Ainda estou a ressacar das férias e a sonhar com esses dias idílicos, onde o tempo corre solto sem grandes obrigações, quando podemos fazer o que queremos, onde nos apetece e estar só com as pessoas que nos fazem felizes. É nesses momentos, quando o tempo livre é de sobra e o humor está em altas, que mais gosto de conhecer lugares novos e experimentar novos sabores, novos conceitos. Foi assim que fiquei a conhecer a mais recente pizzaria de São João da Madeira, que se propõe a entregar uma paleta de sabores únicos e especiais, baseada nos melhores ingredientes, com uma proposta quase artesanal e que se chama A Tal da Pizza.
Para começar, está situada num espaço acolhedor, num lugar central e sem grandes problemas para estacionar, com uma decoração intimista, e fiquei a saber que muitas das peças foram feitas pelo proprietário, que é também o cozinheiro de serviço. Tem ainda uma esplanada espectacular, que permite aproveitar muito bem as agradáveis noites de Verão que este ano foram bastante comuns até no Norte do país. O restaurante não é grande, precisamente para poderem manter a ideia de poderem servir tudo de um modo caseiro, desde a massa até a todos os ingredientes utilizados nas pizzas, sem esquecer as sobremesas.
Podes ler também sobre Tudo aos Molhos
Para começar, e tendo em conta o calor que fazia, mesmo às nove da noite, pedimos logo a sangria para acompanhar toda a refeição e o clássico pão de alho. A sangria era deliciosa, fresca, doce na medida certa, sem qualquer possibilidade de se tornar enjoativa. O pão de alho, feito também com a massa mãe, sem fermentos químicos, estava muito equilibrado, embora confesse que até esse momento ainda não estava verdadeiramente convencida se o conceito A Tal da Pizza ia me arrebatar o coração.
Em seguida, chegaram as pizzas que pedimos e que me fizeram entender efectivamente o motivo para este ser um lugar especial e ao qual sempre vamos querer voltar. Antes de falarmos delas propriamente ditas, quero-te contar sobre a incrível carta que foi criada pelos proprietários. A originalidade começa mesmo no momento em que pegamos no menu e nos divertimos com todas as expressões escolhidas para dar nome aos pratos. Só para ficares com uma ideia, durante esta visita pedimos "Estar com os azeites", "Muitos anos a virar frangos", "Um olho no camarão, outro na pizza" e quando pedimos um ingrediente extra é chamado de "Ponha, ponha, ponha". Deu para perceber o quanto te vais divertir só enquanto escolhes o que queres comer?
Podes ler ainda sobre Pizzeria Casa Mia
Agora, voltemos à parte mais importante: as pizzas, as protagonistas da noite. A primeira a chegar à mesa foi a de Camarão, que é feita com um molho especial, feito unicamente para ser utilizado nas pizzas do mar e que lhe confere uma fusão de sabores que atinge o palato a cada garfada e que nos deixa rendidos, sem conseguir resistir a tirar mais uma fatia. A seguinte foi a de frango, um pouco mais seca, mas feita com frango desfiado à mão e muito bem recheada, proporcionando uma sensação de saciedade sem descurar o prazer de comer.
Mas não penses que estamos perante uma carta limitada. Além de teres pizzas para todos os gostos, incluindo vegetarianas e veganas, tens ainda calzones, lasanhas e saladas. Sem esquecer, as pizzas doces que também nos tentam a começar pela sobremesa. Tendo em conta o espaço pequeno, acolhedor e com uma proposta de servir produtos caseiros, fiquei surpreendida pela quantidade de opções que estão disponíveis e que prometem agradar a todos os gostos e restrições alimentares.
Pessoalmente, não escolhi uma pizza doce, mas outra das opções da carta de doces. Aliás, escolhemos duas e dividimos entre todos. Os escolhidos foram o clássico cheesecake e um Tiramisú de frutos vermelhos - esta última que não se encontra no menu, só existe como sobremesa surpresa de vez em quando -, ambas servidas em potes. E devo dizer que se não fosse por mais nada, esta descoberta já valeu pelas sobremesas, especialmente este Tiramisú! Que manjar dos deuses, meus amigos! Em suma, se estás por essas paragens, não deixes de visitar A Tal da Pizza e descobrir tudo o que lá podes saborear. Vai valer a pena, posso assegurar-te.
Já conhecias este restaurante? Aceitas o desafio de visitar esta pizzaria incrível?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!