Sinopse
Auschwitz é o ponto de encontro entre duas figuras singulares. Uma é o Grande Nivelli, o mágico judeu deportado para o campo da morte. A outra é Francisco Latino, o legionário português recrutado pelas SS. Os russos aproximam-se e os nazis preparam-se para o massacre final. Com o fim à vista, o judeu e o português vão unir forças para sobreviver. Ao mesmo tempo, a magia do Grande Nivelli irá desempenhar um papel central no maior acto de resistência contra o Holocausto.
A revolta de Auschwitz.
O Manuscrito de Birkenau conclui a espantosa história iniciada em O Mágico de Auschwitz e revela-nos a Shoah como nunca foi contada. Baseando-se em acontecimentos verídicos e em personagens reais, José Rodrigues dos Santos transporta-nos ao coração do grande campo da morte nazi e desvenda-nos o papel do misticismo e do esoterismo na Solução Final.
Opinião
E a curiosidade venceu toda e qualquer reticência que pudesse ter sobre a continuação desta saga passada nos tempos aterradores da Alemanha Nazi. Como já disse anteriormente, o primeiro livro não me arrebatou como estava à espera tendo em conta o seu autor e o tema. Volto a confessar que esperava melhor, tanto do enredo como das próprias personagens.
Depois de uma curta pausa, até porque imaginava que o desenrolar da trama ia trazer acontecimentos ainda mais sombrios, regressei para descobrir o que ainda faltava descobrir sobre os destinos de Levin e de Francisco. E, tal como aconteceu com os últimos capítulos do livro anterior, este tem um ritmo muito melhor e prende-nos à trama de forma mais intensa e profunda.
Podes ler também a minha opinião sobre O Mágico de Auschwitz
Depois de Francisco chegar a Auschwitz e encontrar a sua noiva aprisionada por sua causa, o choque é enorme ao deparar-se com uma sombra da mulher que conheceu. Os meses que Francisco passou a treinar para se tornar um SS, foram pesados para a sua amada e os resultados não eram nada bonitos de se ver. As descrições são difíceis de ler e assimilar toda a miséria humana que se multiplica pelos diferentes campos de extermínio.
"Sabiam a partir dessa noite que tinham encontro marcado com a morte, conheciam até a data em que isso aconteceria, sentiam um medo terrível e daí em diante pensariam nisso a toda a hora. Seria uma obsessão, uma nuvem, uma sombra."
Por seu lado, Levin encontra-se no campo das famílias, com uma falsas sensação de segurança, acreditando que estava a salvo face ao que acontecia à sua volta. Contudo, a dada altura é informado que será feita uma transferência do seu grupo e, sabendo o que isso significava, o medo de enfrentar a morte é inevitável, tanto por si como pela esposa e pelo filho.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Imortal
É o propósito de sobreviver e de fugir da morte que parece inevitável que os acaba por juntar de um modo, óbvio para o leitor, mas inesperado para Levin que se vê envolvido num plano improvável para escapar à morte certa. Francisco encontra em Levin um aliado que lhe irá permitir, com muitas dificuldades e obstáculos, resgatar a sua noiva para um lugar mais confortável onde as probabilidades de sobreviver sejam maiores.
"Aqueles SS geriam um verdadeiro inferno, eram a máquina que fazia que Birkenau fosse Birkenau; viam e faziam o que mais ninguém vira e fizera a não ser nos campos comunistas da Rússia, e isso colocava-os no limite da sanidade. Poucos tinham ido tão longe no extermínio de seres humanos. Encontravam-se no abismo da noite mais profunda."
Existe um mistério que só no final é revelado e que, apesar de mal encoberto, não deixa de nos emocionar. É uma leitura pesada, impossível não ser quando trata de Auschwitz e Birkenau, mas está longe de ser arrebatador ou de estar perto dos melhores livros escritos por José Rodrigues dos Santos. Ainda assim, se gostas do tema e do autor, não deixes de ler este enredo. Costumas ler José Rodrigues dos Santos? Qual o teu favorito?
Podes adquirir o teu exemplar através dos links abaixo e ajudar, sem custos adicionais para ti, as futuras leituras deste blog
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!