expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 17 de maio de 2022

#Livros - Adapte-se, de Tim Harford

 

#Livros - Adapte-se, de Tim Harford

Sinopse


Nesta obra inovadora, Tim Harford, autor do livro O Economista Disfarçado, apresenta-nos uma abordagem pioneira e inspiradora para a resolução dos problemas mais prementes das nossas vidas, apontando como essencial a capacidade de nos adaptarmos. Congregando psicologia, biologia evolutiva, antropologia, física e economia, Harford salienta a importância do método de tentativa e erro no combate ao terrorismo, às alterações climatéricas, à pobreza e à crise financeira bem como a necessidade de fomentarmos a inovação e a criatividade nos nossos negócios e vidas pessoais. Adapte-se dá-nos a conhecer todos os ingredientes que nos possibilitam transformar o fracasso em sucesso. 

Opinião


Sou uma grande fã de livros de não ficção e tenho um carinho especial sobre livros técnicos e relacionados com desenvolvimento pessoal. Na minha mesa de cabeceira tem sempre um livro do género a ser lido em simultâneo com outros de ficção e o escolhido da vez foi este de Tim Harford, autor que se propõe a ensinar-nos a importância de nos adaptarmos, que revela que para chegar ao sucesso é sempre preciso e talvez até inevitável passar pelo fracasso. 

Tinha grandes expectativas para este livro, pois considerei muito interessante e estimulante a sua proposta. No entanto, tenho de admitir que foi penosa a leitura deste livro com menos de trezentas páginas. Não porque fosse aborrecido o tema ou porque esteja mal escrito, mas porque se focou, nos primeiros capítulos, em tantos exemplos militares que por momentos senti que estava a ler sobre a Guerra no Iraque ou sobre o Exército dos Estados Unidos. 

Podes ler também a minha opinião sobre Gestão - Tudo o que precisa de saber

As mensagens que constam do livro são mesmo interessantes e conforme os exemplos dados começam a ser diversificados ou, pelo menos, alternados, torna-se muito mais fácil manter o interesse, a atenção e retirar maior partido da sua leitura. É-nos explicada a importância de estarmos receptivos ao fracasso, de não ter medo de tentar, de diferentes formas e com diferentes métodos. Os maiores sucessos conhecidos são muitas vezes fruto destas tentativas que parecem tolas e vãs. 

"O método que utilizou para lidar com isto pode ser resumido como os três «princípios de Palchinsky»: primeiro, procurar novas ideias e experimentar coisas novas; segundo, quando se experimenta alguma coisa nova, deve-se fazê-lo a uma escala em que se consiga sobreviver ao fracasso; terceiro, procurar retorno e aprender com os erros cometidos à medida que se avança." 

Os exemplos bancários também são grande destaque, bem como as descobertas científicas, algumas bem famosas, por sinal. Tudo para nos revelar que muitos dos avanços de que hoje desfrutamos são consequência de incentivos, de prémios ou da simples liberdade dada para a criação sem pressão dos resultados. Por vezes, ao constatar que fracassamos, a observação do erro cometido é a base para o sucesso que virá em seguida. 

Podes ler ainda a minha opinião sobre Smarketing

Para falar a verdade, não há nada que seja totalmente novo neste livro, pois se pararmos para pensar e analisar as situações entendemos que tudo faz sentido e muito faz parte do senso comum. No entanto, os exemplos práticos e reais que nos apresenta servem como base para a sua teoria e para nos convencer de que tem razão e que devemos procurar adaptação sempre, em todas as áreas da nossa vida. Apesar de tudo, achei o livro demasiado teórico e pouco prático, ou seja, faltam aplicações práticas, dicas de como podemos transpor os seus ensinamentos para a vida pessoal, profissional e financeira. 

"A lição a retirar é a de que o pluralismo fomenta o pluralismo. Se quiserem estimular muitas inovações, aliem muitas estratégias." 

Apesar de tudo, foi uma leitura interessante embora nem sempre tenha sido agradável ou estimulante, pelo menos não tanto quanto eu gostaria. Os capítulos finais são bem melhores, mas os primeiros foram difíceis de concluir sem desistir. Ainda assim, gostaria de dar uma nova oportunidade ao autor para me convencer com outra das suas obras. Já leste este livro ou algum de Tim Harford? O que achaste do seu estilo? Qual me aconselhas? Conta-me tudo nos comentários. 

Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais, e contribuir para as próximas leituras deste blog


Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter