Caso andes distraído ou tenhas estado dentro de uma bolha nos últimos tempos, o Natal está quase aí e parece-me que seria avisado começares a pensar nos presentes que tens para comprar. As razões para despachar a coisa rapidamente são inúmeras, como por exemplo, evitar que os bons presentes esgotem e ter de se resignar com o que sobrou ou escapar das filas intermináveis e dos centros comerciais lotados.
Assim sendo, estamos em época de Black Friday, as promoções aparecem por toda a parte e este pode muito bem ser o momento ideal para despachares a tarefa. Contudo, se fores como eu, não suportas a correria às lojas e, portanto, preferes sempre comprar online, no conforto do teu sofá, sem filas de espera e com todo o tempo do mundo para escolher o presente ideal para cada pessoa da nossa vida. Só que, para mim, este é a altura certa para comprar e oferecer livros às pessoas, porque é algo que, quando bem escolhido, pode se tornar num presente inesquecível.
Pessoalmente, consigo lembrar-me de alguns livros que me ofereceram e que ficaram para sempre no meu coração. Para te ajudar nesta tarefa e deixar-te o que de mais recente saiu no mercado literário, vou deixar algumas sugestões que podem servir para todos. Desde crianças a jovens, para a mãe, para o pai, para o namorado ou namorada, para a melhor amiga. Em suma, quero acreditar que vais encontrar aqui uma ideia certeira para fazeres um brilharete neste Natal. Aceitas o desafio e vais oferecer livros neste Natal?
1. Como se fosse um romance, de Mário Augusto
Da invenção dos primeiros projetores até às inovações em efeitos especiais modernas, do cinema mudo aos grandes clássicos dos nossos tempos, esta história abrangente do cinema é para todos os que já se encantaram com uma grande história de amor, riram com uma comédia de Buster Keaton ou se arrepiaram com o realismo científico de 2001: Odisseia no Espaço ou de O Marciano.
Aqui estão as inovações tecnológicas, de marketing, de financiamento, os avanços e recuos na forma de lidar com estrelas e paparazzi e as inúmeras vidas que a sétima arte vem tendo, numa tentativa de se renovar e manter relevante, mesmo face à poderosa concorrência do streaming. Contudo, esta não é uma história técnica do cinema, mas antes uma pesquisa guiada pela curiosidade e que retrata a iniciativa, o brilhantismo, as paixões, os conflitos e os grandes momentos de 125 anos da sétima arte - com todos os ingredientes de um bom romance, e para ler como tal.
O livro é ilustrado por André Carrilho.
Wook | Bertrand
2. Daisy Jones & The Six, de Taylor Jenkins Reid
Toda a gente conhece os icónicos Daisy Jones & The Six, mas nunca ninguém soube o que levou à sua separação no auge da popularidade...
Até agora.
Durante a adolescência, no final da década de 1960, Daisy Jones descobre a noite de Los Angeles: os bares, as estrelas de rock, o sexo e as drogas. Mas o que ela quer realmente é escrever as suas próprias canções. Com uma voz rouca, uma beleza distintiva e uma atitude confiante, Daisy está no caminho certo para o sucesso.
Os The Six, a banda dos irmãos Billy e Graham Dunne, começam também a ganhar alguma notoriedade, mas o ritmo da vida na estrada, as groupies e o álcool levam a que Billy comece a descarrilar, tanto em palco como na sua vida pessoal.
Os caminhos de Daisy e Billy cruzam-se quando o produtor musical da banda decide juntar as duas vozes num dueto, que resulta num êxito estrondoso. A partir daí, os Daisy Jones & The Six começam a tocar em todos os gira-discos, os seus concertos esgotam os recintos e a banda torna-se uma verdadeira lenda. Esta é a história dos primeiros tempos e das noites loucas, mas todos os membros da banda recordam o que aconteceu de maneira diferente. Porque nem sempre é fácil perceber onde acaba a música e começam os sentimentos.
Wook | Bertrand | Book Depository
3. Harry Potter e a Câmara dos Segredos, de J. K. Rowling
Harry Potter mal pode esperar para voltar a Hogwarts depois de um verão solitário e sem magia. Mas o segundo ano escolar estará repleto de novos desafios, desde um arrogante professor, de seu nome Gilderoy Lockhart, passando por um espírito que assombra a casa de banho das raparigas, chamado Murta Queixosa, até à atenção indesejada da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny.
Porém, todos estes problemas parecem insignificantes quando alguém - ou algo - começa a transformar os estudantes de Hogwarts em pedra. Será Draco Malfoy, um rival cada vez mais perigoso, o responsável? Poderá ser Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o culpado será aquele de quem toda a escola suspeita? O próprio Harry Potter?
Com fantásticas ilustrações e elementos interativos em papel criados pelo premiado estúdio MinaLima, esta edição do segundo volume da saga Harry Potter irá certamente deslumbrar leitores de todas as idades.
Wook | Bertrand | Book Depository
Descobre também a edição comemorativa do 20º aniversário de Harry Potter e a Pedra Filosofal
4. Separados de Fresco, de Ana Garcia Martins e David Cristina
Em Portugal, 70% dos casamentos acabam em divórcio. Portanto, se está a começar uma relação, ou a pensar casar, compre este livro, para não lhe acontecer o mesmo que aos autores. Ana Garcia Martins e David Cristina separaram-se recentemente. Não um do outro, porque estavam casados com outras pessoas, mas terminaram os respectivos casamentos e, num exercício catártico (mas também por dinheiro, claro), criaram um podcast para falarem sobre todas as causas e consequências das separações e dos divórcios. O êxito foi tal, que chegou a número 1 em Portugal e deu origem a espectáculos ao vivo. Agora, surge em formato livro, misturando na perfeição seriedade e humor. No fundo, trata-se de uma espécie de livro de autoajuda, mas bom. E útil. E divertido.
A dificuldade da decisão, os medos e as expectativas, a dor e a depressão, os filhos, os amigos, a família e, claro, questões tão importantes como o regresso ao mercado ou a psicoterapia são abordados nestas páginas. Ana Garcia Martins e David Cristina contam o que viveram, na expectativa de que isso possa servir de conforto a quem lê. Nunca de inspiração. Aliás, os autores garantem que, se os leitores fizerem tudo como eles fizeram, só serão bem-sucedidos na arte de alcançar a separação. Mas não se preocupe. Há vida depois do divórcio. Só que é uma merda.
Wook | Bertrand
6. À Dentada, de Rita Nascimento
Estas pequenas porções de delícias alegram qualquer hora do chá, qualquer pausa para o café... qualquer momento, na verdade. E é inacreditável o que se pode fazer com algumas bases simples.
Rita Nascimento, autora dos bestsellers A Vida Secreta dos Gelados Caseiros e Um Bolo por Semana, apresenta agora todas as dicas e técnicas de que precisa para ter sempre em casa uma lata cheia de alegria.
Desde as tradicionais (broas, areias, esses, fidalguinhos, telhas) até às cosmopolitas (cookies americanas, sablés, rugelach, linzer) e das clássicas incontornáveis (joaninhas, línguas de veado, bolachas de manteiga) àquelas famosas da lata azul... para devorar até à última migalha.
Inclui opções sem glúten, lactose ou ovo.
Aviso: Este livro vai encher a sua casa e a sua vida de migalhas.
Wook | Bertrand
7. O Porquinho de Natal, de J. K. Rowling
O Jack adora um brinquedo que tem desde que era muito pequeno, o DuPoco, também conhecido como DP, que esteve sempre ao seu lado, nos bons e nos maus momentos. Até que, numa véspera de Natal, algo terrível acontece: o DP perde-se.
Mas a véspera de Natal é a noite dos milagres e das causas perdidas, uma noite em que todas as coisas podem ganhar vida... até os brinquedos. Por isso, o Jack e o Porquinho de Natal (o substituto do DP, que é muito irritante) embarcam numa viagem de cortar a respiração pela mágica Terra dos Perdidos.
Com a ajuda de uma Lancheira falante, uma Bússola corajosa e uma coisa com asas chamada Esperança, eles tentam salvar o melhor amigo que o Jack alguma vez teve das garras do Perdedor, o terrível papa-brinquedos...
De uma das maiores contadoras de histórias do mundo, chega uma aventura comovente e apaixonante que fala sobre o amor de uma criança pelo seu brinquedo preferido e até onde está disposta a ir para encontrá-lo. Com ilustrações deslumbrantes de Jim Field, O Porquinho de Natal irá seguramente tornar-se um clássico para toda a família.
Wook | Bertrand | Book Depository
8. O Mais Belo Fim do Mundo, de José Eduardo Agualusa
Entre 2018 e 2021, o que mudou na nossa vida, o que transformou - para o melhor e para o pior - o nosso mundo? Neste livro, José Eduardo Agualusa reúne contos, crónicas e apontamentos diarísticos escritos (e publicados na imprensa brasileira e portuguesa) durante esse período. São textos que refletem os tempos estranhos, convulsos e um tanto misteriosos que temos vivido, ao mesmo tempo que procuram lançar alguma luz sobre os dias que ainda não chegaram. Caminhando entre a ficção e o ensaio, sem grande preocupação de respeitar fronteiras (pelo contrário, explorando a terra de ninguém que fica entre as fronteiras), O Mais Belo Fim do Mundo divide-se entre crónicas, contos e textos onde se fica nesse limite entre a actualidade e o futuro, entre o passado e os tempos em que refletimos sobre ele.
Assim, há a memória de livros que despertam uma recordação, viagens interestelares, pastores no deserto, árvores, filmes e música, vidas de escritores, a memória da covid, cidades que não se esquecem, generais que não gostam de guerra, gatos, a presença de pessoas cuja vida dava para um romance, viagens que já são impossíveis, hipopótamos no mar, medos que esvoaçam como fantasmas. Uma ideia sobre como, apesar das tragédias, o mundo não termina.
Wook | Bertrand
9. O Livro da Arte
O que torna algo uma obra de arte? De que modo os antigos gregos deram forma ao ideal de beleza? Será que a cor exerce uma influência directa na alma? Este livro analisa estas e outras questões, explorando os principais movimentos, temas e estilos da história da arte através de mais de duzentas obras de uma ampla variedade de meios de comunicação.
Escrito numa linguagem simples, O Livro da Arte traduz o jargão da história e teoria da arte e está repleto de imagens das grandes obras de arte mundiais e de infográficos engenhosos que exploram as ideias por detrás delas. Das imagens pré-históricas que simbolizam a fertilidade às videoinstalações contemporâneas, este é o livro perfeito para a introdução ao mundo da arte.
Quer o leitor seja um estudante de arte, ou simplesmente um ávido visitante de museus e galerias, irá encontrar um novo olhar sobre obras de arte já conhecidas e novos tesouros.
Wook | Bertrand | Book Depository
10. Branco Letal, de Robert Galbraith
Quando Billy, um jovem problemático, procura Cormoran Strike para o ajudar na investigação de um crime que ele pensa ter testemunhado ainda criança, o detective Strike fica muito impressionado. Embora Billy tenha problemas mentais evidentes e não se consiga lembrar de grandes pormenores, há algo de sincero nele e na história que conta. Mas, mesmo quando Strike começa a querer interrogá-lo, Billy foge do seu escritório em pânico.
Para tentar perceber realmente a história de Billy, Strike e Robin Ellacott - antiga assistente e agora sócia na agência - partem numa busca tortuosa pelas ruas do submundo de Londres, chegam a um refúgio secreto dentro do Parlamento e, depois, a uma bela e sinistra mansão no interior do país.
Durante esta investigação labiríntica, a vida de Strike também não está nada fácil: graças à sua recente fama como detective privado, já não consegue passar despercebido. Além disso, a relação com Robin está mais tensa do que nunca - sim, ela é essencial aos negócios de Strike, mas o relacionamento pessoal que mantêm é muito mais complicado.
Épico e fascinante, este é o novo episódio da história de Cormoran Strike e Robin Ellacott, aclamada pelos leitores e pela crítica.
Wook | Bertrand | Book Depository
Podes ler a minha opinião sobre este livro, Lethal White, antes de existir esta tradução.
Gostaste das sugestões? Qual e a quem vais oferecer neste Natal? Qual gostarias de receber?