Sinopse
«O Evangelho segundo Jesus Cristo, dizia, é o romance que gerou mais polémica e é a causa de ter mudado a minha residência de Lisboa para Lanzarote, em Espanha. É um livro que não projectei, porque jamais me havia passado pela cabeça escrever uma vida de Jesus, havendo tantas e sendo tão diferentes as interpretações que dessa vida se fizeram, destrutivas por vezes, ou, pelo contrário, obedecendo às imposições restritivas do dogma e da tradição. Enfim, sobre o filho de José e Maria disse-se de tudo, logo não seria necessário um livro mais, e ainda menos o que viria a escrever um ateu como eu. Simplesmente, o homem põe e a circunstância dispõe e aqui está o que me impeliu a uma tarefa cuja complexidade ainda hoje me assusta.»
José Saramago, in A Estátua e a Pedra
Opinião
E estamos de volta com mais um livro de José Saramago que vem confirmar o seu génio e que está na origem de grandes polémicas que levaram o autor a deixar Portugal e rumar a Lanzarote. É uma obra pouco falada no que ao conteúdo diz respeito, porque a maioria das pessoas se perdeu nessas polémicas políticas e religiosas, parecendo esquecer que estamos perante um livro de ficção, e que livro incrível, posso já adiantar!
Estamos perante um relato da vida de Jesus Cristo, relatado do ponto de vista do próprio, embora não seja ele o narrador. Começamos por conhecer os jovens pais e o momento da concepção, momento controverso que deverá ter gerado muito desagrado nos crentes fanáticos porque nos revela que Maria não era Virgem, mas uma jovem recém-casada que teve relações sexuais com o seu marido para engravidar desse filho como dos outros que se seguiram.
Podes ler também a minha opinião sobre A Jangada de Pedra
Depois acompanhamos essa primeira gravidez de Maria e as razões que os levam a partir da sua terra e que culminam com o nascimento do seu primeiro filho. Sem esquecer o aparecimento do anjo, tão famoso na Bíblia, que é só uma das personagens mais espectaculares deste livro. Além de ser uma das mais fascinantes e que mais revelações faz ao longo de toda a sua trajectória.
"Posta de lado, era por esta maneira que Maria ia tomando conhecimento do que não podia perguntar, trata-se de um método antigo das mulheres, aperfeiçoado em séculos e milénios de prática, quando não as autorizam a averiguar por sua conta põem-se a ouvir, e em pouco tempo sabem tudo, chegando até, o que é o cúmulo da sabedoria, a separar o falso do verdadeiro."
O menino cresce, rodeado de irmãos e irmãs, numa família que não vive em abundância. Contudo, os mistérios começam a ser revelados depois da morte do seu pai, confirmando a célebre frase de que só depois da morte do pai o filho se torna homem. É nesse momento, depois de enterrar o seu pai e se tornar no herdeiro dele, que pressiona a sua mãe para lhe revelar alguns dos segredos que envolvem o seu nascimento e que o levam a partir numa viagem de auto-descoberta.
Podes ler ainda a minha opinião sobre O Homem Duplicado
Será nessa jornada que começa a descobrir o seu destino e surgem os primeiros milagres, que lhe conquistam a fama na região e os seguidores iniciais. Esta é uma viagem longa que o desafia e o faz crescer, até ao seu derradeiro encontro com Deus, onde descobre ter sido escolhido para ser seu filho e o instrumento que o irá levar a tornar-se num Deus mais universal.
"Entre o rio Jordão e o mar, choram as viúvas e os órfãos, é um antigo costume seu, para isso mesmo é que são viúvas e órfãos, para chorarem, depois é só esperarmos o tempo de os meninos crescerem e irem à guerra nova, outras viúvas e outros órfãos virão tomar-lhe a vez, e se entretanto mudaram as modas, se o luto, de branco, passou a ser negro, ou vice-versa, se sobre os cabelos, que antes eram arrancados, se põe agora uma mantilha bordada, as lágrimas, quando sentidas, são as mesmas."
Devo dizer que este é um livro espectacular que todos os amantes de Saramago devem adorar e os que não conhecem precisam de descobrir. Só lamento não conhecer melhor as histórias da Bíblia para compreender melhor todas as alusões que o autor colocou ao longo do caminho de Jesus. Não deixa de ser fascinante ler a interpretação de um ateu ao texto sagrado e fundador da nossa civilização.
Qual o teu livro de Saramago favorito? E caso pretendas descobrir outras opiniões e análises sobre esta obra podes ver os vídeos da Tatiana Feltrin e do canal Ler Antes de Morrer
Podes encomendar o teu exemplar, e contribuir para as próximas leituras por aqui, na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!