expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

quinta-feira, 6 de abril de 2023

A minha experiência com Duolingo

 

A minha experiência com Duolingo

Todos passamos demasiado tempo agarrados aos telemóveis, perdidos nas redes sociais, em jogos inúteis que servem apenas para nos entreter e passar o tempo livre que temos. É isso que fazemos quando andamos a correr pelo feed do Instagram ou do Facebook quando estamos numa fila de espera, na hora de almoço ou jantar no trabalho, ou até antes de dormir. Não sou diferente de ti e também faço todas estas coisas inúteis, mas descobri uma alternativa que permite ocupar esses momentos mortos com uma aplicação que te vai ensinar algo novo, útil e interessante. Guarda este nome - Duolingo - porque vais querer ter esta aplicação instalada no teu telemóvel. 


No Duolingo tens a oportunidade de aprender um idioma, seja qual for o teu nível de conhecimento. Podes ser iniciante ou avançado, que vais conseguir aprender e bastam apenas 15 minutos por dia para poderes aumentar os teus conhecimentos. A ideia é que entres todos os dias na aplicação para praticar e avançar no teu curso, e vais ganhando recompensas quanto maior for a tua consistência, ou seja, quantos mais dias seguidos tiveres, sem falhas. Tens também missões diárias e mensais, que te incentivam e fazem sentir que isto de aprender uma nova língua é um jogo. 


Podes ler também sobre a minha experiência com a Agenda Girly Things


Outro aspecto que faz sentir que estamos a jogar enquanto aprendemos, são as divisões onde competimos com outros jogadores e onde podemos subir no ranking conforme a experiência que ganhamos à medida que completamos os níveis de aprendizagem. Pessoalmente, neste momento tenho uma ofensiva de 80 dias seguidos e estou na divisão pérola, sendo que estou a usar o Duolingo desde Janeiro para aprender espanhol. No entanto, muitas outras línguas estão à tua disposição, inclusivamente podes fazer vários cursos em simultâneo. 


A minha experiência com Duolingo

Para quem fala português, os cursos com essa língua como base são de inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Além disso, quem fala inglês e pode utilizar essa língua como base, as opções são ainda mais, passando pelos conhecidos e procurados como o japonês, coreano, chinês, russo, holandês, grego, sem esquecer outros menos comuns, como irlandês, hebraico, havaiano, galês ou zulu, só para te dar alguns exemplos do que podes encontrar nesta plataforma. E a melhor parte é que podes aprender de forma totalmente gratuita, sem necessidade de pagar qualquer quantia para aceder aos cursos. 


Podes ainda ler sobre os Fones Wireless Sony


Com a versão gratuita, tens acesso a cinco vidas, que são perdidas se errares durante as lições. Para continuares a praticar quando as vidas terminam, podes aguardar que elas sejam recarregadas, utilizar os diamantes para comprar novas vidas ou optar pelo plano premium pago, que te dá acesso a vidas ilimitadas, prática personalizada e sem anúncios. Antes de investires nesta opção paga, tens a possibilidade de fazer um teste gratuito durante 14 dias e perceber se compensa o investimento ou se preferes continuar no plano gratuito. 


Esta é uma aplicação que recomendo vivamente a todas as pessoas curiosas, interessadas em idiomas ou que precisem de refrescar os seus conhecimentos e até iniciar a aprendizagem. Acredito que é uma forma muito mais útil de passares o teu tempo do que andares a vagear perdida pelas redes sociais onde aprendes muito pouco. Já conhecias o Duolingo? O que achas desta ideia de aprenderes gratuitamente através de uma aplicação? Que língua gostarias de aprender? Deixa o teu comentário abaixo e vamos conversar sobre aplicações de ensino! 

2 comentários:

  1. Já usei o Duolingo há uns anos atrás, para treinar o inglês, e mais recentemente para aprender alemão. Para mim não funciona tanto para aprender "a sério" porque não tenho disciplina para fazer as aulas frequentemente o suficiente e acabo por me ir esquecendo das coisas x) Mas como aplicação gratuita é sem dúvida um recurso muito valioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, tenho me portado muito bem e tenho sido consistente, à excepção agora das férias. Mas é verdade que se não formos disciplinados, não teremos resultados.
      O seu funcionamento como jogo poderá ajudar a criar o hábito de entrar diariamente na app :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!