Sinopse
Private Detective Cormoran Strike is visiting his family in Cornwall when he is approached by a woman asking for help finding her mother, Margot Bamborough - who went missing in mysterious circumstances in 1974. Strike has never tackled a cold case before, let alone one forty years old. But despite the slim chance of success, he is intrigued and takes it on; adding to the long list of cases that he and his partner in the agency, Robin Ellacott, are currently working on.
And Robin herself is also juggling a messy divorce and unwanted male attention, as well as battling her own feelings about Strike. As Strike and Robin investigate Margot's disappearance, they come up against a fiendishly complex case with leads that include tatot cards, a psychopathic serial killer and witnesses who cannot all be trusted. And they learn that even cases decades old can prove to be deadly...
A breathtaking, labyrinthine epic, Troubled Blood is the fifth Strike and Robin novel and the most gripping and satisfying yet.
Opinião
Antes de começar a divagar sobre mais uma aventura incrível de Strike e Robin, preciso de deixar o meu desabafo e partilhar a minha surpresa por os seus livros não estarem a ser traduzidos. Desde 2018, quando foi lançado o quarto livro da série, que não chega a Portugal novas edições o que me deixou satisfeita com a decisão de comprar os últimos em inglês. No entanto, gostava muito de completar a minha colecção e ter o prazer de ler uma tradução para português.
Depois desta partilha ou deste lamento, onde imagino que não estou sozinha, e que desejo muito que sofra alterações com a maior brevidade, vamos passar ao novo livro, Troubled Blood. Depois de ter começado um processo de divórcio, Robin está definitivamente instalada como sócia de Strike e numa posição que a obriga a tomar conta do barco muito tempo sozinha, devido à doença da tia do detective, tia essa que o ajudou a criar durante a sua infância atribulada.
"I don't t'ink the Good Lord will mind me mentioning cocks and balls,' said Oonagh airily. 'He made 'em, didn't he?"
A equipa de trabalho cresceu e nem todos têm o devido respeito pela nova sócia nem a encaram como uma figura em pé de igualdade com Strike na agência. Em suma, Robin encontra-se num momento de viragem na sua vida onde procura o seu lugar tanto profissional como pessoal, sentindo uma certa sensação de desilusão e amargura quando pára para pensar ou quando se encontra com a família em Yorkshire.
Por seu lado, Strike vive um momento complicado devido à doença da tia que já referi e com a perspectiva de perder uma figura essencial para a união da sua família materna restante, e que o obriga a passar mais tempo na Cornualha. É numa dessas visitas tristes que é abordado por uma mulher que lhe pede que investigue o desaparecimento da sua mãe. Até aqui parecia uma situação recorrente na vida do famoso detective e um caso banal, não fosse o pormenor do dito desaparecimento ter ocorrido há quarenta anos.
"A corpse, however unwelcome, meant anguish could find both expression and sublimation among flowers, speeches and ritual, consolation drawn from God, alcohol and fellow mourners; an apotheosis reached, a first step taken towards grasping the awful fact that life was extinct, and life must go on."
De forma improvável, Strike aceita o caso e coloca um prazo de um ano para investigar este desaparecimento longínquo, ao mesmo tempo que continua a precisar de manter em dia os casos em andamento. É esse ano atribulado que acompanhamos ao longo destas 900 páginas que dão vontade de ler de uma assentada, não fosse o caso de ser preciso dormir e trabalhar todos os dias.
A riqueza do estilo de Rowling e das personagens criadas no decorrer desta investigação são fascinantes, como é seu hábito, e continua a cimentar o meu amor pelos personagens principais, dirigindo a relação conturbada dos dois de forma magistral, mas lenta e demorada. Embora me sinta capaz de esperar pelo próximo com alguma tranquilidade, devo dizer que ficaria muito feliz se esse próximo chegasse em 2021.
Já leste alguma coisa de Robert Galbraith? Acompanhas o Strike e a Robin? Já deste uma olhadela pela série?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!