expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

#Livros - A Metamorfose, de Franz Kafka

 

#Livros - A Metamorfose, de Franz Kafka

Sinopse

A história absurda e desconcertante de um homem banal que acorda um dia metamorfoseado num animal grotesco e que tenta, como pode, adaptar-se à sua nova realidade, é um texto transformador para quem o lê. A magistral sobriedade e precisão das palavras de Franz Kafka abrem as portas a uma multiplicidade de leituras, da política à psicanalítica, e provocam no leitor uma inigualável, quase violenta, sensação de desespero. 

Trazendo o pesadelo para a vigília, o humor para a tragédia, a razão para o absurdo, Kafka expõe, através de uma obra metafórica, um complexo sistema opressivo de alienação e desilusão perante o futuro incerto. Nesse processo, coloca o ser humano em confronto com o que de mais visceral existe dentro de si.

A Metamorfose permanece, desde o ano da sua publicação, em 1915, um dos livros mais enigmáticos da história da literatura, e, por isso mesmo, um dos mais lidos, estudados e discutidos de sempre. 


Opinião

Ler Kafka é uma experiência única e transcendente que nos transporta como poucos autores têm a capacidade de fazer. É aceitar o impossível como real e assumir as premissas mais descabidas como factos reais, de modo a poder compreender e entender todo o potencial que se encontra nos livros, obtendo uma leitura fascinante e imersiva, que nos coloca nos lugares mais inacreditáveis que se possa imaginar. 


Com A Metamorfose somos levados a acreditar que é possível um homem vulgar, com uma vida normal e uma família que vive à sua custa, uma manhã acordar no corpo de um insecto nojento, ainda com a consciência de quem era no dia anterior e do que se espera que faça dia após dia. Parece inacreditável, não é? Mas enquanto vamos lendo as páginas deste livro, tudo parece fazer sentido e ser plausível, como as peças de um puzzle complexo que se encaixam na perfeição quando se encontram na posição correcta. 


Podes ler também a minha opinião sobre Pedro Páramo 


É um livro curto, dividido em três capítulos, que pode e muitas vezes precisa de ser lido de uma só vez, sem paragens, apenas as necessárias para respirar. Precisamente por ser curto, é escrito de forma simples, com uma linguagem fácil de entender, com um dos inícios mais famosos da Literatura, e que nos coloca numa posição desconfortável, ao protagonista que se vê transformado num bicho nojento, à família dele que se vê obrigada a procurar trabalho para sobreviver e pagar as contas que antes eram pagas por Gregor, e também a nós, leitores. 


"Pensava ver em si uma pessoa calma, razoável, e agora, de um momento para o outro, parece querer começar com exibições de humor bizarro." 


São sensações que se sucedem a todo o momento e que nos perturbam, quando nos colocamos ou nos imaginamos no lugar de Gregor. Apesar da história começar logo com o ponto alto, com a reviravolta que vai alterar a vida de todos os envolvidos, ao longo das suas páginas, vamos conhecendo a vida anterior que todos tinham. Ou seja, o pai sofreu uma falência no passado que levou a que Gregor se tornasse no ganha-pão da família nos anos seguintes, sustentando os pais e a irmã até àquele momento. 


Podes ler também a minha opinião sobre Carta ao Pai


A forma como todos reagem a esta reviravolta chega a ser revoltante e perturbadora. Só a irmã continua a preocupar-se com Gregor e a levar-lhe alimentos e a limpar o seu quarto. Mas esses cuidados também começam a ser descurados quando esta precisa de arranjar um emprego para ajudar em casa. O pai não esconde o asco que o novo filho lhe causa e a mãe nem coragem tem para o encarar na sua nova forma bizarra. Os hóspedes que se vêm forçados a receber são mantidos na ignorância do que se esconde naquele quarto sempre fechado e inacessível. 


"Que vida tão pacata, a da minha família - disse Gregor para si próprio, e enquanto fixava os olhos no escuro sentia um grande orgulho por ter podido proporcionar aos pais e à irmã uma tal vida, num apartamento tão bonito. E se agora todo esse sossego, todo este bem-estar, toda esta satisfação terminassem de uma forma horrível?" 


Se ainda não leste nada de Kafka, acredito que este seja um título adequado para começares e desfrutares do estilo único do autor. Para os que têm medo por causa dos mitos em torno da dificuldade da escrita kafkiana, podem descansar porque, como já disse antes, é um livro curto e escrito de forma simples, sem adornos desnecessários à compreensão da história contada. De qualquer modo, se ainda precisas de mais incentivos, podes e deves ver o vídeo da Tatiana Feltrin


Agora conta-me tudo: já leste este livro? Qual o teu livro favorito de Franz Kafka? 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem quaisquer custos adicionais para ti, e desse modo contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!