Sinopse
Em 365 Dias Finais, após o ocorrido no filme anterior, os melhores médicos lutam pela vida de Laura. O seu marido, Massimo, terá que tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida. Deverá agarrar-se ao amor que viveram? Ou deverá libertá-la para garantir que nunca mais correrá perigo? E será que é capaz de aguentar viver sem ela?
Opinião
Como prometido, estou de volta depois de ter visto o último filme da trilogia 365 Dias. As expectativas eram muito baixas, mas ainda conseguiram superar pela negativa. Compreendo a sensação causada pelo primeiro filme, muito diferente de tudo o que temos visto, com uma sexualidade muito forte e exposta, e uma premissa cliché, mas que atrai muita gente, tanto no Cinema como na Literatura. Entretanto, a única explicação para continuar a estar nos tops é a curiosidade mórbida de quem viu o primeiro e agora se vê na obrigação de descobrir o final.
Vamos já despachar o único ponto positivo deste filme, que é para depois enumerar todos os defeitos que encontrei ao longo das duas horas que tive de suportar. A salvação desta saga, além da beleza dos envolvidos, é a Olga. Cada aparição da melhor amiga de Laura, salva a cena. O seu sentido de humor, a sua gargalhada e até a sua construção é muito mais forte do que os frágeis protagonistas. A própria amizade das duas é bem construída, credível, divertida mas, ainda assim, mostram estar lá uma para a outra. Além da personagem ser a melhor, acredito que a actuação da actriz também tem um forte contributo para esta percepção.
Podes ler também a minha opinião sobre 365 Dias
Posto isto, vamos aos inúmeros aspectos que me deixaram altamente irritada. Para começar, como assim fizeram de conta que vieram a Portugal?? Com a primeira menção a Lagos, quase caí da cadeira, pois não estava nada à espera de semelhante. Entretanto, já percebi que foi um mero acaso não ter encontrado nenhum artigo sobre esse detalhe, mas o choque já ninguém me tira. Os cenários fajutos talvez enganem quem nunca esteve no Algarve, mas não deixa de ser uma péssima forma de retratar o nosso país, que recebe tantos turistas de todo o mundo. E nem vou comentar a referência à marca de cerveja "Super Agres" ...
Entretanto, depois de ter escapado, mais uma vez, a uma morte certa, Laura regressa para casa ainda em convalescença, com o mesmo apetite sexual de sempre, mesmo quando o seu marido mafioso está preocupado com a sua saúde e com as recomendações médicas. Portanto, num primeiro impacto parecia que tudo estava bem, regressado à normalidade da relação que parece só existir na cama. De repente, começam a aparecer os conflitos e a crise no casamento revela-se. Tudo por causa dos dias que Laura esteve na companhia de Nacho. Massimo vive na incerteza do que terá acontecido entre eles. Laura não consegue esquecer o rapaz dos olhos claros. Em vez de agir como pessoas normais e conversarem sobre o assunto e tentar resolver, cada vez se afastam mais e mais, agudizando a crise.
Podes ler ainda a minha opinião sobre 365 Dias: Naquele Dia
Os sonhos eróticos da moça já enjoam e mais uma vez marcaram presença de uma forma que, pela minha parte, dispensava bem. As cenas de sexo imaginadas com Nacho parecem que nunca se vão concretizar e como se torna uma obsessão na mente de Laura é preocupante. Não vive bem com o marido, passa a vida a pensar e a sonhar com o rapaz que a enganou no filme anterior, mas continua a viver a boa vida proporcionada pelo dinheiro do seu mafioso marido. Por seu turno, Massimo passa grande parte do filme a fazer de mau, arrogante e prepotente, circulando em festas sexuais, regadas com muito álcool e droga.
Quanto ao final, não temam spoilers, porque nem quem viu o filme te vai saber dizer com quem Laura escolheu ficar. Portanto, temos um final super, hiper, mega aberto. Estive a ler algumas opiniões e encontrei muita gente que defende que esta escolhe foi para agradar a todos os fãs, os que apoiavam Massimo e os que preferiam Nacho. Pessoalmente, temo que isto queira dizer que não vamos ficar pela trilogia e que novos filmes irão ser lançados. A verdade é que, mesmo com tantas críticas negativas, todos os filmes têm sido um sucesso e a Netflix pode muito bem se sentir tentada a aproveitar e explorar a vaga.
Em suma, quanto mais vi os filmes, mais pequena ficou a minha vontade de ler o livro, porque considero que o enredo é muito fraco. Mesmo tendo em conta que é apenas uma adaptação, com muitas alterações, tenho sérias dúvidas que esta trilogia valha a pena, tanto o meu tempo como o meu dinheiro. E tu, já viste o final da trilogia? Concordas com as minhas criticas? Ou gostaste deste final inconclusivo? Conta-me tudo nos comentários!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!