Sinopse
Personagem oculta por inúmeras e sucessivas camadas de interpretações ideológicas, quer eruditas quer populares, a figura verídica do primeiro rei de Portugal só muito hipoteticamente se pode reconstituir nas suas dimensões históricas. O mito sobrepõe-se, teimosamente, à história, para justificar a permanência da nação que fundou e justificar a confiança que os cidadãos de todos os tempos têm posto na colectividade a que pertencem. Mas pode-se tentar descobrir como nasceram as diversas narrativas tecidas em torno da sua personalidade, examinar o sentido que tinham quando apareceram e reconstituir os sucessos de que Afonso Henriques foi protagonista principal.
Se não é possível traçar-lhe o retrato preciso, pode-se, pelo menos, estudar as suas orientações políticas e administrativas, conhecer os seus principais auxiliares e justificar o êxito da sua obra. Apesar de assim desaparecer o herói sobrenatural, toma inegável relevo o seu talento político e militar e, por conseguinte, o seu direito a ser de facto considerado o rei fundador de Portugal.
Opinião
Em D. Afonso Henriques, José Mattoso narra a vida e trajetória do primeiro rei de Portugal, desde a sua infância até à sua morte. O autor, reconhecido historiador português, famoso internacionalmente pelas suas pesquisas na área da História Medieval, utiliza uma abordagem académica e rigorosa para trazer ao leitor um retrato fiel e detalhado do fundador da nação portuguesa, apesar de todas as limitações que reconhece e destaca a cada capítulo. A obra é uma importante contribuição para o estudo da História de Portugal e oferece uma visão aprofundada sobre a figura de um dos principais personagens da História do país.
Assim, este livro traz uma abordagem histórica sobre um dos períodos mais importantes da História de Portugal, o reinado de D. Afonso Henriques. É neste contexto que o autor explora a formação e consolidação do Reino de Portugal no século XII, no meio de disputas territoriais, alianças políticas e conflitos com os reinos vizinhos, como Leão e Castela. Assim, a obra destaca a figura do primeiro rei de Portugal como um líder visionário e estrategista, que soube aproveitar as circunstâncias favoráveis para afirmar a independência do país e estabeleceras bases para a construção duma nação forte e unida, sem ficar refém da nobreza ou dos seus aliados.
Podes ler também a minha opinião sobre Teresa A Condessa Rainha
O livro destaca os principais acontecimentos da vida e do reinado de D. Afonso Henriques, como a sua luta pela independência de Portugal e o reconhecimento da sua legitimidade como rei de pleno direito pela Igreja e pelos restantes reinos da Europa, a batalha de São Mamede, a conquista de territórios aos muçulmanos e a consequente consolidação do reino português. Além disso, também aborda a sua relação com a Igreja, os seus confrontos com o rei de Leão e a sua consagração definitiva como rei no ano de 1179. Ao longo da leitura, fica demonstrada a habilidade excepcional na narrativa histórica de José Mattoso, que apresenta ao leitor uma visão detalhada e abrangente sobre a vida e os feitos do primeiro rei de Portugal.
"Tinha de ser conciliador, prudente, maleável; mas nem por isso deixava de ser firma, autoritário, decidido e persistente. Eram as principais qualidades de um bom chefe."
O estilo de escrita do autor é claro, conciso e envolvente, possibilitando a compreensão dos acontecimentos e personagens da época de forma acessível e interessante. Mattoso utiliza uma linguagem academicamente rigorosa, apoiada em documentos que nos chegaram, sendo transcritos alguns excertos que considera relevantes, mas ao mesmo tempo é uma linguagem dinâmica, proporcionando uma leitura fluída e agradável. A sua narrativa torna-se imersiva, sempre cuidadosamente baseada em fontes primárias, enriquecendo a compreensão do leitor sobre o contexto histórico, sobretudo da Península Ibérica, no qual D. Afonso Henriques esteve inserido.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo
José Mattoso oferece importantes contribuições para a desmistificação de inúmeros mitos que foram criados em torno da figura deste rei, mitos esses que chegaram até aos dias de hoje e que ocultam ou negam a verdade do que terá sido o homem e o político. No entanto, é inegável que a sua liderança e determinação foram cruciais para a conquista da independência do Condado Portucalense e para a consolidação do território português. Ele foi capaz de unir diferentes regiões em torno dum projecto comum, desafiando o domínio muçulmano e, com isso, atingindo conquistas determinantes, como as de Lisboa e de Santarém, que provaram que a expansão territorial do reino era não só possível como obrigatória para o futuro do país. A sua coragem e a sua visão estratégica foram decisivas para consolidar a identidade nacional que já existia neste território, que já almejava uma afirmação efectiva, que parecia apenas esperar por um líder para seguir e lutar pelos seus propósitos independentistas.
"A geração que começou a venerar Afonso Henriques como herói das lutas contra os mouros, como fundador da nacionalidade e como chefe capaz de conduzir todo o seu povo depressa o inclui na categoria dos heróis com um destino trágico."
Em suma, é incontestável a relevância da figura de Afonso Henriques para a História de Portugal e para a historiografia portuguesa. Apesar das lacunas e das incertezas que envolvem a vida e o reinado do primeiro rei de Portugal, o autor não deixa de ressaltar a importância de compreender o contexto político, social e cultural da época para analisar adequadamente o legado deixado por D. Afonso Henriques. Além disso, Mattoso também enfatiza a necessidade de revisitar e reavaliar constantemente as fontes históricas, a fim de ampliar e aprofundar o nosso conhecimento sobre este período crucial da História de Portugal. Com isto, este livro revela-se fundamental para quem quer compreender melhor a formação do Reino de Portugal e a construção da identidade nacional portuguesa.
Portanto, só posso recomendar a leitura de D. Afonso Henriques para todos os que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre a História de Portugal e sobre a figura mística do primeiro rei deste país. José Mattoso oferece uma narrativa envolvente, revelando os desafios e as conquistas do jovem príncipe que se tornaria o grande fundador de Portugal. Assim, os leitores interessados em compreender as origens e os feitos deste importante personagem histórico certamente encontrarão neste livro uma fonte de informação valiosa e esclarecedora. Pessoalmente, adoro esta colecção da Temas e Debates com as biografias de reis e rainhas de Portugal e, apesar de já ter lido algumas, quero ler todas, ou não fosse o tema fascinante.
Agora, quero saber a tua opinião. Gostas de biografias? Já conhecias esta? Também sentes curiosidade sobre o nosso primeiro rei e sobre este época tão distante da nossa História? Conta-me tudo nos comentários abaixo!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!