de uma tempestade, o telhado estremece, as luzes piscam e as árvores balançam perigosamente ao sabor do vento. No entanto, mesmo no meio de todo este cenário, o que a preocupa realmente é aquilo que vê ao olhar pela janela da cozinha.
Está lá fora uma rapariga. Sozinha e coberta de sangue.
Casey decide ajudá-la, abrindo-lhe a porta, deixando-a entrar e oferecendo-lhe abrigo, alimento e calor. No entanto, apesar desta amabilidade, a rapariga não explica como chegou até ali, nem revela interesse em largar a faca, que segura com força na mão direita. Além disso, e como se não bastasse, quando Casey faz uma descoberta perturbante a meio da noite, percebe que a situação só terá tendência a piorar.
A jovem esconde um segredo, e está disposta a matar para protegê-lo. Se Casey se aproximar demasiado da verdade, talvez não viva tempo suficiente para ver o nascer do novo dia.
2. Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J. K. Rowling
Harry Potter deseja escapar da perniciosa companhia dos Dursleys e ir à final da Taça Mundial de Quidditch com Hermione, Ron e os Weasleys. Quer sonhar com Cho Chang, a rapariga muito gira dos Ravenclaw, e quer saber mais sobre o misterioso evento que envolve duas escolas rivais de magia e uma competição que não ocorre há centenas de anos.
No fundo, só quer ser um feiticeiro normal de catorze anos. Infelizmente para Harry Potter, ele não é normal; é diferente... até para os padrões de Hogwarts. E, neste caso, ser diferente pode mesmo ser fatal.
Com fantásticas ilustrações e elementos interativos em papel, esta extraordinária edição do quarto volume da saga Harry Potter irá certamente deslumbrar leitores de todas as idades.
3. Antologia de Contos Humorísticos e Satíricos Russos
A presente antologia apresenta ao leitor português uma amostra da prosa satírica e humorística russa através de uma panóplia de mestres literários dos séculos XIX e XX, muitos deles inéditos e totalmente desconhecidos do público português, outros tão conhecidos como Chekhov ou Goncharóv. Todos consagraram (e, por vezes, arriscaram) as suas vidas a aperfeiçoar a arte de farpear a sociedade russa e de fazê-la rir-se de si própria com inteligência, frontalidade e argúcia.
Estes contos convocam o riso, a reflexão, o ridículo, o mero passar do tempo ou a transformação, enquanto o humor e a sátira são apresentados não unicamente como géneros literários, mas como meios circunspectos de expressão que revelam, expõem, consolam, salvam e novamente ostentam - por vezes com delicadeza, por vezes sem piedade, residindo nisso o seu poder intemporal.
4. Este Natal Todos Escondem um Segredo, de Benjamin Stevenson
Chamo-me Ernest Cunningham.
Fui leitor compulsivo de policiais até ao momento em que os mistérios reais tomaram conta da minha vida. Este Natal, acreditei que qualquer assassino com o mínimo de respeito por si próprio tirasse uns dias de folga e relaxasse.
Estava enganado.
Portanto, aqui estou eu, nos bastidores do espetáculo do famoso mágico Rylan Blaze, cujo benfeitor acabou de ser assassinado. Os meus suspeitos são todos artistas profissionais, ou seja, os grandes mestres na arte da ilusão.
A assistente
A executiva
A hipnotizadora
A irmã gémea
O conselheiro
As pistas que tenho são ainda mais abstratas: uma potencial testemunha amnésica; um assassinato cometido numa sala em que ninguém entrou; e um calendário do advento, porque, lá está, é Natal. Sei que consigo resolver o caso, se for capaz de ver através dos efeitos de fumo.
Afinal, um bom crime é como um truque de magia, não é?
5. As Últimas Horas dos Reis de Portugal, de Sérgio Luís de Carvalho
Peste, envenenamento e homicídio... Edema, tifo e sifílis... Tuberculose e parto...
Trinta e quatro monarcas, trinta e quatro mortes tão diversas. Muitas estão devidamente atestadas, mas outros pareceram violentamente, sob as balas de um revólver assassino ou pelo gume de espadas e outras armas. Houve quem falecesse após agonia prolongada e, ainda, quem não desse por nada. Mas, mais interessante do que ver a causa dessas mortes, foram as circunstâncias, quase sempre invulgares, que as rodearam.
Este livro aborda cada uma dessas trinta e quatro mortes, contextualizando-as nas respetivas vidas e sociedades, narrando-as com pormenor, explicando-as com rigor, avaliando-as com seriedade. Afinal, uma forma muito humana de conhecer os nossos monarcas.
6. Com amor, Freddie
Poucas pessoas sabiam que Freddie Mercury mantinha um diário. Quando morreu em 1991, deixou dezessete cadernos manuscritos que relatavam a sua vida, e a sua época, iniciados em 1976, quando os Queen estavam no auge da fama mundial. A sua última entrada foi escrita algumas semanas antes da sua morte.
Apenas quatro das pessoas mais próximas sabiam o que tinha acontecido a esses diários. A uma delas, Freddie confiou-os secretamente pouco antes de morrer. Uma leitura impressionante, constituem a aproximação mais fiel que o mundo alguma vez conhecerá de uma autobiografia de Freddie Mercury.
Em 2021, essa pessoa de confiança abordou a autora, oferecendo algo inédito: acesso total e irrestrito às confissões mais íntimas do artista. Durante três anos e meio, Lesley-Ann Jones mergulhou nas revelações pessoais de Freddie, construindo uma narrativa que vai abalar tudo o que pensávamos saber sobre ele e o seu legado.
Com Amor, Freddie partilha segredos chocantes da infância do músico, revela os seus medos mais profundos e desejos mais apaixonados, explora a inspiração por trás das suas composições, revisita as suas relações mais próximas e dá a conhecer o amor da sua vida. Aqui está, de uma vez por todas, a verdadeira história de Freddie Mercury.
7. Tu Consegues Comprar Casa, de Massimo Forte
Comprar casa não é impossível.
Impossível é comprar sem conhecer os passos certos para lá chegar.
Nos últimos anos, comprar casa em Portugal deixou de ser apenas complicado e tornou-se, para alguns, praticamente impossível. Perante uma realidade de rendimentos baixos, escassez de casas, investidores estrangeiros a disputar cada metro quadrado e preços sempre a subir, ser proprietário de um imóvel é, para muitos, um sonho inalcançável.
Contudo, a verdade é que há quem consiga jogar com as regras do imobiliário, evitar armadilhas e até transformar a compra de uma casa numa oportunidade para crescer e ganhar dinheiro. Massimo Forte, especialista no setor há mais de trinta anos, conhece bem todos os segredos deste mercado - que, apesar de feroz, não deixa de ser um negócio de pessoas para pessoas.
Neste livro, o autor, formador e consultor, mostra que comprar casa não é um privilégio reservado a quem tem muito dinheiro. Com uma visão, um plano claro e a estratégia adequada, o autor acredita que qualquer pessoa consegue, sim, comprar casa e tornar-se proprietária de um imóvel.
8. O Homem que Mordeu o Cão, de Nuno Markl
Onde podemos encontrar uma velha que viaja do lado de fora de um comboio, outra que carrega um frigorífico em cima da cabeça e "uma mão humana forrada a veludo, homem!"?
No fino buffet de bizarria que é O Homem Que Mordeu o Cão, claro, o livro da rubrica criada por Nuno Markl, no ar desde 1997, com uma legião de fãs cada vez maior.
Notícia não é quando um cão morde num homem, mas sim quando um homem morde num cão!
9. O dia em que te esqueci, de Margarida Rebelo Pinto
Em O Dia em que te Esqueci, Margarida Rebelo Pinto leva-nos ao coração de uma mulher que amou intensamente, sofreu, tentou recomeçar... e descobriu que só a coragem de soltar o passado abre espaço para a liberdade.
Entre memórias e silêncios que dizem mais do que palavras, este romance é uma carta íntima e arrebatadora que nos mergulha num turbilhão de emoções: a dificuldade de deixar ir, a esperança de recomeçar e a certeza de que o verdadeiro amor é aquele que nos permite ser quem realmente somos.
10. José Sócrates - Ascensão, de João Miguel Tavares
Este livro acompanha a ascensão de José Sócrates desde a sua infância na Covilhã até ao ano de 2005, quando venceu as eleições com maioria absoluta, já rodeado de várias suspeitas. Ele pretende mostrar porque é que Sócrates é um político diferente dos outros. Explicar como é que um político com o seu perfil conseguiu atingir o topo do poder em Portugal. E assinalar as razões para que tantos tenham vivido tão distraídos durante tanto tempo.
A personalidade de José Sócrates, as suas contradições e os seus métodos sempre estiveram à vista de todos. Nunca foi preciso esperar pela Operação Marquês para descobrir o verdadeiro Sócrates, nem faltou informação pública que permitisse, a quem quisesse, traçar o seu perfil, entender a sua forma de exercer o poder, e encontrar padrões de comportamento que o tornavam impróprio para o cargo de primeiro-ministro. Só faltava mesmo um livro como este - capaz de reunir o que foi escrito sobre José Sócrates nos últimos quarenta anos e desvendar a forma como ele conseguiu esconder-se debaixo dos holofotes.
11. O Sexto Sentido, de José Rodrigues dos Santos
Um homem cai do décimo andar de um hotel em Lisboa. A polícia identifica-o: Kurt Weilmann.
Nos momentos finais de vida, balbucia palavras misteriosas: «UNIO MYSTICA... MISTERIUM TREMENDUM».
Acidente, suicídio ou homicídio? A Judiciaria encontra no quarto de Weilmann uma deirradeira mensagem com um nome: Tomás Noronha.
O historiador é convocado para esclarecer o seu envolvimento naquela morte. Durante o inquérito, a CIA avisa Tomás: a sua vida corre perigo. Quem atirou Weilmann do décimo andar também o quer matar. Para se salvar, terá de desvendar o mistério daquela morte.
Assim começa uma busca que irá conduzir Tomás Noronha aos segredos que envolvem uma classe de substâncias terapêuticas com propriedades milagrosas. Chamam-lhes enteógenos, expressão grega para... O DIVINO DENTRO DE NÓS.
Baseado em descobertas científicas que estão a ser estudadas pelas maiores instituições do mundo, desde Harvard até ao Centro Champalimaud, O Sexto Sentido mostra-nos o que os enteógenos começaram a revelar sobre os maiores enigmas do Universo - incluindo o mistério da morte e o sentido da vida.
12. A Legião Estrangeira, de Clarice Lispector
Este livro reúne treze contos e mais de uma centena de crónicas, ensaios, textos híbridos. Sob o holofote da escrita inigualável de Clarice Lispector, desfilam o aborrecimento quotidiano, o estranhamento do mundo, o enigma da criação artística e uma fundacional solidão.
De Os Desastres de Sofia ou O Ovo e a Galinha a Instantâneo de uma Senhora ou Uma imagem de prazer, a legião estrangeira reconstrói ideias sobre erotismo, velhice, laços de amizade, preceitos sociais, valores de família, ligações perigosas.
Com este volume, recuperamos a edição original de a legião estrangeira, conforme organizada pela autora em 1964, e até agora inédita em Portugal. Aqui encontramos a escrita vivida de Clarice, infundida de alguma tristeza e algum humor, que diverte e perturba, mas que sobretudo espanta.
Chegados aqui, espero que este guia tenha inspirado as tuas escolhas e facilitado a procura pelos presentes perfeitos para os amantes da literatura neste Natal de 2025. Com uma variedade de novidades e lançamentos, há opções para todos os gostos e estilos, garantindo momentos de leitura inesquecíveis e cheios de significado. Lembra-te só de considerar os interesses e preferências de cada pessoa, tornando cada presente numa demonstração de carinho e atenção.
Que neste Natal, a magia das palavras possa iluminar ainda mais os lares e os corações, fortalecendo laços através da leitura e da partilha de boas histórias. Aproveita as sugestões deste pequeno guia para surpreender e encantar quem amas e celebra a temporada com o melhor da literatura. E não te esqueças que também podes oferecer um presente a ti mesma. Boas festas e muitas leituras felizes!
Agora, quero saber a tua opinião! Já leste algum dos livros sugeridos? Que presentes literários estão na tua lista este ano? Qual gostarias mesmo de receber? Vais oferecer algum? Conta-me tudo nos comentários abaixo!














Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!