Com a chegada do Verão, muitos de nós encontramos tempo para relaxar e nos perder entre as páginas de boas histórias. Este ano, as férias grandes foram em Julho e foram uma oportunidade perfeita para explorar novas narrativas, mergulhar em mundos fascinantes e descobrir ou revisitar autores incríveis. Hoje, vou partilhar contigo as leituras que me acompanharam durante as duas semanas de descanso, no intervalo dos jantares e saídas com os amigos de sempre. Portanto, prepara-te para inspirações literárias que podem ser a companhia ideal para os teus dias ensolarados! Vamos explorar as páginas que marcaram o meu Verão.
1. A minha avó pede desculpa
Começo por dizer que os livros comprados na Feira do Livro de Lisboa deste ano têm andado a furar filas e muitos ganharam prioridade nas minhas vontades. É o caso deste do sueco Fredrik Backman que comecei a ler ainda antes de ir de férias propriamente ditas. Claro que, depois de ter começado, não poderia deixá-lo na mesa de cabeceira abandonado por duas semanas e continuei a aventurar-me no mundo de fantasia e mistério duma avó e da sua neta logo nos primeiros dias de descanso. E que bela companhia. A opinião já está no blog e é só ires ler e deixares as tuas impressões nos comentários, lá ou aqui.
2. Quincas Borba
Depois de ler as obras mais famosas de Machado de Assis, andava a sentir lhe a falta na minha estante e nas minhas leituras. Foi o segundo livro lido nas férias e volta a comprovar-se a genialidade deste autor brasileiro que deveria ser mais conhecido por cá, para bem dos leitores. Em breve, vais encontrar a opinião por cá, que será daquelas que dão um especial prazer ao escrever porque permite revisitar uma história marcante e fantástica, repleta da ironia deliciosa de Machado.
3. Os Últimos Dias de Henrique VIII
O último livro não era ficção, mas sim um livro de História sobre uma das épocas mais fascinantes e que já ocupa muito espaço neste blog. Os Tudors são figuras complexas e que podem ser analisadas sobre muitos ângulos e pontos de vista. Com um olha histórico, tendo por base os documentos e relatos da época, temos aqui um retrato sobre o fim do reinado de Henrique VIII, os anos de declínio físico, o momento em que se tornou no verdadeiro tirano que lembramos. Só sairá em Setembro, mas é estares atenta que a opinião vai aparecer por cá.
Concluindo, as férias de Verão foram repletas de descobertas literárias que enriqueceram os meus dias e entregaram muito mais do que estava à espera. Cada livro que li trouxe uma nova perspectiva, uma aventura única e momentos especiais que certamente levarei comigo ao longo do tempo. Seja a explorar mundos distantes, a mergulhar em histórias apaixonantes ou a aprender algo novo, a literatura tem o poder de nos transportar e nos transformar. Espero que estas minhas escolhas possam te inspirar a escolheres as tuas próximas leituras, sejam ou não, para as férias.
Agora, conta-me o que leste nestas férias? Tens algum género preferido para a silly season? Costumas ler mais ou menos nessa altura? Qual a leitura mais incrível que fizeste? Fico à espera do teu comentário!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!