Sinopse
Com a inflação a atingir valores que há muito não se viam, a vida de muitas famílias portuguesas complicou-se mais. Depois de anos em valores negativos, a subida da Euribor foi inevitável. A escalada dos preços de bens e serviços parece não ter fim, em especial a dos combustíveis, que já atingiram máximos históricos.
Saiba como manter o equilíbrio financeiro quando tudo aumenta ao mesmo tempo que os nossos salários encolhem e como pode fazer as suas poupanças crescerem para poder enfrentar o futuro com segurança e tranquilidade.
Dicas para:
- Lidar com a subida da Euribor
- Saber quais os PPR mais vantajosos e como ganhar dinheiro com os ETF
- Investir no sector imobiliário comprando e vendendo casas, mesmo com poucos recursos financeiros
- Fintar o aumento generalizado dos preços e a inflação
- Aprender a poupar combustível
- Se é emigrante, poupar milhares de euros em impostos alterando a morada fiscal
- Aprender a usar de forma inteligente o primeiro ordenado
- Saber se pode beneficiar do Complemento de Dependência e como o solicitar
- Atingir a paz financeira de modo a garantir um futuro sem sobressaltos
Opinião
Sou uma grande fã do trabalho extremamente útil de Pedro Andersson no seu site que sigo atentamente e dos livros que publica que colecciono e considero repletos de dicas essenciais para quem quer aprender como lidar melhor com o seu dinheiro. Sempre baseado nas suas pesquisas extensas, na sua experiência pessoal, bem como no testemunho de muitos leitores e seguidores que colocaram em prática os seus ensinamentos e partilham o resultado positivo que obtiveram, nos seus livros estão compiladas as dicas mais seguras, comprovadas e essenciais que, no seu quarto livro, se focam no combate à inflação que parece ter chegado para ficar.
A proposta do autor é apresentar dicas novas, sem repetir as publicadas anteriormente, embora por vezes refira assuntos paralelos e indique que se encontram explicados devidamente no livro correspondente. Além disso, não podemos esquecer que o autor tem uma rubrica na SIC onde partilha precisamente este tipo de conteúdo. Juntando isso ao seu site, poderia parecer desnecessária a publicação em formato de livro, mas acredito que faz todo o sentido este tipo de livro e de divulgação financeira para as pessoas comuns e leigas na matéria. Até porque, infelizmente, em Portugal, não se ensina sobre estes temas nas escolas e chegamos à vida adulta sem qualquer preparação prática.
Podes ler também a minha opinião sobre Contas-Poupança Vença a crise com inteligência
Como já referi, o foco deste livro está muito voltado para a inflação e para estratégias para combater esta praga que devora o nosso dinheiro, diminuindo o nosso poder de compra, para alguns, sem sequer dar conta disso. O primeiro capítulo é dedicado a tentar mudar a mentalidade do leitor, para que entendam que o dinheiro pode não trazer felicidade, mas pode significar ter paz e tranquilidade nas nossas vidas. Alerta também para os sinais aos quais devemos estar atentos para evitar entrar num estado de pré-falência, que nos irá levar ao caos financeiro e a problemas muito mais sérios e difíceis de resolver.
Nesta época de aumentos absurdos nos créditos à habitação, também temos novas dicas para lidar com a subida imparável da Euribor, bem como formas de baixar a prestação mensal e assim manter o bem imóvel e conseguir continuar a pagar as restantes contas. A própria inflação tem um capítulo todo dedicado a ela, onde se explica de forma simples e acessível o conceito e o que isso implica nas nossas vidas quotidianas. Outro conceito que é explicado é o da reduflação, prática corrente nos últimos meses e que pode passar despercebida aos mais distraídos. Os investimentos voltam a ter um capítulo a eles dedicado, e que tanta falta faz, porque é a única forma de obter a tal paz financeira e colocar o dinheiro a trabalhar para nós.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Contas-Poupança Poupe ainda mais Invista melhor
Temas como PPR, ETF e Criptomoedas são explorados e explicado porque podem ser interessantes formas de investir o nosso dinheiro, sempre com risco, mas, ainda assim, uns mais que outros. Por fim, temos dicas valiosas para os jovens terem em conta na hora de decidir o que fazer com o seu primeiro salário; e algumas novas sugestões relativas a Apoios do Estado, que muita gente pode ter direito e, como sempre, não sabe e não é informada pelas autoridades competentes. Gosto de todas as dicas de Andersson, mas as minhas favoritas são as relacionadas com esta última parte, porque tenho consciência de que existem inúmeras pessoas carenciadas que têm direito a ajudas e que vivem sem elas por pura ignorância e por não existir mecanismos que tornem, pelo menos alguns, mais automáticos.
Se ainda não lês os livros da série Contas-Poupança e sabes que tens dificuldade em entender estes assuntos relacionados com literacia financeira, estás a perder tempo e dinheiro. Mas se não conheces o trabalho excelente do autor e duvidas do que ele tem para te ensinar, aconselho-te a seguir o seu blog Contas-Poupança e subscrever a Newsletter para entenderes melhor a que me refiro quando falo na utilidade do seu trabalho. Pessoalmente, vou continuar a acompanhar os seus artigos e todos os livros que decidir publicar no futuro, sem sombra de dúvida. Já conheces o Pedro Andersson e o seu Contas-Poupança? Acompanhas o seu trabalho na Internet ou na TV? Costumas ler os seus livros? Conta-me tudo nos comentários e vamos conversar sobre literacia financeira!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!