expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2021

#Livros - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

 

#Livros - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Sinopse

Um clássico maravilhoso que continua a fascinar crianças e adultos em todo o mundo. 


Desde o momento em que Alice vê um coelho branco a correr apressado, vestido com um elegante colete e a usar um relógio, ela toma uma decisão que a vai fazer viver as mais incríveis aventuras e conviver com as mais excêntricas personagens: segue-o sem hesitar. Esta menina curiosa, valente e impulsiva vai conhecer um mundo completamente diferente, em que animais e objectos se comportam como gente e onde ela própria deixa de saber bem quem é. Há tanta coisa absurda e Alice sofre tantas transformações, que começa a mudar a forma como se vê a si própria e o que a rodeia. Ao contrário da educação rigorosa que a tinha ensinado a seguir ordens e direcções, estas personagens encorajam-na a ser livre de convenções e a viver aventuras e conhecer coisas novas, sem destino traçado. 


Opinião

Até parece mentira, mas a verdade é que nunca tinha lido este clássico da Literatura infanto-juvenil. Os anos foram passando e, fruto da história ser tão popular que todos pensamos conhece-la, acabei por deixar passar este livro sem o ler quando era mais nova. Isso e também a minha mania de querer ler os livros dos adultos, são as principais razões que me levaram a adiar esta leitura tão mágica e especial. 


O livro é curto e és bem capaz de o ler de uma assentada durante uma tarde bem passada e em boa companhia, tantas são as personagens fantásticas e familiares que o povoam. A visita ao País das Maravilhas, pelos olhos de Alice, é acidentada, tortuosa, por vezes confusa, mas sempre, sempre divertida. Desde que, pela primeira vez, se cruza com o Coelho Branco, ficamos presos a esta sua viagem por um universo onde a lógica que conhecemos não se aplica e não é possível não querer saber para onde irá a seguir e que peripécias vão acontecer. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Contos de Grimm para todas as idades


Depois de cair na toca do coelho, descobrimos que não existem impossíveis e que o que imaginamos pode e vai acontecer como se fosse a coisa mais natural do mundo. É um exercício para nos desprendermos das amarras da razão e permitir que o non-sense entre, nos invada e a fantasia seja completa, bem como o prazer da leitura seja total. No fundo, assistimos à tentativa de Alice de encontrar a lógica em todos os acontecimentos que se sucedem, embora nem sempre tenha sucesso tal é o absurdo. 


"Se conhecesses o Tempo tão bem como eu - disse o Chapeleiro -, não falavas assim nesse tom. O Tempo não é uma coisa qualquer, é uma pessoa de respeito."


Estamos perante uma discussão quase filosófica sobre o tempo e a forma como o vemos, só que escondido dentro de um livro aparentemente para crianças. Ao se ver num mundo que não compreende, onde os seus conhecimentos parecem não ser de nenhuma utilidade, sem conhecer as regras que o regem, Alice acaba por tudo em causa, chegando a questionar-se inclusivamente sobre quem é ela, se será a mesma que acordou nessa manhã em sua casa ou se será agora outra Alice. 


Podes ler também a minha opinião sobre Mitologia Nórdica


Além das circunstâncias referidas acima que podem ter provocado essa sensação na Alice, o que também pode ter influenciado são as consecutivas alterações de tamanho da nossa protagonista. A loucura que seria poder dar uma dentada num cogumelo ou beber um qualquer líquido não identificado e crescer ou diminuir sem parar. Parece-me razão suficiente para fazer uma pessoa repensar tudo o que acha que sabe e conhece como verdadeiro. 


"Toda a assistência se pôs a bater palmas, ao ouvir estas palavras, pois era a primeira coisa inteligente que o Rei dizia nesse dia."


Se ainda não leste Alice no País das Maravilhas, vais descobrir que se trata de um livro com várias camadas e onde vais encontrar também algumas críticas subtis à sociedade vitoriana da época. É perfeito para leres aos teus filhos antes de dormir, ou para ti, pessoa adulta, ir visitar o País das Maravilhas e lembrar a infância, quando a fantasia nos permitia acreditar em qualquer coisa, desde que a imaginação nos levasse. 


Pela parte que me toca, depois de ter lido o livro e visto o vídeo da Tatiana Feltrin, só quero pegar no Alice do Outro Lado do Espelho e descobrir o que o autor fez com a continuação da sua história. No entanto, se ainda precisas de mais incentivos para leres este livro, vai ver o vídeo do Literatura Fundamental e deslumbra-te com tudo o que ainda falta dizer sobre esta obra icónica e revolucionária. Agora conta-me tudo nos comentários: Já leste Alice? O que achas da obra de Lewis Carroll? 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e assim contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!