expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 10 de maio de 2022

#Livros - Mansfield Park, de Jane Austen

 

#Livros - Mansfield Park, de Jane Austen

Sinopse

Mr. e Mrs. Price, um humilde casal que casou por amor e não por prestígio social são os pais de Fanny Price, uma menina que, aos nove anos, é enviada para Mansfield Park para viver com o seu tio abastado, Sir Thomas Bertram, e a sua tia Mrs. Norris devido às dificuldades financeiras da sua família. 

Fanny aproxima-se de Edmund, o único que a recebe e trata amavelmente, e apesar do seu tio tentar mais tarde encorajar o seu casamento com um vizinho, Fanny possui as suas próprias resoluções. Ela enfrenta as consequências dos seus atos, reexaminando os seus próprios sentimentos enquanto desfruta da sua feliz inocência, e luta contra a indiferença de uns, e dos discursos incriminadores de outros. 

Mansfield Park centra-se tematicamente na questão da moralidade entre as diferentes classes sociais. Embora a protagonista seja apenas uma rapariga pobre e tímida, disposta a ser marginalizada pela sofisticação dos seus familiares, ela ultrapassa-os a todos através do seu sentido inato de moralidade e dever familiar.


Opinião

Em 2022, regresso à leitura de mais um clássico de Jane Austen, autora que sempre aquece o meu coração com as suas histórias de amor deliciosas, temperadas com o seu estilo único e irónico, que retratam bem os costumes da sua época. Depois de ter lido algumas das mais famosas que, inclusivamente, têm várias adaptações cinematográficas, dediquei-me a um título sobre o qual nada sabia, além da sua existência. Assim, falaremos hoje sobre Mansfield Park


É um livro maior que os que li anteriormente, mas cuja leitura não aborrece de forma alguma. Embora encontre alguns aspectos que me fazem gostar menos do que gostei de outras obras da autora. Então, tudo começa com a apresentação de três irmãs que casaram de forma bem diferente o que causou terem vidas distantes e pouco semelhantes entre si. Uma casou por amor e vive longe das outras duas, com uma vida de dificuldades, com poucos recursos e um bando de filhos. Outra casou com um reverendo com poucos recursos, mas contou com a ajuda da irmã que fez o melhor casamento das três. Esta última casou com um barão, que lhe proporcionou uma vida muito acima das suas ambições. 


Podes ler também a minha opinião sobre Sensibilidade e Bom Senso


As irmãs cortaram relações com a irmã mais nova, pelas diferenças sociais das suas vidas e ficaram muitos anos sem contacto. Até que, impelidas por um impulso, ambas decidiram que poderiam ajudar essa irmã de forma indirecta, criando uma das suas muitas filhas. A mais velha, Fanny, é a eleita para passar a viver em Mansfield Park, com os tios abastados e os primos mais velhos. A menina chega a esta nova casa com dez anos de idade e com uma timidez e reserva absoluta. Triste por abandonar a família e, sobretudo, o irmão mais velho, a sua adaptação está longe de ser imediata. 


"Tudo o que fosse passear, falar e formar planos, nisso Mrs. Norris era extremamente caridosa e ninguém melhor do que ela sabia incutir bondade aos outros; mas o amor ao dinheiro era igual ao gosto de dar ordens, e ela sabia poupar o seu tão bem como sabia gastar o dos seus amigos." 


Os primos não se parecem importar com Fanny, à excepção de Edmund, que a acolhe, conversa com ela e consegue convencê-la na maioria das situações que a deixam desconfortável ou indecisa. Com a ajuda deste primo e da calma que desfruta nesta propriedade, cresce virtuosa e moralmente sã, de acordo com os parâmetros da época. Apesar de nunca ter sido mimada nessa nova casa, teve acesso a uma boa educação, boas relações e paz de espírito. Conforme os anos passam, o contraste entre esta menina humilde e as suas primas é gritante a cada novo capítulo. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Persuasão


Os anos da infância são os que mais custam a passar, com relatos que se tornam menos interessantes que os acontecimentos que nos esperam quando todos crescem e estão prontos para o casamento. Tudo fica ainda mais interessante quando o severo pai de família parte numa viagem que o afasta de casa por longos meses. Os filhos, inebriados por essa liberdade desconhecida, e acompanhados por jovens menos escrupulosos, dedicam-se à sedução inapropriada e são ultrapassados limites de decência e da moralidade que se espera de jovens da sociedade. 


"Uma mulher que já está comprometida é sempre mais agradável do que uma que o não está. Já sente que pode agradar sem que ninguém suspeite dela. Uma senhora comprometida está segura; ninguém a pode prejudicar." 


Confesso que tudo se desenrola de forma previsível, embora os escândalos tenham sido uma surpresa, pois não imaginei que a autora fosse nos revelar esses episódios - que se encontram em qualquer família que se preze - de forma tão explícita. No entanto, tenho de referir que o último capítulo foi apressado e o desfecho, apesar de óbvio, entregue de forma abrupta. Depois de longas páginas a contar todos os acontecimentos, achei que o final foi pouco explorado e poderia ter sido melhor aproveitado. 


À parte estes pequenos pormenores, gostei bastante desta leitura e, não me tendo apaixonado pela protagonista, Fanny, considero que Mansfield Park tem algumas figuras muito interessantes e controversas e, por outro lado, outras bem irritantes e hipócritas. Em suma, mais uma experiência positiva pela pena de Jane Austen. Já leste Mansfield Park? O que achaste deste livro? Qual o teu favorito de Jane Austen? Conta-me tudo nos comentários! 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais, e contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter