É Dia da Criança e parece-me o momento perfeito para revisitar os livros da minha infância. Para quem só agora chegou ou tem andado distraído e já não se recorda, sou fascinada por livros desde muito cedo. Em minha casa sempre existiram livros e o seu acesso nunca me foi negado, bem pelo contrário. Li muita coisa que não tinha idade para entender na totalidade, como alguns Clássicos da Literatura e autores mais complexos, mas, no meio dessa amalgama literária, existiram também livros infanto-juvenis que me marcaram verdadeiramente e é sobre esses que te venho falar hoje.
Podes ver também uma lista de Livros para oferecer no Dia da Criança
1. Os Cinco, de Enid Blyton
Quando li esta série ainda não existiam estas edições modernas e todas bonitas. Descobri Os Cinco através de livros herdados, livros antigos, mas que cumpriram o seu papel e me proporcionaram muitas horas de diversão e entretenimento. Além de que alimentaram o meu desejo de continuar a ler mais coisas e abriram a porta para que me interessasse pelo fenómeno português que virá em seguida.
2. Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Depois d'Os Cinco, descobri o universo e os personagens fantásticos da saga portuguesa Uma Aventura e fiquei fã para a vida. Nunca consegui ter a colecção completa, até porque as autoras produziram muitos livros mesmo, mas tenho alguns que ainda se podem encontrar na minha estante.
3. O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry
Este penso que foi uma descoberta feita através das leituras obrigatórias da escola. E é, sem margem para dúvidas, a prova de que existem livros incríveis que somos obrigados a ler e essa obrigação não interfere de modo nenhum na qualidade do livro nem no prazer que podemos retirar dessa leitura. Afinal de contas, não é à toa que este é o livro da vida de tanta gente ao longo dos anos, não achas?
4. Harry Potter, de J. K. Rowling
Foi no final da infância, praticamente a entrar na adolescência que descobri o meu grande amor literário e que cultivo até aos dias de hoje. Tenho o hábito de reler a saga todos os anos, como quem revisita velhos amigos, e a única inveja que tenho é por quem tem o privilégio de ler os livros pela primeira vez e tem a sensação de deslumbramento que só se sente em pleno na primeira leitura.
Podes ver ainda As marcas da minha infância
Que bem que me soube fazer esta viagem nostálgica pelos livros que me trazem tantas memórias boas dos tempos idos da infância. Por sorte, estou de férias e vou poder viajar de encontro a alguns destes livros e talvez faça a viagem completa.
O que achaste dos livros da minha infância? Leste algum deles? Quais são os livros da tua infância? Conta-me tudo nos comentários!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!