Sinopse
Philip Pullman escolheu as suas cinquenta histórias favoritas dos Irmãos Grimm e apresenta-as numa versão claríssima, com a sua voz ímpar e brilhante.
Dos contos mais populares, como «Rapunzel», «Branca de Neve» e «Cinderela», a outros menos conhecidos, como «As Três Folhas da Serpente» ou «A Madrinha Morte», Pullman traz o cerne de cada história intemporal para primeiro plano, seguindo de um breve mas fascinante comentário.
Grimm de Pullman, contos de madrastas perversas, crianças corajosas e reis vilões que o farão ler e reler por muitos anos.
Opinião
Assim que recebi a notícia do lançamento deste livro não me aguentei de curiosidade e tratei logo de pedir o meu exemplar à Bertrand que, gentilmente, me enviou esta obra-prima. Eu acreditava que este seria um livro perfeito para ler no Halloween e, agora que já o li, devo dizer que passei a considerar este livro perfeito para ler em qualquer altura do ano e inclusivamente para ler às crianças.
A proposta deste livro é a compilação de cinquenta e três contos, que foram colocados no papel pelos famosos Irmãos Grimm, reunidos pelo Philip Pullman e enriquecido com os comentários deste último que nos acrescentam algumas informações interessantes e relevantes para a melhor compreensão da origem e até da mensagem que se pretende passar em cada um.
Podes ler também a minha opinião sobre Mitologia Nórdica
Um dos aspectos mais incríveis é que tanto encontramos os famosos contos de fadas que tão bem conhecemos devido às adaptações da Disney, como é o caso da Cinderela, da Branca de Neve ou da Rapunzel, como encontramos outros que conhecemos sem saber bem de onde mas que deverão estar provavelmente nas nossas infâncias e nas histórias que nos contavam ou que líamos, bem como outras autênticas novidades que a mim me fascinaram tanto quanto os mais familiares.
"E pode ser muda, mas qualquer pessoa decente consegue rir-se de vez em quando. Uma pessoa que não se ri tem alguma coisa a pesar-lhe na consciência, disso podes ter a certeza!"
É muito interessante perceber que o que estamos a ler nesta obra são adaptações com o cunho pessoal de Pullman, até porque existem várias versões destes mesmos contos, dependendo da data de publicação. A minha opção e o motivo para ter demorado algum tempo a concluir esta leitura foi ler um conto por dia e só posso dizer que adorei a experiência de leitura e agora que me habituei ando de olhos abertos em busca de bons livros de contos para poder repetir este método.
Vê ainda as minhas 6 Dicas para ler mais e melhor
Posto isto, só posso recomendar este livro que é prático para ter na mesa de cabeceira e ler de forma aleatória e, volto a dizer, para lerem às vossas crianças e incentivar o amor pela leitura, alimentar as suas imaginações e abrir a porta do mundo da fantasia e do sonho. Os textos são curtos e não é necessário ler por ordem ou ler tudo de seguida, por isso não tens mais desculpas para não leres este livro incrível que é uma belíssima homenagem aos incontornáveis Irmãos Grimm.
"A montanha e o vale nunca se encontram, mas os filhos dos homens, bons e maus, estão sempre a encontrar-se."
Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo e contribui para as próximas leituras deste blog
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!