Sinopse
Será já tarde demais para parar a destruição da humanidade? Uma instalação de pesquisa militar envia uma mensagem angustiante, que termina com a ordem: matem-nos a todos! O pessoal da base mais próxima acorre ao local e encontra todos os elementos da equipa mortos, e não só os cientistas. Todos os seres vivos num espaço de oitenta metros quadrados estão mortos, estão mortos animais, plantas e insectos, incluindo as bactérias. A terra tornou-se inteiramente estéril, e o fenómeno está a espalhar-se.
Com o intuito de parar o inevitável, o comandante Gray Pierce e a Força Sigma têm de descobrir uma ameaça que se ergue desde tempos remotos, de um tempo em que a Antártica era verde e toda a vida na Terra se equilibrava no fio da navalha. Seguindo as pistas de um mapa ancestral resgatado da Biblioteca de Alexandria, a Força Sigma descobrirá a verdade acerca de um continente desaparecido e uma nova forma de morte enterrada sob quilómetros e quilómetros de gelo.
De segredos milenares saídos de um passado gelado até aos mistérios enterrados bem fundo nas selvas mais sombrias dos nossos dias, a Força Sigma enfrentará o seu maior desafio de sempre: parar a eminente destruição.
Opinião
Regresso em 2023 para mais uma aventura de Força Sigma, criação do autor James Rollins, que nos proporciona livros onde mistura ciência, tecnologia e História. Desta vez, tudo começa nos Estados Unidos, quando uma estação de pesquisa militar, cujas investigações são um mistério para os habitantes da região, emite uma mensagem assustadora e de pânico puro. Quando as primeiras pessoas começam a chegar ao local, o rasto é de morte total. Todos os cientistas que lá se encontravam estão mortos, e todos os animais também. A própria terra torna-se totalmente estéril, sem qualquer espécie de vida a sobreviver. E o pior é que esse rasto mortífero parece estar a alastrar-se e a contaminar os terrenos em volta a uma velocidade assustadora e perigosa.
É assim que é posta em acção a Força Sigma, que viaja para o local para tentar entender o que causou aquela desgraça e como parar este fenómeno. É assim que acabam a seguir duas pistas importantes e que podem ser determinantes para o sucesso da operação. O cientista encarregado por esta investigação misteriosa, e pelos vistos mortífera, parece ter sido raptado por homens desconhecidos, segundo o relato da Guarda Florestal que conseguiu escapar à perseguição do que pareciam ser mercenários. É assim que seguem para a Antártida, para encontrar um outro cientista que tinha sido amigo e colega desse responsável e que poderia trazer alguma luz sobre o que seria o objecto do seu estudo naquele lugar.
Podes ler também a minha opinião sobre O Olho de Deus
Para a Antártida vão o comandante Gray Pierce, considerado um dos grandes protagonistas; Kowalski, um dos personagens que mais gosto por ser bruto, pragmático e muito engraçado; e o estreante Jason, génio informático que já mostrou as suas capacidades noutros livros mas que nunca tinha saído da frente do seu computador. Esta é uma viagem fascinante e que segue os passos de Darwin, que terá descoberto que em tempos não existia só gelo, mas uma vida verdejante neste Continente. Ainda que fosse uma forma de vida tão extraordinária e perigosa, tanto que muitos foram os que decidiram não divulgar o que descobriram por lá.
"O Homem é incapaz de reverter o que o seu engenho criou. Os nossos apetites tornaram-se demasiado vorazes, mas a nossa visão mais limitada. A conservação é uma causa perdida. Para quê salvar uma espécie aqui e ali quando toda a ecologia está a ruir à nossa volta?"
A outra linha de investigação leva o próprio director da Força Sigma para a América do Sul, mais concretamente para o Brasil e para a sua rica Floresta Amazónia. É aqui que acham que será possível encontrar o paradeiro do cientista responsável pela destruição que ameaça se espalhar pelos Estados Unidos rapidamente, até porque está prevista uma chuva que ainda irá potenciar o perigo já descoberto e até poderá contaminar os lençóis de água. A namorada do director ficou no terreno infectado, lutando para salvar o seu irmão que foi contaminado por este organismo misterioso e o cão da Guarda Florestal, ao mesmo tempo que precisa impedir que seja lançada uma ofensiva nuclear, que ninguém sabe se será eficaz contra a ameaça que enfrentam.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Linhagem Sangrenta
A aventura começa morna, chega a ficar gelada quando chega a Antártica, mas a dada altura torna-se escaldante e impossível de largar. Os obstáculos não param de se suceder, em todas as latitudes onde se encontra a Força Sigma. A equipa na Antártica é atacada e procuram afastá-los das respostas que procuram e impedir que saiam com vida desse lugar inóspito. No Brasil também são atacados e perdem a jovem e corajosa Guarda Florestal, que insiste em acompanhar e ajudar nesta missão, e é no encalço dela e do cientista que poderá dar a resposta que precisam que seguem procurando pelo principal suspeito deste ataque concertado, que espantosamente se trata de um homem que foi dado como morto há muitos anos.
"A lei da selva não era tudo o que existia para a vida, para a evolução, mas isso com partes iguais de altruísmo, mesmo moralidade, podia ser um fator ambiental tão forte como qualquer outro, um vento de mudança para conduzir o mundo para uma existência mais vigorosa e saudável."
A desgraça parece iminente, e os níveis de adrenalina sobem a cada novo capítulo. Lemos uma aventura narrada de uma forma que parece que estamos nos lugares e a viver as mesmas aventuras que os nossos personagens favoritos. O ritmo intensifica-se e foi de forma compulsiva que li a segunda metade do livro, querendo entender que mistério era esse e qual seria a solução, bem como se seriam as vítimas todas salvas. Afinal de contas, não seria a primeira vez que o autor nos surpreende com mortes de personagens importantes. Outro aspecto que adoro neste autor, é que mistura na perfeição o ambiente fantástico próprio e esperado de agentes secretos, com os problemas quotidianos e familiares que podiam (e às vezes são) muito bem ser os nossos.
Pessoalmente, continuo rendida ao talento literário de James Rollins e o meu desejo de ler todos os seus livros desta série só se consolida a cada nova aventura que tenho o prazer de ler. Quem gosta deste género literário e ainda não conhece este autor, não sabe o que anda a perder. O meu objectivo é ler todos os livros por ordem cronológica, mas podes começar por qualquer um, o que primeiro te vier ter às mãos, sem constrangimentos para o entendimento da aventura da vez. Já conheces este autor e a sua Força Sigma? Qual a tua personagem favorita? Tens algum livro favorito da série? Conta-me tudo nos comentários e vamos conversar sobre livros e sobre Rollins!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!