Localizado no coração de Setúbal, o restaurante O Ramila é uma viagem à culinária típica portuguesa, Com um ambiente acolhedor e familiar, o restaurante oferece aos seus clientes um cardápio variado, repleto de pratos tradicionais e deliciosos. Setúbal é uma cidade portuguesa conhecida pela sua cultura gastronómica rica e diversificada. Situada junto ao estuário do rio Sado, a região é famosa pelos seus pratos de peixe fresco, marisco e vinhos produzidos localmente. A gastronomia de Setúbal é marcada pela influência atlântica, com sabores intensos e genuínos que refletem a tradição e a história da cidade. Quanto ao O Ramila, encontramos pratos tradicionais e ingredientes frescos da região.
O espaço encontra-se no centro da cidade, numa das zonas mais bonitas da nova Setúbal, junto ao rio, numa rua repleta de outros restaurantes e comércio, traduzindo-se numa rua movimentada e cheia de vida. O ambiente do restaurante é acolhedor e charmoso, com uma iluminação suave que proporciona um momento agradável e relaxante para desfrutar duma refeição deliciosa. Na ementa, o grande destaque são os pratos típicos da região, como o choco frito, o bacalhau e diversos peixes na grelha. No entanto, também é possível encontrar opções interessantes de carne, como febras, bifes ou picanha. Pessoalmente, quando num restaurante com peixe fresco, dou prioridade a este tipo de prato. Estando em Setúbal, a escolha recaiu pelo clássico Choco Frito à Ramila, embora para a mesa também tenham vindo umas belas lulas grelhadas.
Podes ler também a minha experiência na Tostaria do Bairro
Este é um prato que não tem muito como falhar, mas tenho de admitir que já comi melhor, mesmo fora da cidade de Setúbal. Ainda assim, estava saboroso, bem crocante e com uma textura perfeita. As lulas também estavam muito frescas e tenras, mas demasiado carregadas de cebola, ao ponto de não ser fácil descobrir o verdadeiro sabor da lula. A apresentação dos pratos é agradável, mas considero que podia ser melhor, com mais esmero e bom gosto. Para acompanhar os nossos pratos, foram pedidas sangrias tintas e brancas. Pareciam daquelas de pressão, com pouca fruta, embora a branca fosse muito melhor do que a tinta, talvez até por combinar melhor com os pratos que escolhemos para jantar.
Agora, precisamos conversar sobre o atendimento. Os funcionários mostraram-se prestativos, atenciosos e simpáticos, mas percebia-se uma certa confusão no registo dos pedidos e uma demora elevada na chegada da comida à mesa. Depois dos pratos chegarem à mesa, nem sempre foi fácil chamar a atenção do empregado quando precisámos de pedir mais coisas ou esclarecer dúvidas sobre os pratos. Esta foi a primeira vez que visitei este restaurante e, como tal, não sei se é hábito isto acontecer ou se foi derivado a estarmos no mês de Dezembro, época dos jantares de Natal por excelência e de maior fluxo em todos os tascos deste país. Dado que estávamos em pleno Inverno, não foi possível desfrutar da esplanada nem da vista rio, o que poderá ser interessante fazer no Verão e explorar a carta dos petiscos que O Ramila disponibiliza.
Podes ler ainda a minha experiência no De Pedra e Sal
A minha experiência no restaurante O Ramila não foi inesquecível, mas foi agradável e cumpriu o seu propósito. É verdade que não perderam a oportunidade de deixar uma primeira impressão memorável, mas não posso ignorar a qualidade e frescura dos produtos, a diversidade interessante da carta e a sua localização privilegiada, o que me deixa muita vontade de regressar no Verão para uma nova tentativa e para descobrir outros sabores e propostas. Tenho de ressaltar também outros pontos positivos, como as porções generosas que são servidas, tanto nas doses individuais quanto nas para dividir, e ainda a boa relação qualidade preço. Em suma, posso dizer que esta foi uma experiência positiva, ainda que tenha uma grande margem para ser melhor no futuro. Se procuras conhecer melhor a gastronomia de Setúbal, O Ramila pode ser uma excelente escolha, pela qualidade e sabor dos pratos e pela localização excelente.
Agora é a tua vez de me contares se já conheces O Ramila e como foi a tua experiência neste restaurante. Qual o prato que recomendas? Que outros restaurantes em Setúbal consideras indispensáveis conhecer? Conta-me tudo nos comentários!