Esta semana, o desafio lançado era escolher um filme de animação. Apesar de ter em consideração alguns filmes de animação recentes e de lhes achar piada e compreender o seu sucesso, nenhum me toca ou me marca, como os que assisti na infância. É algo que não sei nem quero saber explicar. É assim e ponto. Penso que consigo viver bem com isto, sem me preocupar com hipotéticos traumas psicológicos escondidos.
Posto isto, o meu filme favorito, de todos os tempos, de animação é o Aladdin. Um filme que me fascinou na infância e que, ainda hoje, me dá muito gozo ver. Era um universo totalmente diferente do meu, muito voltado para o Oriente, na época, um desconhecido para mim. Além de incluir uma componente de aventura que tornava o filme menos lamechas e piroso, sem uma princesa clássica e aborrecida.
Sem esquecer o quanto enriqueceu o meu imaginário, com um génio da lâmpada, pronto a satisfazer três desejos, ou um tapete voador, ideia incrível e que permitia poupar imenso tempo e dinheiro para conhecer o mundo ou ainda a possibilidade de ter um tigre como animal de estimação. Só coisas fantásticas, não é mesmo? Acredito que este filme só faz bem ao imaginário de qualquer criança e adulto também, porque imaginar é uma das coisas mais divertidas que a nossa condição de ser pensante nos oferece.
Gosto tanto deste filme e das memórias fantásticas que guardo dele, que ainda tenho em casa o velho VHS através do qual assisti vezes sem conta a esta história encantada. E o desafio desta semana é um convite para regressarem um pouco à infância e olhar para este filme com os olhos de uma criança e deixarem-se encantar por ele, como eu, de todas as vezes que o ponho a rolar.
Sinopse
Voa de tapete mágico numa viagem cheia de gargalhadas e diversão numa das mais espectaculares aventuras de todos os tempos!
No coração de uma cidade encantada, um plebeu chamado Aladdin e o seu travesso macaco Abu, lutam para salvar a Princesa Jasmine dos esquemas do malvado feiticeiro Jafar. A vida de Aladdin muda completamente quando este esfrega uma lâmpada mágica e um divertido Génio aparece e lhe concede três desejos, lançando-o numa inesquecível viagem de descoberta.
Ainda te lembravas deste filme da nossa infância? Qual o teu filme favorito de animação?
Podes acompanhar o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e ver os próximos temas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!