Então não é que me tinha esquecido de escrever a publicação sobre as Provas Cegas do The Voice Kids de 2021? Estamos quase a terminar a nona edição dos adultos, prestes a iniciar a nova temporada das crianças e eu com a minha lista do ano passado aqui há espera sabe Deus de quê. Assim, enquanto esperamos por novos candidatos, nada como dar uma olhadela aos petizes que nos deslumbraram com o seu talento.
Depois de uma longa ausência de sete anos, o formato regressou para vencer e conquistar um lugar de destaque merecido na programação da RTP. Além de ser fã do formato e achar que é excelente enquanto programa de entretenimento, seja na versão dos adultos ou das crianças, acredito que outro dos segredos do sucesso terá sido a escolha dos novos mentores. Os estreantes Fernando Daniel, Carolina Deslandes e Carlão, combinados com a veterana Marisa Liz, formam um grupo inesperado, mas espectacular.
Foi uma agradável surpresa perceber que o talento não é coisa que falte nas nossas crianças. E não estou só a falar de grandes vozes, que também apareceram muitas. Estamos a falar de verdadeiros artistas, que tocam instrumentos como gente grandes e que compõem músicas. Isto talvez tenha sido o que mais me surpreendeu e, ao mesmo tempo, me aqueceu o coração por perceber que o futuro da música portuguesa estará em boas mãos. Posto isto, vamos às escolhas que vão compor o meu Top 7 de Provas Cegas do The Voice Kids Portugal.
1. Maria Inês - Marisa
Esta miúda tinha 11 anos quando participou e, além de uma personalidade muito especial, tem um estilo tão próprio e claramente uma alma de artista. Fez uma Prova Cega incrível e um percurso extraordinário no The Voice Kids. Tanto assim foi que chegou à final com a mentora Marisa.
2. Rosa Antunes - Carolina
A Rosa é mais uma artista que veio revelar-se neste programa. Faz dança no Conservatório e revelou uma maturidade que não é normal encontrar em crianças. Isso notou-se logo no reportório que foi cantando ao longo de todo o programa e a forma como o fez. Logo a começar com a sua Prova Cega.
3. Madalena Castro - Marisa
Esta foi a Prova Cega mais marcante de toda a temporada. Não só porque a Madalena cantou brilhantemente uma música invulgar que conquistou todos os mentores, mas por causa do momento inesquecível que nos proporcionou quando contou um pouco da sua história e cantou com a que seria sua mentora. Numa palavra, inesquecível.
4. Mia Benita - Carlão
A Mia é um caso série de talento e voz extraordinária para uma menina tão jovem. Fez uma Prova Cega irrepreensível e mostrou logo que estávamos perante uma mini diva, que precisava de trabalhar a confiança em si própria e que, ao longo do programa, foi crescendo e melhorando a um ponto inacreditável.
5. Aurora Pinto - Marisa
Imagino que por esta altura estás a questionar-te porque ainda não falei do vencedor ou do que teria sido o vencedor para mim. Pois que chegou o momento de falarmos da minha concorrente favorita. Aurora Pinto é um caso sério e tenho a certeza absoluta que vamos ouvir falar dela nos próximos anos. Uma miúda que se apresentou aos 11 anos a acompanhar-se com a guitarra e ainda nos brindou com um dos seus originais. O que se pode pedir mais a um artista?
6. Sandra Cró - Fernando
A Sandra é mais uma mini diva do canto que fez um brilharete com o seu Feeling Good da Nina Simone. Perante uma música cantada por toda a gente, com versões para todos os gostos e mais algum, conseguiu, ainda assim, introduzir o seu cunho pessoal e virar as quatro cadeiras. A Madeira ficou muito bem representada, é o que te digo.
7. Nuno Siqueira - Marisa / Carlão
Este rapaz é outro caso sério e tenho a firme certeza que dará cartas na música num futuro não muito longínquo. Começou na equipa da Marisa, mas foi repescado pelo Carlão nas Batalhas e com ele seguiu longe nas galas. Toca piano como um verdadeiro profissional e fez uma Prova Cega daquelas de nos deixar de boca aberta. Grava este nome, vai por mim.
Chegado ao fim este Top 7, vamos conversar sobre o polémico vencedor desta edição. Simão Oliveira venceu o concurso depois de ter começado na equipa do Carlão, foi repescado pelo Fernando nas Batalhas e foi com este que chegou à final, sempre com o voto do público. A sua vitória gerou uma onda de ódio e revolta que é inaceitável terem sido debitados em cima de uma criança. Não era o meu favorito, como já disse anteriormente, mas a sua vitória não deve ser motivo para as pessoas destilarem os seu ódio e as suas frustrações num miúdo que se limitou a cantar o que gosta e a perseguir o seu sonho de forma totalmente legítima.
Este é um programa familiar, mais ainda quando estamos a falar de crianças e não me faz sentido este tipo de atitude por parte de gente dita adulta. Que sirva de lição e que nesta nova edição que está para começar não volte a acontecer nada do género é só o que espero. O The Voice Kids é sobre música, sobre talento, sobre sonhos e sobre amor. Tudo o que não entre nesta equação é totalmente dispensável.
Concordaste com o vencedora desta edição regressada? Qual foi o teu vencedor? Conta-me tudo nos comentários.
Vê também o o Top 7 das edições do The Voice Portugal:
https://ndnan.blogspot.com/2021/01/top-7-provas-cegas-voice-portugal.html