expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Uma noite com... #83










Christian Bale
O Clooney que me perdoe, mas este é o meu Batman favorito! Não concordam?
Podem ver os gatos das semanas anteriores aqui.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

#Livros - A Mão do Diabo, de José Rodrigues dos Santos


Sinopse

A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.

O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.

A verdade oculta sobre a crise.

Numa aventura vertiginosa que nos transporta ao coração mais tenebroso da alta política e finança, José Rodrigues dos Santos volta a impor-se como o grande mestre do mistério. Além de ser um romance de cortar o fôlego, A Mão do Diabo divulga informação verdadeira e revela-se um precioso guia para entender a crise, conhecer os seus autores e compreender o que nos reserva o futuro.

Opinião

Não é preciso ser muito inteligente para perceber o quanto gosto de José Rodrigues dos Santos. Depois de vos trazer O Anjo Branco, O Homem de Constantinopla e Um Milionário em Lisboa, venho opinar sobre A Mão do Diabo.

E que livro este, meus amigos! Já o li há algumas semanas e só agora vos consigo falar dele. Ao passo que em outras obras anteriores, o autor nos traz temas antigos, relacionados com Deus, com Jesus Cristo ou com a Guerra Colonial, neste livro ele fala de um tema que nos toca a todos de uma forma muito particular: a crise.

Tendo este objectivo, o de explicar a crise, ele leva-nos pela Grécia, elaborando um retrato das manifestações, mas também do funcionamento corrupto da Saúde e da Justiça, por exemplo. Além disso, faz um paralelismo entre a crise de Portugal, de Espanha e da Irlanda e revela-nos muitos dos erros que por cá (que, no fundo, é onde mais nos interessa) se praticaram ao longo de anos e anos.

No fundo, esta é uma autêntica aula de Economia, onde nos é explicado, de forma brilhante, a história da criação da moeda única, o conflito entre Alemães e Franceses ao longo dessa criação, as origens e os culpados da crise nos Estados Unidos da América, bem como, a política de interesse próprio que se praticou na União Europeia durante as longas décadas que antecederam este momento que vivemos.

Na verdade, ficamos a perceber que os culpados somos nós, países periféricos que gastaram além das suas possibilidades com a total conivência dos seus governantes que só se preocuparam em encher os seus bolsos e os dos seus amigos e familiares. Mas também são culpados as potências que hoje nos apontam o dedo, que tinham conhecimento do que acontecia nesses países, alimentavam esses comportamentos e os seus governantes também enchiam os bolsos e pagavam favores a amigos e apoiantes.

Destaco, mais uma vez, a capacidade prodigiosa de José Rodrigues dos Santos de nos manter presos à trama, capítulo após capítulo. Quando um termina, as perguntas que ficam no ar sem resposta e as situações por resolver obrigam-nos a começar imediatamente o próximo de forma a saciar a nossa curiosidade. Outro pormenor importante que tanto me faz gostar dos livros deste autor, é o trabalho de pesquisa intensivo que se sente em cada página e que a mim me remete para a sua profissão como Jornalista e como Professor.

Aqui pretende-se entreter o leitor, mas também informá-lo, dando-lhe acesso a conhecimentos e colocando esses conhecimentos ao alcance de qualquer leigo os entender e assimilar. Depois de ler A Mão do Diabo, a pergunta que me ficou na cabeça até hoje é entender como José Rodrigues dos Santos não sofreu represálias pelo véu que levantou. É que embora exista um lado de ficção em todas as suas obras, neste caso as suas Notas Finais são bem elucidativas de até que ponto são reais as acusações feitas.

"É importante lembrar que Portugal, sendo o país mais antigo da Europa, faliu menos vezes que a Alemanha e a França, por exemplo. Portanto, a falência não é algo que esteja necessariamente nos genes portugueses, como andam a insinuar."

Por tudo isto, aconselho vivamente todos a lerem e a perceberem melhor a crise, os caminhos que poderemos seguir daqui para a frente e as consequências reais, para nós cidadãos, de cada caminho.

Podem encomendar o vosso exemplar aqui, com portes de envio gratuitos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

#Moda - Wishlist Colecção Balmain - H&M



E depois de me ter deparado, na semana passada, com a nova loja online Shop1One, desta vez perdi-me de amores por esta nova colecção Balmain para a H&M. Aliás, com tantas peças giras é impossível não ficarmos apaixonados por umas quantas. E essa selecção, das peças mais giras e fantásticas e maravilhosas, que podiam morar no meu roupeiro e serem felizes para todo o sempre comigo, que vos venho mostrar hoje.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Prémio Recebido - Essenciais e Kawaii Box



No final do passado mês de Setembro, foi-me dada, pela simpática Marta, a notícia de que tinha vencido um passatempo no seu blog, o Essenciais por Marta V., onde o prémio seria uma Kawaii Box Ora, estas caixinhas lá do outro lado do mundo inundaram a blogosfera portuguesa nos últimos meses e a minha curiosidade era mais que muita, como podem imaginar e talvez até sentir.
Assim sendo, depois de entusiasmada ter reclamado o prémio junto da Marta, cá fiquei ansiosamente à espera da minha +Kawaii Box. E passados os vinte dias da praxe, ela finalmente chegou! Está na hora de passarmos às fotos para poderem ver o que me trouxe a minha caixinha.






Muito obrigada ao Essenciais por Marta V. e à Kawaii Box :)


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#Desafio 52 Semanas - As minhas citações preferidas são...


Desafio 52 Semanas

Semana 1
Semana 2
Semana 3

 
Semana 4 - As minhas citações preferidas são:
 
  • "Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.", Fernando Pessoa
  • "Os loucos às vezes curam-se. Os imbecis nunca.", Oscar Wilde
  • "Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.", Martin Luther King
  • "No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.", Albert Einstein
  • "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?", Frida Kahlo
 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Uma noite com... #82


Ricardo de Sá
Que podemos ver na novela da TVI, A Única Mulher.
Podem ver os gatos das semanas anteriores aqui.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

#Livros - CTT Correio Editorial


 
Hoje, venho partilhar um post informativo que penso ser de grande utilidade para todos os que gostam de livros e utilizam o sistema de trocas ou mesmo de compra de livros usados. Além disso, agora que o Natal está a chegar, nem sempre as pessoas a quem queremos oferecer presentes está perto de nós e oferecer um livro fica sempre bem e têm aqui uma forma de poupar nos portes de envio.
 
Na verdade, aqui há muito tempo ouvi falar desta iniciativa assim por alto, mas sempre esbarrei com a história de que era apenas para Editoras e por isso nunca dei muita atenção ao Correio Editorial. Desta vez, a minha querida Liliana, de quem já vos falei tantas vezes, no seu blog Vamos doar livros à nossa biblioteca?, projecto que vos apresentei aqui, decidiu arregaçar as mangas como só ela sabe e informar-se com quem de direito e trazer-nos tudo muito bem explicado e livre de mitos.
 
Com isto quero dizer que afinal todos podemos utilizar este serviço dos CTT, chamado Correio Editorial, para enviar, apenas e só, livros e assim usufruir de portes de envio mais baratos. Claro que existem regras a cumprir e poderão ler todas neste post fantástico que a Liliana escreveu, onde poderão encontrar um passo-a-passo e até um simulador para calcular o valor de portes com esta tarifa especial.
 
Agora que esta nossa amiga já nos fez a papinha toda, podem utilizar este serviço à vontade e poupar uns trocos, que hoje em dia tanto jeito dão. Agradeço apenas que sigam este blog espectacular e, acreditem, não se vão arrepender! Lá poderão encontrar de tudo um pouco relacionado com o universo literário e esta menina não deixa ninguém sem resposta e está sempre disponível para esclarecer dúvidas por mais disparatadas que vos pareçam.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Alguém me ajuda?


Estou aqui com um problema técnico e não consigo dar-lhe a volta! Na verdade, também não tive muito tempo desde ontem até agora. Mas acho que vocês me podiam ajudar.

É que não consigo inserir imagens nos meus posts. O que implica que o post que tinha programado para hoje ficou comprometido.

Assim, pessoas que utilizam o blogger, sabem o que se passa?

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

#Desafio 52 Semanas - Coisas para se fazer no calor


Desafio 52 Semanas

Semana 1
Semana 2



Semana 3 - Coisas para se fazer no calor
 
  • Ficar na Esplanada - Quem já visitou este blog durante os verões passados, já está farto de saber que fazer praia não é coisa que me aqueça o coração. É coisa que dispenso bem e prefiro, sem dúvida, ficar pela esplanada com vista para o mar, confortavelmente sentada a conversar com amigos e a beber uns copos fresquinhos.
  • Ir de Férias - Não é que o frio em determinados destinos não tenha o seu charme, mas detesto visitar lugares à chuva e toda enchouriçada por isso o calor talvez seja preferível para se aproveitar ao máximo o que um lugar tem para nos oferecer.
  • Ver a Lua - Numa noite de Verão, bem estrelada, ficar a ver uma lua cheia. Então se juntarmos a isto uma praia e uma companhia apropriada pode bem tornar-se um momento perfeito.
  • Ler Revistas Cor-de-rosa - Confesso que gosto de espreitar as letras gordas deste tipo de revista, mas no Verão é ainda melhor. Até porque a silly season é bem divertida, regra geral.
  • Beijar na Boca - Quem já não ouviu e viveu um belo amor de Verão? Tão bom!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Uma noite com... #81







Gonçalo Quinaz
Jogador de Futebol e mais um concorrente d'A Quinta, na TVI.
 Podem ver os gatos das semanas anteriores aqui.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

#Livros - Wishlist Wook 50 Livros com 50% Desconto


Como já sabem, o aproximar da época natalícia faz-me dedicar algum tempo e ponderação aos meus desejos de presentes perfeitos, sejam para mim ou para oferecer a quem mais gosto. E nesta ponderação os sites de livros têm um papel preponderante. Adoro receber e adoro oferecer livros aos familiares e amigos. É uma forma de demonstrar que conhecemos bem alguém e conhecemos os seus gostos. E também de descobrir quem realmente nos conhece.

Depois da Wishlist subordinada ao tema Empreendedorismo e Motivação, voltei a passear as vistas pelo site da Wook e deparei-me com uma promoção fantástica (e que está quase a terminar) onde podemos encontrar uma selecção de 50 livros com descontos de 50%. Fiquei tão entusiasmada que, desses 50 livros, escolhi alguns dos que poderiam vir viver alegremente para minha casa.

Tudo o que precisa de saber para reformular o seu guarda-roupa e o seu visual.

Como, no meio de tanta roupa, encontrar peças práticas, confortáveis e elegantes?
Como é possível sair de casa preparada para um dia que se divide em cenários de trabalho, de família, de amigas, de lazer, de crianças e de tarefas domésticas?

Não parece fácil, mas, com as dicas certas, pode ser muito mais simples do que imagina.

Neste "Tanta Roupa e Nada para Vestir" Maria Guedes conduz-nos através de todos os passos necessários para uma reorganização total de imagem, estilo e guarda-roupa.

Um guia indispensável para gastar menos dinheiro em compras desnecessárias, perder menos tempo todas as manhãs e ainda assegurar um look sem falhas.
A sua casa merece ser cuidada. Filipa Mira Brandão vai ensinar-lhe todos os truques que você precisa de saber para não perder demasiado tempo nas tarefas domésticas, nem gastar muito dinheiro. Divisão a divisão, a autora dá-lhe conselhos de limpeza para todos os tipos de pavimento, da madeira à tijoleira, como tratar os seus móveis mais antigos, limpar pratas ou bronzes, manter os azulejos da cozinha impecáveis, uma casa de banho a brilhar, um armário sempre cheiroso e arrumado, uma roupa cuidada e sem nódoas ou um hall acolhedor. Antes de mais precisa de saber quais os utensílios necessários para limpar e os produtos que deve utilizar.

Primeira dica que vai mudar para sempre a sua vida: tenha em casa, limão, bicarbonato de sódio, sal grosso e vinagre. Com estes ingredientes mágicos pode fazer os seus próprios detergentes, mais saudáveis e ecológicos. Depois é seguir os planos de limpeza que encontra neste livro e arregaçar as mangas:

- As manchas da banheira não saem? Prepare uma solução com vinagre branco quente, um punhado de sal grosso e com um pano esfregue bem sobre a sujidade. Vai ver que resulta!

- Esqueça os sabonetes nos armários para deitar cheiro. Só trazem humidade. Coloque pauzinhos de giz dentro de sacos de organza.

- Aprenda a fazer cera caseira para passar nos seus móveis de madeira encerados.

- Não consegue tirar calcário das suas torneiras? Use limão com vinagre impregnado em papel absorvente da cozinha e aplique diretamente. Deixe atuar 3 a 4 horas.

- Aprenda truques infalíveis para remover nódoas de todo o tipo - gordura, vinho, fruta - da sua roupa.
- Para prevenir humidades e bolor nos livros, passe pelos mesmos um pano com vinagre branco, misturado com umas gotas de essência de alfazema, lavanda e alecrim. Afugenta as traças, para além de dar bom cheiro.

- Para dar brilho ao seu chão de madeira envernizada, use uma mistura de óleo de linhaça e vinagre de vinho em partes iguais. Vai ficar um brinco!

Filipa Brandão Mira deixa-lhe ainda várias sugestões de decoração, formas de dar cor e cheiro à sua casa e de reciclagem de móveis ou objetos antigos que podem ganhar uma nova vida. Tudo se recicla. Basta vontade e imaginação. Um livro indispensável para cuidar da sua casa.
As prendas são muitas e os bolsos parecem-lhe vazios? Quer oferecer algo personalizado sem gastar muito dinheiro? Então, este livro é para si.
Ideias grandes para bolsos pequenos é uma seleção de projetos criativos para todos os gostos e artes, incluindo costura, bordado, aplicações, croché, decoração de bolos, entre outros.
Ofereça algo inspirado e original, feito por si e a pensar em quem recebe.

Ideias fáceis com instruções passo a passo
Criações originais para resultados rápidos
 O guia prático da autora do site de organização doméstica mais lido em Portugal.

«O que ensinas não vem nos livros!», era o que me diziam muitas das minhas leitoras (e alguns leitores também) até há pouco tempo.
Pois bem, agora as minhas dicas, sugestões, listas e soluções estão aqui, neste livro. É com muito gosto que partilho consigo o verdadeiro guia prático d’A Dona de Casa Perfeita. E vou ficar muito feliz se puder contribuir para que o seu dia-a-dia seja melhor: mais limpo, mais organizado, mais poupado. Ganhe qualidade de vida e tempo para fazer o que mais gosta. Venha daí! Mónica Duarte

- Fazer um orçamento doméstico

- Aproveitar sobras de comida

- Dicas de arrumação

- Saber lucrar com as promoções

- Truques de limpeza

- Reciclar objectos

- Organizar a despensa

- Tirar nódoas

- Elaborar listas de compras

- Poupar nas despesas diárias

Em 14 temas e mais de 200 tópicos, saiba como fazer isto e muito, muito mais!
Mais de 40 projetos divertidos e fáceis de executar, com instruções passo a passo, pensados por uma das mais influentes e originais designers do Reino Unido. Em Ideias Criativas, Cath Kidston apresenta as técnicas artesanais tradicionais que lhe vão permitir criar peças únicas e originais, reciclando ou reaproveitando alguns materiais que tem lá em casa. Atualmente, com tantos artigos produzidos em série, as pessoas começam a virar-se para as técnicas artesanais tradicionais para criar peças únicas. Estamos fartos de constatar que as nossas roupas e as nossas casas são iguais a tantas outras. O livro inclui ainda 16 moldes exclusivos para recortar e utilizar nestes e noutros projetos onde pode explorar a sua criatividade.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

#Tech - Top 3 Minhas Apps



Hoje, trago-vos um tema novo. As novas tecnologias estão em todo o lado e cada vez é mais difícil fugir delas. Aliás, podem até ser muito úteis, se as soubermos utilizar em proveito próprio.

Desde que comprei o meu Smartphone e me converti aos Androids, que tenho me dedicado a conhecer novas aplicações. Umas muito interessantes outras nem tanto, que a oferta é tanta que é impossível não se encontrar de tudo e mais alguma coisa.

Assim sendo, venho partilhar com vocês o meu Top 3 no que às Apps diz respeito. Vamos a elas?
1 - Spotify
Quem não conhece esta aplicação? Aqui podemos criar playlists e ter sempre ao nosso alcance as nossas músicas favoritas. Já não sei viver sem ela, até porque nunca fui muito adepta de downloads. Esta aplicação já faz parte da minha rotina e não adormeço sem colocar as minhas músicas a tocar.
2 - Sapo Promos
Esta é uma aplicação muito útil para quem quer estar sempre a par das promoções dos supermercados e poder fazer uma escolha inteligente na hora de fazer compras. Lá encontram todos os folhetos em vigor.
3 - Perguntados
Este jogo é o meu verdadeiro vício. E a verdade é que já aprendi umas coisas de tanto jogar porque as perguntas são imensas e sobre temas variados. Não há dia que não entre para responder aos desafios dos amigos e manter-me no primeiro lugar do ranking semanal.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

#Desafio 52 Semanas - Eu nunca...


 
 
 
Semana 2 - Eu nunca...
 
  • Consumi drogas - Apesar de ter convivido com pessoal que dava uns toques em drogas leves, nunca tive curiosidade e, para falar a verdade, nunca achei que me fizesse falta essa experiência. Já sou louca que chegue no meu estado "normal".
  • Fiz um cruzeiro - Falo, evidentemente, de uma coisa à séria. Como os que vemos no porto de Lisboa, por exemplo. Mas um dia irei certamente. E para começar ia pelo Mediterrâneo à descoberta das ilhas gregas.
  • Fui a uma Casa de Fados - É uma vergonha, dado que vivi tantos anos em Lisboa, mas nunca aconteceu.
  • Joguei num Casino - Apesar de já ter visitado alguns Casinos, nunca me atrevi a jogar. Gosto muito de jogos, mas a ideia de o fazer a dinheiro não é coisa que me seduza muito.
  • Saí da Europa - E esta é das coisas que mais lamento ainda não ter feito. Adoro viajar e os meus dois destinos de sonho são fora da Europa, portanto, é um sonho adiado mas nunca esquecido.
 
 

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Uma noite com... #80

Rúben da Cruz
Podemos observá-lo com mais atenção na Quinta, na TVI. Pelo menos enquanto se aguentar por lá.
Podem ver os gatos das semanas anteriores aqui.