expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Pages

terça-feira, 6 de junho de 2017

#Livros - Ser Blogger, de Carolina Afonso e Sandra Alvarez



Sinopse
Os avanços tecnológicos vieram permitir a emergência de um novo tipo de influenciadores: os bloggers. Hoje em dia as pessoas recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto, serviço ou empresa. Segundo dados do Bareme/Marktest, cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogs em Portugal.

Ensinar como criar um blog, comunicar e gerar receitas é o objectivo principal deste livro que pretende reunir toda a informação essencial necessária para quem se pretende iniciar como blogger, elaborar a sua estratégia e pô-la em prática eficazmente. A perspectiva é de duas profissionais das áreas do marketing e da comunicação que ao longo das suas carreiras têm vindo a acompanhar de perto a blogosfera, não só na relação próxima com bloggers mas também na vertende de como pode um blogger gerar receitas com um blog.


Este livro para além de ser um facilitador na definição e orientação de quem quer ser blogger, proporciona também diversas soluções práticas e exemplos de best practices com testemunhos de alguns bloggers de relevo em diversas áreas em Portugal.


Opinião
Na semana passada, falei sobre a escolha de um nicho, não só mas principalmente porque não fui capaz de continuar a ignorar o assunto depois de terminar este livro. Contudo, como prometido, hoje é que terás oportunidade de ler a opinião completa sobre o mesmo. Até porque muito há para dizer sobre ele. 

Assim que os meus olhos bateram nesta novidade literária fiquei desejosa de lhe pôr as mãos em cima. Tanto que dei como sugestão para comemorar o Dia Mundial do Livro e em menos de um mês já fazia parte da lista de novidades na minha estante. Simplesmente não lhe consegui resistir e, se este tema é do teu interesse, também não o devias fazer. 

Não é a primeira vez que o digo, mas tenho de repetir. Em Portugal, fala-se muito pouco deste universo. É praticamente missão impossível encontrar dicas de valor ou métodos específicos para o que quer que seja. Existe alguma vontade por parte de algumas bloggers de abordar o assunto, mas nunca encontrei nada verdadeiramente útil ou diferenciador. 

Sempre que quis melhorar as minhas habilidades ou estratégias de divulgação e promoção do blog, fui obrigada a ir beber conhecimento a blogs brasileiros, ingleses ou americanos. E é aqui que chega este livro que parece uma caixa de Pandora, onde se encontram todos os assuntos, explicados de forma simples e eficaz. Com o verdadeiro intuito de ensinar e orientar no caminho longo e, por vezes, agreste que é o de quem decide ter um blog. 

Vai dos conceitos mais básicos necessários à criação do blog, aos elementos que todo o blog deve ter no seu layout, ao autoconhecimento necessário para perceber qual o caminho certo a seguir, até aos mais complexos, como a presença essencial nas redes sociais, com o quais, o como e o porquê para cada uma, as formas diversas de rentabilizar um blog e a importante análise das métricas como forma de perceber melhor o público e o que se pode melhorar. 

Claro que muito terá ficado por dizer, afinal este é um universo em crescimento e constante evolução. No entanto, como suporte básico para iniciar e orientar, acredito que cumpre plenamente a sua função. Na minha opinião, é o livro que já faltava ser publicado e as autoras fizeram um excelente trabalho, pois falam sem falsos pudores de um assunto premente na sociedade portuguesa. 

Além disso, tiveram a brilhante ideia de criar um blog, o Influenciadores, onde podemos ter acesso a mais conteúdos e actualizações sobre este tema, o que faz todo o sentido, dado que o mesmo não se esgotou após a publicação do livro, bem pelo contrário. 

Apesar de já o ter lido duas vezes, este menino tem o seu lugar cativo na minha secretária, local onde trabalho diariamente para este blog, porque sei que o irei consultar imensas vezes. Quando tiver uma dúvida sobre algo que li, ou quando quiser aplicar uma estratégia ou analisar determinada forma de divulgação ou rentabilização. 

Portanto, se tens um blog ou estás a pensar criar um nos próximos tempos, tens mesmo de ter esta "Bíblia" da blogosfera. Acredita em mim, vais dar por bem empregue o dinheiro e o tempo que lhe vais dedicar, porque só tens a ganhar com ele. Tu, o teu blog e todos os que te lêem. 

"Um blog escrito de forma informal não implica um blog cheio de erros ortográficos e de más construções gramaticais. É a escrita informal que traz o charme a este formato de blog. Muitos leitores gostam do tom coloquial de conversação, por ser acessível e fácil de ler, e associam naturalmente um blogger que escreve num tom informal a uma pessoa acessível e amigável."

Podes adquirir o teu exemplar na Wook, com portes grátis e 10% de desconto imediato. 

Já conheces este livro? Já te rendeste aos seus ensinamentos? :) 

6 comentários:

  1. Já pensei várias vezes em ler este livro, mas nunca o comprei. Mas despertaste ainda mais a minha curiosidade!
    Não conhecia o blog, mas já o estou a seguir!
    Beijinhos :)

    My Beauty Conspiracy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais adorar o livro! :)
      Obrigada pela visita e por seguires.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Já tinha ouvido falar deste livro mas, gostei de ouvir a tua opinião e deixaste-me com muita vontade de ir às lojas e espreitar para ver se vale a pena.
    Beijinho,
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ele anda nas bocas do mundo mas é difícil fazer-lhe justiça. Tenho a certeza que irás encontrar tudo o que procuras e mais ainda :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Já está na lista de futuras aquisições :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!