expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2021

#Livros - Amália O Romance da sua Vida, de Sónia Louro

 

#Livros - Amália O Romance da sua Vida, de Sónia Louro

Sinopse

Este é o romance sobre a vida de Amália, a fadista mais amada e, simultaneamente, mais desconhecida em Portugal. Operária numa fábrica de rebuçados, estreia-se a cantar em 1939. Movida apenas pela vontade de cantar e sem qualquer ambição, nem sonha que um dia será a maior artista portuguesa de sempre.


Ganhando rapidamente projecção internacional, deixa multidões rendidas à sua voz. E também os corações se rendem ao seu magnetismo: do simples povo a estrelas como Charles Aznavour ou Anthony Quinn. Mas enquanto destroça corações, o seu vive apenas desilusões. Várias vezes contempla o suicídio. Recebendo propostas milionárias para ficar a trabalhar no estrangeiro, o amor a Portugal fá-la sempre regressar. Ano após ano arrebata galardões, conquista os críticos e cruza-se com as grandes personalidades do seu tempo: Édith Piaf, Hemingway, Frank Sinatra. 


No final da vida, o que pode querer alguém com o mundo a seus pés? A felicidade que nunca sentiu? A autoconfiança que nunca teve? Amália deixou-nos no dia 6 de Outubro de 1999 com uma só ambição: que a chorássemos quando morresse. Uma vida tão bela quanto inspiradora. 


Opinião

Depois de ter lido a biografia de José Maria Espírito Santo Silva, fiquei com muita vontade de saber mais sobre estas figuras, em especial os seus filhos que foram essenciais na construção do século XX. Devo dizer que não se tem revelado tarefa fácil e, no entretanto, decidi agarrar neste romance sobre a vida de Amália Rodrigues, estrela maior do nosso fado, sobre quem achamos saber tudo e percebemos que não sabemos quase nada sobre a sua carreira, que dirá sobre a sua vida, que se cruzou com alguns ramos da família Espírito Santo ao longo do seu percurso. 


Esta viagem começa na juventude, quando Amália ainda trabalhava numa fábrica e sonhava casar com o seu namorado, sem saber qual seria o seu destino, mas já com uma tristeza profunda que a levou a desejar a morte algumas vezes numa época tão precoce da vida. Acompanhamos a sua paixão por cantar e a forma como foi descoberta e cantou pela primeira vez numa casa de fados. O seu magnetismo foi logo reconhecido e o seu talento prometia brilhar, quando os pais proibiram as cantorias e teve de ficar em casa. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Homem Mais Rico do Mundo


A sua vida amorosa sofreu alguns sobressaltos, mas acabou por se ver casada com o namorado de quem tanto gostava e a dada altura voltou à casa de fados para fazer o que nasceu para fazer: cantar. No entanto, a vida de casada não se revela um mar de rosas. A sua felicidade conjugal é inversamente proporcional ao seu sucesso profissional crescente e surpreendente para a própria. São célebres as suas declarações onde afirma nunca ter trabalhado, porque para ela cantar não era trabalho, nem nunca ter procurado nada do que lhe aconteceu de bom ou de mau. 


"Eu adoro-a, pensou o periodista, ainda sob o efeito do feitiço que Amália lançava sobre os seus ouvintes em palco e fora dele. Metade de Lisboa estava apaixonada por ela. Oh, o que estava ele a pensar? Toda a Lisboa estava apaixonada por ela."


Depois da separação, a sua carreira parece decolar e somos transportados para viagens intermináveis pelos quatro cantos do mundo, ano após ano, sempre a conquistar os públicos de todo o mundo, mesmo os que não entendiam uma única palavra do que diziam as suas canções. Os lisboetas sempre a tinham amado, mas o reconhecimento nacional chegou muitos anos depois de ter conquistado o mundo e colocado o fado e Portugal no mapa. 


Podes ler também a minha opinião sobre Mal por Mal, Antes Pombal


Privou com todas as figuras de destaque do seu tempo, seja do mundo da música, do cinema e da literatura. O seu desejo de regressar a casa e a sua falta de iniciativa e confiança em si própria, fizeram com que sempre voltasse a Lisboa, deixando sem resposta algumas propostas irrecusáveis para a maioria dos artistas do mundo. A vida amorosa sofreu alguns altos e baixos, mas acabou por encontrar o seu porto de abrigo no marido que a acompanhou e aceitou tornar-se, não sem alguma mágoa, no Senhor Rodrigues, quase sempre eclipsado pela luz da mulher.


"Gostava de ter sido cigana. Gostava da vida de liberdade, das viagens, dormir cada dia num sítio. De certa forma, vivia essa vida. Porém, não se sentia livre. Não conseguia ser a Amália que podia ser, que gostaria de ser, embora não soubesse exactamente como era essa Amália. Sabia apenas que era diferente daquela na qual se tinha tornado."


O seu trabalho com os maiores poetas da sua época, com os músicos mais brilhantes, a sua capacidade de interpretar os poetas universais da língua portuguesa, fazem de Amália a artista ímpar e que sofreu duras críticas por todos os momentos em que quis fugir dos padrões do fado e conseguiu fazê-lo com sucesso internacional, mesmo debaixo dos olhares sobranceiros dos puritanos do fado. Isto sem esquecer o talento inacreditável da Amália poetisa, que escreveu e interpretou alguns dos mais belos versos da história do fado. 



Este é o meu fado favorito de sempre e a letra foi escrita por uma Amália que não tendo uma educação formal elevada, possuía uma sensibilidade que a elevava entre o comum dos mortais e a fazia identificar o que tocaria no nosso coração, fosse nos poemas ou nas músicas que lhe traziam. Este livro é espectacular para nos levantar a ponta do véu. Agora, quero muito ler os seus poemas, que se encontram esgotados e já mereciam uma nova edição, Entretanto, já coloquei a biografia de Amália de Vítor Pavão dos Santos na wishlist, até porque foi utilizada, entre outros, para a elaboração deste romance. 


Já leste este romance sobre Amália? Gostas deste tipo de livro? Conta-me tudo nos comentários. 


Podes encomendar o teu exemplar utilizando os links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!