Seria impensável falar em presentes de Natal sem incentivar a que ofereças livros às pessoas que mais amas. Gosto de muitas coisas em diversas áreas, mas continuo a acreditar que o melhor presente que posso receber são livros, pois são mundos que se escondem entre as páginas e nos permitem viajar, conhecer, descobrir, crescer. Só encontro vantagens e como existem livros sobre todas as áreas de interesse, de todos os géneros, de incontáveis autores, será sempre possível encontrar um que vai apaixonar a quem queremos presentear. Claro que dá trabalho e pode ser necessário algum estudo sobre os interesses e gostos da pessoa, no entanto, penso que isso acontece seja qual for o presente que decidas comprar.
Uma das dicas para diminuir o risco de oferecer um livro que a pessoa já tenha é escolher livros recentes, que é precisamente o denominador comum dos que selecionei para constarem nesta lista de presentes que podes e deves oferecer neste Natal. Procurei reunir diversos temas, livros mais clássicos, autores recentes, não ficção e livros práticos. Muitos outros géneros e assuntos ficaram de fora, mas tenho para mim que, ainda assim, aqui poderás encontrar presentes adequados para alguém especial da tua vida. Aceitas o desafio de oferecer livros no Natal?
1. Misericórdia, de Lídia Jorge
Misericórdia é um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos. Como a autora consegue que ele seja ao mesmo tempo brutal e esperançoso, irónico e amável, misto de choro e riso, é uma verdadeira proeza.
Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo - o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana.
Isso acontece porque o milagre da literatura está presente. Nos tempos que correm, depois do enfrentamento global de provas tão decisivas para a Humanidade, esperávamos por um livro assim. Lídia Jorge escreveu-o.
2. Uma Pequena Vida, de Hanya Yanagihara
Este é um dos mais espantosos, desafiadores, perturbadores e profundamente comoventes romances publicados nas últimas décadas: um épico sobre o amor e a amizade no século XXI, que visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou; um livro que, desafiando explicações e todas as probabilidades, emerge do lado da luz.
Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Bonito e generoso, Willem tenta vingar como actor; nascido em Brooklyn, inteligente e mordaz, por vezes cruel, JB quer afirmar-se como pintor na cena artística de Manhattan; Malcolm é um arquitecto frustrado com o seu trabalho num ateliê de renome; e Jude, brilhante, enigmático e fechado, é o centro de gravidade do grupo.
Ao acompanhar os quatro amigos durante décadas, vemos como as suas relações se aprofundam e ensombram, marcadas pela dependência, pelo êxito e pelo orgulho. Porém, o seu grande desafio, compreenderão eles, é Jude, que se torna um advogado temido pelos seus pares, mas que é um homem cada vez mais destroçado, física e psicologicamente marcado por uma infância inimaginável e perseguido por um passado traumático que teme jamais conseguir ultrapassar.
Numa escrita resplandecente, magnífica e assombrosa, Hanya Yanagihara compõe um hino trágico e transcendente ao amor fraternal, revela o sofrimento e o desgosto de forma ímpar, e retrata a tirania da memória e dos limites da capacidade humana para resistir.
Wook | Bertrand | Book Depository
3. Ideias Concretas Sobre Vagas, de Ricardo Araújo Pereira
Novo livro de Ricardo Araújo Pereira
Quando todos pensávamos já ter deixado a pandemia para trás, eis um livro que não nos deixa esquecer a chatice que foi.
«Uma pessoa pensa que pode confiar numa rocha esférica com 12 742 quilómetros de diâmetro e que pesa seis mil triliões de toneladas, e afinal descobre que vive num jogo de Jenga. Parece que o planeta não é mais do que isso, agora. E cada peça que se tira faz ruir tudo. Alguém resolve guisar um morcego na China: a civilização tal como a conhecemos acaba. Um marinheiro encalha em navio no Canal do Suez: o comércio mundial fica interrompido. A ideia de que o mundo era demasiado grande, maciço e áspero sempre me aterrorizou. Agora que se percebe que o mundo é muito delicado e frágil, julgo que fiquei com mais medo ainda. Não há maneira de o mundo me agradar - o que levo sinceramente a mal.»
Este livro, que conta Uma história da pandemia, inclui uma selecção de textos publicados na revista Visão e na Folha de S. Paulo entre Março de 2020 e Outubro de 2021.
Podes também ver 9 Perfumes para oferecer no Natal
4. Vai, Carlos!, de Carlos Drummond de Andrade
Colecção «Os Melhores Deles Todos»: Os primeiros quatro livros de poesia de Carlos Drummond de Andrade num só volume.
«Vai, Carlos! ser gauche na vida»: com este imperativo, atribuído a um «anjo torto/desses que vivem na sombra» na primeira estrofe do primeiro poema do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, insinua-se na sua obra a figura da improbabilidade da condição de poeta e do lugar para a poesia no mundo moderno.
Os quatro primeiro livros que aqui retomamos - Alguma, poesia, Brejo das Almas, Sentimento do mundo e José - declinam de vários modos este sentimento de inadequação ou inabilidade, indissociável da condição irónica do poeta, como Drummond parece assinalar num balanço feito nos mesmos anos em que reunia pela primeira vez, no volume Poesias (1942), a sua obra publicada: «meu progresso é lentíssimo, componho muito pouco, não me julgo substancialmente e permanentemente poeta».
É a configuração dessa primeira reunião, que fechava o início da sua trajectória, que este livro reproduz: um núcleo orgânico em que se comprova que o «primeiro Drummond» já era, desde sempre, o nome de um rumo determinante da poesia brasileira do século XX.
5. Astrologia 2023, de Paulo Cardoso
O próximo ano apresenta-se com mais desafios inesperados para todos. Para alguns com mais dificuldades nas relações, outros no trabalho e no dinheiro e outro ainda no cuidado consigo mesmos e na saúde. Assim, Paulo Cardoso pretende, como já nos vem habituando há muitos anos, ser um farol que nos guia através das previsões mais aproximados dos nossos signos astrológicos.
Inclui as fases e trânsitos mais importantes de cada signo para todo o ano:
- Relações
- Trabalho
- Dinheiro
- Saúde
6. Frida Kahlo, de María Hesse
Uma bela biografia da pintora mexicana Frida Kahlo ilustrada com as imagens evocativas de María Hesse.
A vida de Kahlo, desde a sua infância e o acidente traumático que mudaria a sua vida e a sua arte, seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a tornar-se numa grande artista.
Inspirado pelas experiências da icónica pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo.
Wook | Bertrand | Book Depository
7. O Governador, de Luís Rosa
Como governador do Banco de Portugal, Carlos Costa esteve no centro de alguns dos acontecimentos mais marcantes da história do país neste início de século: desde o pedido de intervenção da troika às negociações do programa de assistência, passando pela crise do sistema financeiro, que levou à queda do BES e do BANIF, e as consequências do Luanda Leaks.
Reservado e de poucas palavras, foi alvo de numerosas críticas, mas preferiu o silêncio ao palco durante a época de convulsões inéditas que coincidiu com os seus dois mandatos à frente do Banco de Portugal. As suas impressões sobre esses tempos de agitação, incerteza e controvérsia (não apenas na banca como na política) eram, até agora, desconhecidas, mas são finalmente partilhadas no presente livro, que é também um raríssimo exercício de memória e transparência por parte de um ex-titular de um alto cargo público.
O Governador coloca-nos nos meandros das decisões mais dramáticas do Banco de Portugal ao longo da década de 2010-2020 e dá-nos a conhecer ao pormenor as guerras do líder do banco central com Ricardo Salgado, bem como as suas relações tensas com o poder político encabeçado por José Sócrates, António Costa e Mário Centeno.
Resultado de várias entrevistas a Carlos Costa, conversas com figuras envolvidas nos temas aqui abordados e uma pesquisa exaustiva em arquivos, este é um documento fundamental para compreender um período particularmente importante da nossa história recente, a partir do olhar de um dos seus principais (e mais discretos) protagonistas.
Podes ver ainda o Guia de Presentes - Arte Sem Rosto
8. Um Lugar ao Sol / Uma Mulher, de Annie Ernaux
Dois meses depois de passar nos exames finais para se tornar professora, o pai de Annie Ernaux morreu. Revisitando a memória da sua vida, no que ela teve de mais particular, repleta de confiança no trabalho árduo e igual dose de sonhos frustrados, complexos de inferioridade e vergonha, uma filha procura preencher um vazio que é seu, traçando em simultâneo um retrato coletivo sobre uma época, um meio social, uma ligação familiar. Pouco depois, também a mãe desapareceu, após uma doença prolongada que lhe arrasou a existência, intelectual e física, e mais uma vez cabe à filha restaurar, através da palavra escrita, a sua presença na história. Neste volume reúnem-se os dois textos de Annie Ernaux sobre estas perdas: Um Lugar ao Sol, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e Uma Mulher, sobre a mãe, lançado em 1988. Duas peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto da quebra desse elo vital.
Wook | Bertrand | Book Depository
9. Kakebo
Milhares de pessoas em todo o mundo adotaram esta solução japonesa para os seus problemas de finanças pessoais. O Kakebo, livro de contas da poupança doméstica, está agora ao seu dispor, apresentando-lhe um método infalível para cumprir o seu orçamento e economizar o máximo possível!
Com esta ferramenta, conseguirá gerir com rigor as suas despesas para poder poupar durante um período de 12 meses, ajudando-o a repensar as suas finanças, a organizar a sua vida diária e a refletir sobre os seus hábitos de consumo.
Controle e anote todas as suas despesas e receitas.
Mantenha um registo atualizado, de fácil preenchimento e consulta, de todas as suas contas.
Perceba quais são as despesas menos necessárias e mais dispensáveis.
Saiba claramente quanto, como e em que produtos e serviços pode gastar o seu dinheiro.
Fácil e muito prático, o Kakebo é a forma mais simples, acessível e eficaz de gerir o seu dinheiro e o maior aliado da sua carteira.
10. A Flor e o Peixe, de Afonso Cruz
Uma fábula poética ilustrada, inspirada em dois contos de José Saramago, pela pena de um dos mais premiados escritores portugueses do nosso tempo.
No sopé do monte Lu, nas margens do rio Yangzi, um menino e uma menina encontram-se sem se encontrarem.
O menino nasceu numa família em que ninguém ri, o pão se come duro e a janela só deixa passar escuridão.
A menina nasceu numa família de dançarinos e gosta de distribuir flores a quem passa.
Num peixe que não se deixa apanhar e numa flor cheia de sede, encontram a beleza. Entre a montanha e o rio, descobrirão a complexa teia que conduz o destino.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!